Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Este processo de recolha de questões mudou! Leia tudo no final deste consultório!


Já se pode ter o Android L no Galaxy S4?

 

Boa tarde

Eu tenho uma duvida, gostaria de saber se me podem esclarecer.

Comprei o galaxy s4 e tem o Android 4.4.2. Mas ja vi em videos no YouTube brasileiro pessoas com o Android L em Portugal isso ainda não é possível?

Cumprimentos

papoandre

Resposta:

papoandre,

O Android L ainda não não foi lançado oficialmente para nenhum modelo, ainda nem sequer tem nome oficial. O que existe é a versão Developer Preview que foi disponibilizada apenas para dispositivos Nexus, e a versão final oficial deverá ser apresentada em Novembro.

No entanto, há quem faça compilações personalizadas do código fonte para poder utilizar noutros dispositivos, mas isso não é recomendável para uma utilização regular e a estabilidade também não será a melhor.

Resta esperar por versões finais. Se houver mesmo interesse, certamente que nesses vídeos do YouTube haverá referências directas para instruções de instalação.

[Respondido por Hugo Cura]


Que fazer para aceder à minha rede de casa?

 

Boas,

Tenho um router Thomson Gateway TG799vn da MEO e sou uma user ávida do Plex Media Center. Comprei recentemente a aplicação para Android mas, ao sair de casa, querendo usar outra rede wifi ou até mesmo os dados móveis, já não consigo ter acesso ao meu Macbook, que serve de server. Já andei às voltas em documentos de ajuda da equipa Plex, mas não há instruções para o meu router.

Agradecia imenso se me pudessem ajudar neste pequeno (grande) problema.

Cumprimentos,

Catarina

Resposta:

Catarina,

Infelizmente não tenho acesso a esse modelo de router mas creio que será semelhante ao router Thomson TG787, e desse temos alguns guias:

Basicamente é necessário acesso externo à rede interna, pelo que será necessário abrir essa “passagem”.

[Respondido por Hugo Cura]


Onde está o espaço livre do meu disco?

 

Boa Tarde!

Mais uma vez recorro aos vossos conhecimentos para tentar solucionar o meu problema.

Eu tenho disco externo de 1TB do qual só posso utilizar 931GB, penso que seja por causa dos ficheiros de sistema do disco, mas gostaria que também me esclarecessem este tema visto que ja li algumas publicações relacionadas com o assunto dizendo que esta diferença tem a ver com os padrões de medida que as marcas utilizam para quantificar essa capacidade (algo a ver com os valores em binário e em decimal).

Voltando ao assunto que me fez pedir a vossa ajuda, dos 931 GB que eu posso utilizar, estão 759GB a ser ocupados pelos meus ficheiros, mas o computador diz me que eu estou a ocupar 850GB. Será isto “lixo” do disco? Como posso “reparar” este problema?

Obrigado!

Cumprimentos,

Luís Martins.

Resposta:

Luís,

Os fabricantes de unidades de armazenamento consideram 1kB = 1000 bytes, já o sistema operativo considera 1kB = 1024 bytes. É só fazer as contas.

Quanto à outra questão, o tamanho da unidade de atribuição, ou tamanho do cluster, definido aquando da formatação, leva a que o seu tamanho real seja diferente do tamanho no disco (basta verificar que o próprio Windows faz essa distinção).

Quantos mais ficheiros existirem, maior é a probabilidade de os clusters não ficarem totalmente preenchidos. Além disso, no caso de os ficheiros do sistema estarem ocultos, esse espaço poderá estar a ser ocupado por esses ficheiros, temporários ou da reciclagem, portanto poderá ter também algum lixo.

[Respondido por Hugo Cura]


Vou expandir a memória do meu smartphone, e depois?

 

Olá, espero que me possam ajudar a esclarecer uma duvida.

Nos smartphones que dizem ter expansão ate 32GB, como funciona?

Se comprar um smartphone com 8GB e adicionar um cartão me memória com 16GB, quer isto dizer que fico com este espaço extra para instalar app´s, fotos e outros?

mas se perder o smartphone basta ligar o cartão de memória ao PC a para ter acesso aos meus dados, não é?

obrigado

A. Pedro dos Santos

Resposta:

A. Pedro,

A possibilidade de expansão da memória de um telefone significa que pode colocar lá um cartão e passar a usar esse espaço para colocar os seus ficheiros.

O valor indicado de “até 32GB” (por exemplo) indica que o equipamento suporta cartões com esse valor máximo.

A instalação de aplicações nesse novo espaço depende muito do sistema operativo que está a usar no telefone, mas caso seja um Android com uma versão “minimamente” recente essa opção é uma possibilidade.

Quanto ao trocar de cartão para outro equipamento e aceder aos seus dados essa é uma realidade possível, no entanto não é possível que, por exemplo, as aplicações possam ser usadas directamente nesse novo equipamento.

Nesses casos necessita de voltar a instalar as mesmas. Já o acesso a fotografias, vídeos ou outro tipo de ficheiros é completamente transparente.

[Respondido por Pedro Simões]


Como recuperar a resolução do ecrã do meu telefone?

 

Boa tarde

Reparei que após a atualização do software na última 6ª feira cuja versão agora é (P7-L10V100R001C00B133SP01) a resolução do ecrã passou de 1080×1920 para 720x 1280?

Será possível? Ou isto aconteceu antes sem que me tivesse apercebido?

Agradeço que me possam ajudar a resolver esta questão.

Obrigado e continuem o vosso bom trabalho.

Resposta:

José,

Isso não aconteceria em circunstância alguma. O que poderá ter surgido é uma alteração da densidade do ecrã (píxeis por polegada), que não interfere na resolução mostrada pelo ecrã (que não funciona da mesma forma que os computadores).

Pode verificar informação relacionada com hardware recorrendo, por exemplo, à aplicação Hardware Info:

As definições do tamanho de letra também poderão ter sido alteradas por alguma razão. Experimente alterar o tamanho em Definições > Visualização > Tamanho de letra.

Se continuar a achar que se passa realmente algo de estranho, faça o restauro das definições de fábrica, não esquecendo de garantir que todos os seus conteúdos ficam devidamente salvaguardados.

[Respondido por Hugo Cura]


Porque não consigo usar as aplicações Google em 3G?

 

Boa tarde.

Antes de mais permitam-me felicitar-vos e agradecer-vos pelo excelente trabalho que desenvolvem, do qual sou seguidor assíduo.

Gostaria de obter a vossa ajuda para o seguinte problema:

Já há alguns dias que não consigo ter acesso a aplicações do universo Google (p.e. Gmail, Maps, www.google.pt, Play Store…) através de conexão de dados 3G no meu telemóvel.
Via Wifi tudo funciona na perfeição.

Contactei o meu operador de telecomunicações (NOS) sobre esta situação, o qual me informou que tal se deve a uma configuração na minha conta Google para minorar o tráfego de dados via 3G.

Já estive a rever as configurações da minha conta e não encontro nada que me impeça de usufruir do universo Google via 3G.

Peço a vossa ajuda no sentido de resolver este assunto rapidamente, uma vez que necessito de aceder às minhas aplicações Google para assuntos profissionais.

Obrigado.

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Gandra

Resposta:

Pedro,

Parece-me pouco lógica a resposta que a sua operadora lhe deu sobre o acesso à Play Store.

É verdade que a Google tem essa capacidade de restringir e optimizar o acesso a conteúdos via 3G, mas está, pelo que sei, limitada ao browser do Android, o Chrome.

Não tenho conhecimento de que isso possa afectar o acesso de outras aplicações.

Ainda assim, e para que teste se realmente é essa a situação, deverá desabilitar essa opção no browser.

Abra o browser da Google no seu Android, aceda às definições e depois escolha a opção Gestão da Largura de banda.

Escolha depois a opção Reduzir utilização de dados e desactive essa opção, caso esteja activa.

De seguida tente então aceder à loja da google e veja o problema se mantém.

[Respondido por Pedro Simões]


Ter o mesmo vídeo em várias televisões, é possível?

 

Ola gostaria de saber se existe alguma ferramenta ou programa para dar o mesmo video em varias televisões em simultaneo como por exemplo na worten.

Cumprimentos

Alexandre

Resposta:

Alexandre,

Não será com certeza por software que é possível fazer esse tipo de transmissão. Por norma utilizam-se repetidores de vídeo para fazer esse tipo de transmissão, recorrendo, como é natural, a hardware para esse fim.

Se o que pretendem é fazer esse tipo de emissão, do mesmo vídeo em vários aparelhos, recomendo que procure na internet por equipamentos que façam o splitt de vídeo para várias televisões.

Uma busca rápida apontou-me para este exemplo para HDMI. Como não indica quais as entradas das TV’s que quer usar, não o podemos ajudar muito mais.

[Respondido por Pedro Simões]


Como remover de vez o Baidu PC Faster?

 

Caros Amigos,

Sou vosso seguidor atento e também assinante da v/ newsletter. Gosto do V/ trabalho e das informações uteis que publicam. Os meus parabéns à equipa.

Agora tenho um problema a colocar-vos:

Um familiar instalou, inadvertidamente, o programa BAIDU PC FASTER, num portátil com o SO Windows XP. Já foi desinstalado, várias vezes, mas sempre que se arranca o PC, volta aparecer.

Como posso faze-lo desaparecer DEFINITIVAMENTE?

Obrigado pela v/ habitual atenção.

Resposta:

Avelino,

Esse é um dos software que apesar de não ser um malware, consegue ter um comportamento semelhante.

Por norma essas aplicações mesmo quando removidas dos sistemas acabam por deixar uma forma para se reinstalarem novamente e estarem sempre a incomodar os utilizadores.

Existem vários guias na internet que explicam como remover essa verdadeira praga. Escolhi o que apresento abaixo por ser o que entendo estar mais completo e por me parecer ser o mais capaz de o ajudar:

Se preferir tentar acabar com essa praga com ferramentas mais tradicionais recomendamos que use uma das seguintes:

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este passa a ser agora o único ponto de recepção das questões que nos enviarem.

Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve!

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

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