Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Este processo de recolha de questões mudou! Leiam tudo no final deste consultório!


Calibrar a bateria de um Mac e fazer um restauro no mesmo!

Boa tarde

Tenho duas questões a colocar ao Pplware

A primeira e como calibrar a bateria do MacBook Pro 13 retina. Segundo o que li no site da Apple, dizem que esta versão não necessita.

Mas na verdade, acho que a minha bateria dura menos, e o computador tem pouco mais de um mês. Ou talvez seja esta versão do Yosemite que me esta a usar mais bateria.

A segunda questão e como fazer o restauro do mac?

Existe algo parecido como existe nos PCs que tem uma partição com o restauro e uma vez feito fica exactamente como quando o compramos?

Cumprimentos

Bruno Ramalho

Resposta:

Bruno,

As respostas às suas questões são bem simples e de fácil resolução.

A primeira, relativa à bateria, tem informação dúbia e pouco clara no site da Apple.  Existe um artigo dedicado ao tema da calibração da bateria, e a primeira informação, e como refere bem, é que o seu MacBook Pro não deverá necessitar de calibração.

No entanto o mesmo artigo de suporte da Apple refere, mais abaixo, que os MAcBook Pro necessitam de realizar o processo que descrevemos abaixo.

O que aconselhamos é que realize o processo descrito pelo menos uma vez por mês.

  1. Ligue o transformador e carregue completamente a bateria do PowerBook até o LED do transformador mudar para verde e até o indicador na barra de ferramentas exibido no ecrã assinalar que a bateria está completamente carregada.

  2. Deixe a bateria completamente carregada repousar durante, pelo menos, duas horas. Poderá utilizar o computador nessa altura, desde que o transformador esteja ligado.

  3. Remova o transformador com o computador ainda ligado e comece a trabalhar com a carga da bateria. Poderá utilizar o computador nessa altura. Quando a bateria ficar fraca, será apresentada no ecrã a caixa de diálogo de aviso de bateria fraca.

  4. Nesse momento, guarde o seu trabalho.  Continue a utilizar o computador. Quando a carga da bateria ficar muito fraca, o computador entrará automaticamente no modo de pausa.

  5. Desligue o computador ou deixe-o em pausa durante pelo menos cinco horas.

  6. Ligue o transformador e deixe-o ligado até a bateria voltar a ficar completamente carregada.

Tenha no entanto presente que não é apenas com um mês de utilização num Mac que vai poder ver uma degradação na vida da bateria. Se está a usar o Yosemite lembre-se que a Apple não recomenda a sua utilização em ambientes de produção por ser um produto ainda em desenvolvimento e com possíveis problemas associados.

A redução de bateria que diz estar a sentir pode e deve estar associada ao sistema operativo. Recomendo que espere pela chegada da versão final e que ai faça essa avaliação.

A segunda questão é também ela de simples resposta. O que o Bruno procura é de informação sobre a Time Machine do OSX.

Esta função permite fazer a salvaguarda dos seus dados completos, podendo posteriormente fazer o restauro dos dados a partir dessa cópia.

O OSX pode ser reinstalado a qualquer altura, usando uma partição de recuperação que consegue tratar de instalar o SO e depois ficar disponível para arrancar “de fábrica” ou com a reposição a partir de uma Time Machine.

[Respondido por Pedro Simões]


Pode um sistema Power Line causar interferência?

Exmos Senhores

Eu tenho um sistema de expansão Devolo, essencialmente para fazer ligação à playstation para actualizações.

No entanto já me apercebi que quando ligada, se eu ligar um rádio numa outra tomada qualquer a recepção é muito má ou mesmo inexistente.

Questão: o uso do sistema “expansão da internet por fios eléctricos” não interfere com a segurança de outros equipamento

João Ramos

Resposta:

João,

A utilização da rede eléctrica como rede de dados tem precisamente esse inconveniente que descreve.

Os cabos da rede eléctrica não têm qualquer tipo de isolamento e o sinal entre cada ponto de comunicação Devolo é bastante forte de modo a conseguir ser propagado por toda a casa.

O rádio que utiliza não deve ter isolamento adequado e, como pode ver, muito facilmente o sinal vai interferir com outros aparelhos. O mesmo acontece, por exemplo, com máquinas de lavar antigas que adicionam ruído à rede eléctrica e faziam “formigas” nas TVs quando o sinal era analógico.

Solução? Nenhuma, pois o problema está inerente aos dispositivos que utiliza. Ou deixa de ouvir rádio, ou deixa de utilizar o sistema Devolo ou… pode experimentar um rádio de qualidade superior.

[Respondido por Hugo Cura]


SSD 1: Qual o melhor dos dois e qual escolher?

Bom dia,

Necessito de instalar um disco SSD no meu portátil Toshiba Satellite P70-A-11V.

Estou bastante inclinado a optar por um Samsung da série 840.

No que s refere à capacidade preferia 250 GB em vez de 120 GB.

A minha dúvida está entre optar pelo 840 EVO ou o 840 PRO. Além disso, qual seria a alternativa de outra marca com caraterísticas semelhantes e com um preço mais acessível sem perder muito em termos de qualidade?

O que acham?

Obrigado.

José Matos

Resposta:

José,

Com uma simples pesquisa no Google por “840 evo vs 840 pro” consegue ver as principais diferenças entre esses 2 modelos… que não são muitas.

Resumidamente, o Pro consegue melhores velocidades máximas (que duvido que lhe seja útil) e o Evo consegue superar o Pro nalguns testes, tem maior cache e é agradavelmente mais barato.

Entre esses dois modelos, a minha escolha seria o Evo.

Quanto a outras marcas, tenha em mente que a principal vantagem de um disco SSD é o rápido tempo de acesso face a um disco mecânico. Mesmo que o SSD tenha velocidades de leitura/escrita modestas, 150MB/s~200MB/s, as melhorias práticas face a um disco mecânico são abismais!

Adquiri recentemente um disco Kingston SSDNow V300 e tem uma relação qualidade/preço interessantíssima. O feedback pela internet fora é também bastante positivo e serve bem o propósito quando não existe um requisito alto de velocidade de transferência (como é o caso do 840 Pro).

Posso ainda acrescentar que tenho um Samsung 830 há quase 3 anos e trabalha impecavelmente bem.

[Respondido por Hugo Cura]


SSD 2: Que ganhos tenho em trocar de disco?

Olá boa tarde:

Os discos SSD são mais rápidos. Vi à venda discos SSD com interface SATA que podem substituir o disco do portátil.

Que ganhos no desempenho do win7 e como fazer a migração do disco do portátil atual (o pc tem 3 anos) para o disco SATA sem perder informação?

Obrigado,

Marinho

Resposta:

Marinho,

A actualização de um disco mecânico para um disco SSD é dos melhores investimentos que pode fazer actualmente num PC. O resultado final é como se tivesse um PC totalmente novo, bastante mas rápido e responsivo. Repare que o tempo médio de acesso à informação no disco passa de cerca de 20ms para menos de 0.5ms.

Para fazer a migração pode utilizar o software recomendado (ou incluído) pela marca do disco SSD que adquirir, mas existem outras soluções gratuitas e pagas.

Recomendo a solução gratuita EaseUS Todo Backup Free:

[Respondido por Hugo Cura]


Um problema com a gráfica num Windows 8.1

Boa tarde, a minha questão é a seguinte.

Adquiri recentemente o windows 8 (já feito o update para 8.1) e tenho todos os componentes do PC a funcionar correctamente, no entanto o driver da placa gráfica está a que o windows instala por defeito e não consigo de jeito nenhum instalar um driver do fabricante.

Se me pudessem ajudar agradecia.

Placa gráfica em questão Asus EAH4890 1GB DDR5.

Cumprimentos;

Luís Ferreira

Resposta:

Luís,

Não sei qual o problema em específico que está a ter com a instalação do driver do fabricante.

O processo é típico e simples e basta fazer o download do site da AMD, escolhendo correctamente o modelo: http://support.amd.com/en-us/download

Suponho que tenha tentado utilizar o driver da própria Asus, mas o que deve fazer mesmo é utilizar o driver da AMD/ATI. As marcas de gráficas que não sejam o fabricante do GPU, têm uma qualidade de suporte que deixa muito a desejar.

Se tiver o Windows 8.1 de 32 bits, o link é este:

Se tiver o Windows 8.1 de 64 bits, o link é este:

Basta abrir e instalar. Se tiver algum problema, é porque algo no seu computador não está a funcionar correctamente.

[Respondido por Hugo Cura]


SSD 3: Mas compensa mesmo trocar?

Olá amigos do Pplware,

Estou querendo fazer um upgrade em meu pc, e gostaria de instalar um SSD 120gb para o sistema operacional e programas diversos como photoshop, sony vegas , navegar pela internet e raramente usarei jogos.

Consultando matérias sobre o SSD , já estou ciente que existe uma vida util de leitura e gravação.

Uma duvida que surgiu para mim é , o cache de programas por exemplo o navegador Chrome , que eu acredito que tenha um intenso trafego de leitura e gravação, é melhor eu direcionar o cache para o hd ?

Se sim, essa tarefa é simples de ser feita ou vai exigir algum truque ?

Ainda em tempo, li que usar a hibernação ( windows ) , não é recomendada quando se tem como base o SSD, pois ela acarreta um grande bloco de gravação e leitura no drive , é verdade isso ? O melhor quando se usa o SSD é ligar e desligar sempre sem usar hibernação ?

Obrigado amigos !!

Resposta:

Orlando,

O conselho que dou é: descomplique!

Sim, é verdade que existe uma vida útil prevista (MTBF), no entanto essa vida útil é muito superior à existente nos discos mecânicos… e com esses não se preocupou, verdade? 🙂

Não deixe de utilizar a hibernação nem esteja com trabalho com as caches. A única coisa que não deve fazer, porque simplesmente não tem lógica, é a desfragmentação do disco.

De resto, usar sem se preocupar!

[Respondido por Hugo Cura]


Instalar o OSX numa máquina virtual, é possível?

Boa tarde.

Eu queria instalar o sistema operativo da Apple na máquina virtual( VMware) e não estou a conseguir roda-lo por lá.

Tenho o windows 7

João Terra

Resposta:

João,

O OSX é um sistema operativo que não pode ser colocado oficialmente a correr em máquinas que não seja Apple.

Existe uma forma de o fazer, mas é em hardware também muito específico e que por norma não funciona de forma perfeita, havendo sempre um ou outro componente que falha e que não cumpre a sua função.

Da mesma forma que não é possível colocá-lo em hardware não Apple, também não é possível colocá-lo a correr numa máquina virtual.

Eventualmente será possível tê-lo a correr, mas teria de usar o mesmo hardware usado para o correr de forma não oficial.

[Respondido por Pedro Simões]


E meter o Windows a correr dentro de um Mac?

Boa noite,

queria perguntar qual a melhor solução para correr o windows no macbook pro

(http://www.fnac.pt/Apple-MacBook-Pro-13-Retina-i7-2-8GHz-16GB-512GB-Computador-Portatil-Computador-Portatil/a737561?orign=FnacPT#ficheDt)

Gostaria d saber também como usar

João Fernandes

Resposta:

João,

O OSX tem dentro de si uma ferramenta dedicada a colocar outros sistemas operativos a correr em dual boot no Mac.

O BootCamp permite tratar de todo o processo sendo apenas necessário criar a partição para receber o Windows, ou outro qualquer SO, e indicar onde está o ISO do novo SO.

Esta ferramenta tratará de tudo, preparando a máquina para correr estes dois SO’s em paralelo.

Recomendamos que leia a informação de suporte disponibilizada pela Apple sobre o BootCamp e onde poderá aprender tudo o que necessita para o usar.

[Respondido por Pedro Simões]


Reparar um Mac fora dos circuitos normais de suporte, é viável?

Desde já agradeço pelo vosso serviço prestado, já acompanho o Pplware, ha alguns anos e tem me sempre surpreendido pela positiva.

(chega de graxa XD )

A questão que me trás aqui é a seguinte, tenho um MacBook pro de 15″ (acho que de 2008), mas devido a uma queda na parte lateral (lado do leitor de CD’s), o ecrã ficou com a imagem distorcida e com cores estranhas.

Já abri o mac, e tirando a amolgadela no alumínio, nao me parece estar nada de anormal, aparentemente, não sei se será do inverter, do cabo, ou de qualquer outra coisa, inclusive mesmo o monitor
A minha pergunta é se o pplware conhece ou recomenda um sitio para submeter o mac a um arranjo.

Mas a minha preocupação é a seguinte, a maioria ou quase todas as entidades de reparação de computadores, envia o mac para a própria marca, o que daria segundo informações um arranjo estimado de perto de 500€, afinal a apple tem de ganhar dinheiro os senhores dos serviços de reparações também tem de ganhar o deles.

Perfeito era indicarem me uma loja que vendesse peças para substituição da marca.
ja agora as peças de outros pc´s sem ser mac (o inversor) servem num mac, como sai se serve ?

Muito Obrigado

Renato Sousa

Resposta:

Renato,

É de todo desaconselhado que tente fazer essa reparação por si mesmo. Para além de ter algumas dificuldades em encontrar peças para essa reparação, a garantia que um reparador autorizado dá compensa de longe os problemas que possa vir a ter, para além da perda imediata da garantia.

Não tente usar peças não oficiais ou de outras marcas no Mac porque elas não vão funcionar ou se funcionarem fazem-no de forma deficiente.

É sem dúvida uma despesa elevada, mas a qualidade do trabalho e a garantia que vai ter compensam os problemas que pode encontrar, se conseguir realizar esse trabalho.

[Respondido por Pedro Simões]


Como instalar Windows ou Linux no tablet Android?

Olá, amigos

Gostaria de colocar uma questão.

Tenho o tablet Qlive 7″ Q3004, e queria saber se posso instalar um Windows ou um Linux nele.

Obrigado

Alberto Costa

Resposta:

Alberto,

Esse tablet é fornecido com Android e não está preparado para utilizar outro sistema operativo.

Da mesma forma, o Windows ou Linux também não estão preparados para utilizar nesse tablet.

Infelizmente não é possível fazer o que pretende.

[Respondido por Hugo Cura]


Problemas com a sincronização do email em várias máquinas

Boa noite pplware.

Antes de mais parabéns pelo vosso trabalho. Sigo todos os dias e já me ajudou muitas vezes, mas desta vez é a minha vez de pedir ajuda.

Sou utilizador de Mac OS X já faz quase 3 anos e apenas recentemente comecei a ser também utilizador do ios 7 num ipad.

Tenho várias contas de email no mac mail e tenho as mesmas contas no mail do ipad, acontece que de certeza que não tenho as configurações corretas, pois recebo todos os emails no mac e no ipad, mas se ler os emails num dos dispositivos, quando for ao outro dispositivo vou ter novamente os mesmos emails por ler.

Certamente existe uma forma (pelo que já estive a ler com o icloud) de ter tudo sincronizado, mas apesar de tanto no computador como no ipad ter a sincronização do correio no icloud, tenho sempre de ver ler os emails nos dois dispositivos.

Já agora, li o vosso artigo sobre as diferenças entre o POP e o IMAP, mas qual devo utilizar neste caso? As definições padrão de configuração de conta são suficientes?

Obrigado.

Cumprimentos,

Tiago Martins

Resposta:

Tiago,

Sem ter acesso a dados mais detalhados sobre a configuração que tem aplicada no Mac e no iPad não posso dar um diagnóstico concreto e uma solução também definitiva.

No entanto o que me parece estar a acontecer é que tem essas contas de email configuradas nos equipamentos com o protocolo POP3, o que está errado para o que pretende.

O que deve fazer é mudar as configurações para que usem IMAP e assim terá o seu email completamente sincronizado entre os equipamentos.

A diferença entre o POP e o IMAP é que o primeiro trata as mensagens localmente e o segundo trata-as no servidor central de correio, garantindo assim que todos os clientes que o consultam têm a informação sincronizada e actualizada.

Esta simples mudança, que deverá ser acompanhada com alteração de servidores de email (tenha atenção a este passo!) será o suficiente para ter o seu problema resolvido.

[Respondido por Pedro Simões]


Problemas com o remote desktop na rede eduroam!

Boa tarde,

A minha questão prende-se com o acesso remoto a um computador a partir da rede Eduroam.

Normalmente uso a aplicação nativa do windows “Ligação ao ambiente de trabalho remoto” para aceder remotamente a um PC ligado à rede Eduroam a partir da minha rede de casa.

No entanto, à uns dias precisei de fazer a ligação inversa, isto é, aceder ao PC ligado à minha rede de casa a partir do PC ligado à rede Eduroam, mas infelizmente não consigo estabelecer a ligação.

É possível fazer este tipo de ligação usando a “Ligação ao ambiente de trabalho remoto”? Que configuração é necessário fazer?

Obrigado.

Cumprimentos,

Joaquim Tinoco

Resposta:

Joaquim,

O problema da ligação que está a querer estabelecer deverá estar não na rede eduroam mas sim nas firewalls da instituição onde estuda.

Por norma essas redes estão abertas no sentido de saída (da rede local para a Internet) mas têm politicas restritas no sentido inverso, da Internet para a rede local.

Estas restrições são necessárias para evitar problemas de segurança e para garantir que as máquinas dessas redes estão protegidas contra entradas não autorizadas vindas da Internet.

Uma segunda causa que pode estar a impedir esse acesso está no endereçamento IP que está a ser usado.

Caso a sua máquina, dentro da instituição, esteja com endereçamento privativo então será quase impossível aceder.

O que aconselhamos que faça é que se dirija ao centro de informática da sua instituição e que questione se essas regras que impedem o acesso via remote desktop estão activas ou se existe outra limitação qualquer que esteja a impedir o acesso.

[Respondido por Pedro Simões]


BQ ou Wiko, que Android escolher?

Boa Tarde

Gostaria de ter a vossa ajudar pois estou com intenções de adquirir um telemóvel novo e estou indeciso. De momento tenho um Samsung Galaxy S2 e estou indeciso entre os seguintes modelos

  • BQ Aquaris E4.5
  • Wiko Rainbow

Estive a ver as analises de ambos e são muito parecidos.

Gostaria de saber a vossa opinião visto terem mais experiencia e conhecimentos em termos de equipamentos.

Também estou aberto a outras sugestões de equipamentos com o valor equivalentes

Com os melhores cumprimentos

José

Resposta:

José,

Trocar um Galaxy S2 (atenção, estamos a falar de um flagship do seu tempo) por um smartphone “chinês” de gama média e com características semelhantes, não me parece “grande negócio”.

Pessoalmente nunca faria essa troca. Se acha que o S2 está lento ou com problemas inerentes ao software, tire mais proveito dele e instale uma ROM CyanogenMod ou outra das dezenas que existem disponíveis no fórum xda-developers.

O Galaxy S2 é um excelente smartphone com muito boas características e razoável qualidade de construção… Um desses que refere só iria piorar.

Quanto à questão de Wiko ou BQ, eu diria que é relativo. Ambas as marcas têm equipamentos bons, recomendamos que leia as nossas análises (Wiko Rainbow e BQ Aquaris E5) e também os comentários desses artigos, pois os nossos visitantes deixam sempre informação adicional útil. Pessoalmente escolhia o BQ.

Boa sorte.

[Respondido por Hugo Cura]


Videochamada usando um smartphone, porque não consigo?

Bom dia.

É com muito prazer que sigo o vosso site há vários anos 😀

E hoje tenho a minha primeira dúvida para apresentar:

Comprei um LG L90 dual e procurei a funcionalidade de videochamada e não encontrei nada. O telemóvel é 3G, pensava que tinha esta capacidade.

Como posso fazer para realizar videochamada no android?

Obrigado

Manuel Torga

Resposta:

Manuel,

A vídeo-chamada por UMTS, a tal que os telemóveis antigos suportavam e que é actualmente gratuita em muitos tarifários de rede móvel, não é suportada pela grande maioria dos smartphones.

Que eu conheça, apenas a Samsung tem incluída essa funcionalidade.

O LG L90 permite fazer vídeo-chamada através de aplicações como Hangouts, Skype ou outras, já que tem câmara frontal.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este passa a ser agora o único ponto de recepção das questões que nos enviarem.

Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve!

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version