Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Temos alterações importantes na forma como vamos passar a receber as vossas questões. Leiam tudo no final deste consultório!

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram colocadas no Facebook do Pplware ou por por email.

Este processo de recolha de questões vai mudar! Leiam tudo no final deste consultório!


Qual o melhor serviço de alojamento de sites de Portugal?

Boas pessoal,

Estava a planear fazer a minha loja online e gostaria de algo que suportasse a tecnologia opencart com cerca de 40-80 produtos máximo.

Que serviço acham o melhorzinho em PT para este tipo de questões (e barato).

Atentamente,

Tiago Cunha

Resposta:

Tiago,

Existe uma diferença grande entre o alojamento simples e baratinho e o alojamento de qualidade, com um preço acessível.

Esta diferença faz-se notar sempre que precisar de suporte na manutenção do servidor onde terá o seu site e toda a estrutura que o envolve.

A maioria das ofertas gratuitas ou quase sem custos acabam por pecar neste ponto ao não dar grande suporte aos utilizadores, não apenas na manutenção, mas também nos problemas pontuais que podem surgir nas aplicações de suporte aos sites.

O que lhe posso recomendar, por experiência própria, mas também por feedback que tenho recebido, é que veja as soluções que a Ciberconceito propõem.

Por apenas 25 euros por ano (mais iva), no caso da oferta Low Cost, consegue uma solução que lhe dará a estrutura necessária para a sua loja online, com suporte por email e a garantia de um excelente serviço.

Se preferir um serviço um pouco melhor, e com um custo pouco superior, poderá consultar as restantes ofertas da Ciberconceito.

[Respondido por Pedro Simões]


Expliquem-me o que é um Hackintosh!

Bom dia, seria possível explicarem melhor como funciona hackintosh, e que não consigo perceber como funciona…

Roberto Figueiredo

Resposta:

Roberto,

Um “hackintosh” não é mais que o sistema Mac OS X com algumas modificações para que possa correr em computadores que não são da Apple.

Ao fazê-lo, tenha em atenção que vai contra aos termos de utilização da Apple, definidos para o Mac OS X.

Para que a compatibilidade seja minimamente garantida, é determinante que o hardware do PC seja idêntico ao existente nos Macs, de modo a que possam ser utilizados os drivers da Apple.

No nosso fórum temos um conjunto de guias de um utilizador. Embora sejam já do ano passado, servem perfeitamente para se iniciar se assim o entender:

[Respondido por Hugo Cura]


Que se passa com o ecrã do meu portátil?

Boas,

Tenho um Acer Aspire 5538G. O PC apresenta um problema estranho, que é:

O portátil sempre funcionou normalmente… e um certo dia ligo-lhe e ele liga mas o ecrã continua desligado… mas às vezes vou lhe ligar e ele funciona normalmente com o ecrã a funcionar… nesse momento ele liga, mas o ecrã não está a dar nada… já vi uns vídeos com o mesmo problema, e diz que pode ser a Bios e para a atualizar… o que acham?

(encontrei um vídeo que mostra exatamente o mesmo problema, https://www.youtube.com/watch?v=QI1-MH6EM58)

Agradeço desde já se me puderem ajudar,

Obrigado

Hugo Couto

Resposta:

Hugo,

Em primeiro lugar deve certificar-se se o problema é da imagem ou da iluminação. Para tal, experimente utilizar uma fonte de luz forte apontada para o ecrã no momento em que não dá imagem.

Se for problema da iluminação, conseguirá ver a imagem. Se for problema da iluminação, normalmente é o inversor que costuma avariar, mas aí terá que ser avaliado por alguém competente.

De outra forma, se for problema da imagem, então poderá algo simples, como um mau contacto, ou algo muito complicado como problemas com a placa gráfica.

Seja como for, é sempre conveniente ter a última versão da BIOS instalada, portanto esse deverá ser o primeiro passo para garantir que tudo está a trabalhar com o mínimo de problemas possível.

Se o problema for da placa gráfica, o que será dificilmente reparável, poderá sempre utilizar o computador com um monitor externo ligado à porta de vídeo.

[Respondido por Hugo Cura]


Onde encontrar os melhores smartphones aos melhores preços?

Olá pplware, parabéns pelo vosso site.

Onde é que posso comprar smartphones (novos) ao melhor preço?

Não importa se e internacionalmente ou nacionalmente que o compre o que importa é que com portes etc contabilizados continue a compensar a nível de preço.

Já agora vou adquirir um nexus 5 ou um samsung mini s4.

Obrigado, aguardo resposta.

António Lopes

Resposta:

António,

Por experiência própria, não compensa comprar equipamentos fora de Portugal.

Além de se poupar pouco dinheiro e de ter que estar restrito à União Europeia (para evitar taxas alfandegárias), a questão da garantia complica-se bastante.

Nunca pensamos que será necessário recorrer à garantia… mas quando o é, torna-se muito chato.

Em Portugal, para se certificar que está a comprar ao melhor preço, pode (e deve) recorrer ao comparador de preços KuantoKusta.

Basta fazer a pesquisa e ficará a conhecer o preço num elevado número de lojas.

[Respondido por Hugo Cura]


Porque não consigo fazer video-chamadas no Facebook no iPhone?

Boa tarde,

Tenho aqui um Iphone 4s e ele não consegue fazer video chamadas no Facebook, enquanto que no skype funciona de sem qualquer problema

O que poderá ser o problema?

Nelson Monteiro

Resposta:

Nelson,

A causa mais provável para o problema que descreve está na aplicação do Facebook. ESta conclusão tiro-a por dizer que consegue fazer vídeo-chamadas por outras aplicações, e provavelmente até pelo Facetime.

O que podemos recomendar para contornar este problema é remova a aplicação e todos os dados do seu iPhone e que a volte a instalar.

Ao realizar este passo vai provavelmente tratar do problema que tem e poder começar a realizar vídeo-chamadas directamente no seu iPhone, usando a rede do Facebook.

[Respondido por Pedro Simões]


Um repetidor wireless precisa de estar ligado por cabo de rede?

Boa tarde!

Estou a precisar de estender a minha rede wireless ca em casa.

Estou a pensar em utilizar dois adaptadores algo semelhante a um TP-Link Universal Wireless N300 Range Extender.

A minha duvida e a seguinte:

Tenho que ter sempre o adaptador ligado com o cabo de rede? Ou pode receber e expandir a rede via wireless?

Isto porque preciso de dois para ter boa rede na casa.

Cumprimentos

Bruno R

Resposta:

Bruno,

Por norma, os equipamentos usados para expandir as redes wireless não requerem ligação à rede por cabo.

O que eles fazem é receber o sinal da rede que existe e ligarem-se a ela. Para estender a rede o que fazem é cloná-la e propagá-la para as áreas onde precisamos.

A presença de portas de rede nesses equipamentos serve apenas para ligar equipamentos que queiramos ter ligados por cabo e não por wireless, quer seja pelo facto de estes não possuirem uma ligação sem fios ou para darmos uma maior e melhor garantia de ligação à Internet.

Como não especifica quais os equipamentos que vai usar, deixamos apenas uma dica. Os TP-Link Universal Wireless N300 Range Extender são bons equipamentos, mas acabam por ter mais funções que as que realmente pretende e são um pouco “grandes” para poderem ser escondidos ou passar despercebidos.

Por norma queremos que estes repetidores não estejam visíveis e ocupem o menor espaço possível, de preferência ligados a uma toma eléctrica, onde vão ficar esquecidos.

Para isso pondere uma solução mais discreta, como a que os repetidores da Aztech fornecem, quer seja a de repetidores wifi ou até as power line com repetidores wifi.

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este passa a ser agora o único ponto de recepção das questões que nos enviarem.

Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve!

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version