Pplware

OE2022: Reparação de aparelhos domésticos passam para IVA de 6%

Os serviços de reparação de aparelhos domésticos vão passar a ser sujeitos à taxa reduzida do IVA, que no continente é de 6%. A medida faz parte do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), que o Governo entregou na passada quarta-feira no parlamento.

O OE2022 traz várias novidades.


Além dos aparelhos domésticos, também a instalação de painéis solares

A verba 2.36 engloba as prestações de serviços de reparações de aparelhos domésticos que, desta forma deixam de suportar a taxa normal do IVA (23%$ no continente), baixando para a reduzida.

O alargamento dos produtos e serviços que vão passar a ser sujeitos à taxa de 6% estende-se ainda à “Entrega e instalação de painéis solares térmicos e fotovoltaicos [verba 2.37].”

A medida tem efeitos a partir de 01 de julho de 2022 e constitui uma novidade face à proposta orçamental apresentada em outubro e chumbada pela oposição durante a votação na generalidade.

O Governo prevê ainda a criação de mais uma categoria de deduções em sede de IRS, desta vez para despesas com a melhoria da eficiência energética das casas.

Estas são algumas das despesas que serão elegíveis, se o Governo avançar com esta dedução ambiental em sede de IRS:

A proposta de OE2022 vai ser debatida na generalidade na Assembleia da República em 28 e 29 de abril, estando a votação final global marcada para 27 de maio.

Exit mobile version