Pplware

LionGlass: Novo vidro é 10x mais resistente e amigo do ambiente

A produção de vidro produz pelo menos 86 milhões de toneladas de dióxido de carbono todos os anos. Mas há agora boas notícias. Um novo tipo de vidro promete reduzir para metade essa pegada de carbono. Vamos agora conhecer o LionGlass.


Foi batizado de LionGlass e a sua produção requer muito menos energia. Além disso é muito mais resistente, em cerca de 10 vezes, face ao “vidro padrão”. A equipa de investigação fez recentemente um pedido de patente para que o produto chegue em breve ao mercado.

Para reduzir a pegada de carbono, os investigadores revelaram que foram tirados componentes do vidro padrão (vidro de silicato de cal e sódio).

O vidro de silicato de cal e sódio, que é usado normalmente em objetos, janelas e outras estruturas, é concebido graças ao processo de derretimento de três materiais principais: areia de quartzo, soda cáustica e calcário.

A soda cáustica é carbonato de sódio e o calcário é carbonato de cálcio. Estes componentes, quando derretem, fazem com que os carbonatos se separem, libertando dióxido de carbono para a atmosfera. Estes são os componentes que são eliminados do novo vidro LionGlass, fazendo com que o processo de produção seja mais “verde”.

Segundo o que é referido, o LionGlass pode ser produzido a temperaturas mais baixas do que as do vidro normal. A poupança de energia pode ser na ordem dos 30%.

Exit mobile version