As crises andam por ai. Ninguém tem dúvida. Mas não podem ser apenas as crises que afectam a economia que nos devem preocupar. Existe uma quase silenciosa que devemos ter em mente e lutar contra ela todos os dias.
Falamos da crise energética que dentro de poucos anos irá atingir este nosso planeta. Ao consumirmos os recursos que o planeta nos ao ritmo a que o fazemos, é ponto assente que vamos ter problemas.
Nós, como utilizadores de máquinas que dependem a 100% de energia para funcionar, temos obrigatoriamente de começar a ter uma consciência de poupança. Não podemos simplesmente gastar como se tivéssemos recursos infinitos.
Por outro lado a poupança energética leva a que tenhamos no final do mês uma outra poupança, esta monetária. Conseguimos assim poupar duas vezes.
Mas a poupança deverá partir de nós, utilizadores. Existem hábitos que temos, que se forem eliminados ou trabalhados conseguem evitar que desgastemos os nossos equipamentos e que poupemos nas contas.
Quantos de vós deixam os PC’s ligados noites a fio sem que estes estejam a produzir? Quais são os vossos PC’s que têm o brilho do ecrã no máximo, sem haver necessidade? São apenas 2 exemplos que demonstram o desperdício que diariamente fazemos e que podia ser melhor aproveitado.
São também estes pequenos hábitos que devem trocar por novos para conseguirmos poupar o planeta e a nossa carteira. E não custa nada tentar uma mudança de comportamento.
Esta semana não vai haver questão para debate, pedimos apenas que nos indiquem pequenos truques para que possamos poupar o planeta e reduzir os consumos eléctricos. Sabem de algum truque diferente? Partilhem-no connosco na zona de comentários.