Pplware

A publicidade está a mudar…

…e a culpa é da Internet.

Com a facilidade de termos acesso à Internet em qualquer lugar e a qualquer hora, as empresas de publicidade começaram a mudar a forma como realizam as campanhas. Abandonaram-se os tradicionais métodos de expor ou apresentar produtos e passaram a ser usadas novas tecnologias, sempre com recurso a ideias inovadores e com formas diferentes de chamar à atenção dos alvos dessa publicidade.

O vídeo que apresentamos abaixo é um exemplo perfeito das mudanças que estão a começar a acontecer.

A apresentação do anúncio que viram no vídeo faz parte da campanha de apresentação da primeira aplicação da AXA para iPhone. O facto de esta empresa ter lançado uma aplicação para iPhone é já de si uma novidade. Mostra que as empresas começam a ver estes dispositivos não apenas como simples telefones (que o não são), mas sim como extensões do nosso computadores e ferramentas que usamos para gerir o nosso dia-a-dia.

Ainda mais curioso foi o facto de terem escolhido esta forma de a anunciarem ao mundo. Usar o iPhone para apresentar uma aplicação para este dispositivo é algo de inovador. Usar o iPhone como elemento da própria publicidade revela, o que é óbvio, um grau de inovação e criatividade.

Mas tal como este anuncio mostra a inovação que começa a surgir, existem outras formas de publicidade que também inovam. A utilização de códigos QR para encaminhar os visados pela publicidade para sites onde podem obter mais informação ou campanhas totalmente assentes na Internet são apenas dois desses exemplos.

Outro ponto que tem obrigado à mudança da publicidade prende-se com facto de os locais onde esta é exibida estarem a ser alterados. O decair das vendas dos jornais, revistas e outros formatos assentes em papel, em detrimento para os suportes digitais ou assentes na Internet obriga a que as empresas que pretendem publicitar os seus produtos sejam “obrigadas” a seguir os seus leitores.

Como consequência directa desse movimento, a liberdade e meios que as agências de publicidade têm ao seu dispor sobem vertiginosamente. Conseguem-se assim campanhas muito mais ricas e não apenas presas à imagem. A introdução de elementos multimédia consegue aumentar o nível de interacção, o que gera uma maior atenção sobre o anúncio e que resulta, de forma óbvia, num aumento do retorno esperado pelo anunciador.

Mais uma vez a Internet muda o mundo de forma que não seriam de todo óbvias. Nós, como consumidores de todos os tipos de informação temos de a acompanhar e habituar-nos a ter ali o mesmo que temos no mundo “real”.

Hoje, e contrariamente ao que vem sendo hábito, não vamos deixar pergunta. Vamos apenas pedir que comentem o tema e/ou o vídeo.

Exit mobile version