A líder no mercado de streaming de música, Spotify, registou um dos seus melhores períodos durante o 2.º trimestre de 2018. Contudo, a grande surpresa reside num dos maiores fatores para estes resultados positivos, os podcasts. O formato em que a rival do Apple Music tanto tem apostado, já está a render bons frutos.
O público de podcasts aumentou mais de 50%, ao passo que os utilizadores premium também cresceram!
De acordo com o seu relatório fiscal, publicado recentemente, o maior aumento deu-se precisamente nessa nova área de aposta. Isto é, no formato podcast, cujos ouvintes aumentaram em 50% comparativamente com o trimestre anterior, o primeiro de 2019. Assim sendo, a empresa pode classificar esta aposta como vencedora.
Do streaming de música aos podcasts no Spotify
Ainda de acordo com a empresa sueca, o público de podcasts duplicou desde o início do ano (2019). Assim sendo, a líder no streaming de música, dedica cada vez mais atenção a este formato cativante. Algo que lhe permite diversificar os seus conteúdos e que também não passou despercebido à rival, Apple Music.
Os números agora avançados pelo Spotify permitem-nos concluir que a sua aposta nos podcasts está a gerar bons frutos. Ainda no início deste ano a empresa de Daniel Ek adquiriu a rede de podcasts Gimlet Media, bem como a Anchor, esta última dotando os criadores das ferramentas necessárias para criar e divulgar o formato.
Em seguida, poucos meses após as primeiras aquisições, o Spotify comprou outra rede de podcasts, a Parcast. Seria a terceira de uma série de compras, com a empresa sueca a investir pelo menos 500 milhões de dólares nesse esforço. No entanto, neste início de ano, o sucesso desses investimentos era tido como incerto.
Os podcasts de Barack Obama
O Spotify celebrou também um contrato com a Higher Ground Productions, uma empresa dedicada aos conteúdos multimédia e detida por Barack e Michelle Obama. A efeméride ocorreu no último mês e trará conteúdos exclusivos (podcasts) para o serviço proporcionado pelo Spotify.
Olhando agora para o segmento tradicional, o streaming de música, temos também bons números. As receitas oriundas dos planos e subscritores premium subiram 31% de ano para ano. Mais concretamente, resultaram em 1,5 mil milhões de euros para o Spotify.
De igual modo, as receitas geradas pela publicidade apresentada também trouxe mais proveitos à plataforma de streaming. A cifra concreta foi de 165 milhões de euros, representando aqui um aumento de 34% nesta fonte de receitas para a entidade sueca.
Contudo, o Spotify continua a ter prejuízos, com perdas operacionais de 3 milhões de euros. Em síntese, ainda não se vislumbra um crescimento sustentável, nem margens de lucro, ainda que a grande aposta nos podcasts pareça estar a trazer nova esperança para a inversão deste paradigma.