Pplware

Sony A7R IV é a nova câmara fotográfica de 61 MP por cerca de 3500 €

Para a nipónica, a corrida dos megapíxeis ainda não terminou. Ainda que não seja só isso que destaca a nova câmara fotográfica, a Sony A7R IV, somos imediatamente arrebatados pelo seu sensor full-frame de 61 MPs. Além disso, toda a concorrência terá agora que seguir a liderança das Alpha.

A nova câmara fotográfica foi hoje apresentada em Nova Iorque, venha conhecer as novidades!


Com 15 etapas (stops) de intervalo dinâmico, a Sony A7R IV apresenta a maior resolução alguma vez vista numa câmara full-frame convencional. Aliás, caso uma “simples” fotografia com 61 MPs seja pouco, o utilizador pode captar imagens com até 240 MPs, tirando aqui proveito do modo pixel-shift.

A nova e colossal Sony A7R IV

No entanto, isto acaba por gerar ficheiros em formato RAW cujo tamanho pode assustar até a mais capaz solução de armazenamento. Já alternativamente, pode usar esta câmara fotográfica no modo APS-C, em que captará imagens com 26,2 MP de resolução.

Em seguida, damos conta dos valores de ISO que podem ir dos 100 (mínimo), aos 32 000 (máximo). Aliás, se o utilizador quiser tirar proveito do Expanded Mode este valor pode ir até 50 000, ou mesmo até 102 400. No entanto, aqui será expectável encontrarmos algum ruído digital (grão).

 

 

A Sony A7R IV pode ainda captar bursts de fotos a 10 fps para disparo contínuo, aqui com tracking AF ativo. Aqui pode chegar às 68 imagens captadas em cada burst ao manter o obturador premido. De igual modo, salientamos os seus 567 pontos de focagem no modo full-frame.

Câmara fotográfica full-frame com 567 pontos de focagem

Já, por sua vez, no modo APS-C, conta com 325 pontos de focagem, além de 425 pontos de AF baseados no contraste. Assim, de acordo com a Sony, temos uma cobertura a 100% com os pontos de foco. Por conseguinte, a empresa promete imagens corretamente focadas até às margens da imagem.

A nova câmara fotográfica apresenta a tecnologia Eye AF para focagem em tempo real. Algo que tanto pode ser utilizado em humanos, bem como em animais. Mais ainda, estas capacidades são mediadas pelo seu processador de imagem, o BIONZ X de última geração.

 

 

As melhorias da Sony A7R IV não se ficam só pelo interior. Com efeito, a empresa afirma ter redesenhado o corpo de toda a câmara. Fê-lo com o intuito de providenciar um punho (grip) mais profundo. Algo que nos dará mais controlo e estabilidade sobre toda a câmara fotográfica.

Estabilização (IBIS) de 5 eixos na Sony A7R IV

Ao passo que a sua antecessora enfrentou algumas críticas perante a ausência deste método de estabilização, a nova geração está perfeitamente preparada. Assim, temos um mecanismo (IBIS) de estabilização do sensor com 5 eixos, algo que trará melhorias para o vídeo e para a fotografia.

Em seguida, a empresa dá-nos também um novo viewfinder eletrónico. Agora, temos aqui um painel OLED com 5,76 pontos para uma imagem mais nítida e fiel à imagem que vamos captar. Além disso, o ecrã é totalmente tátil, pecando ainda por não girar a 180 graus para vloggers, por exemplo.

 

 

No entanto, a Sony A7R IV promete brilhar no quesito do vídeo. Aliás, foi aqui que as câmaras fotográfica Sony se destacaram da concorrência nos últimos anos. Agora, temos ainda mais argumentos para escolher uma câmara fotográfica da Sony caso queiram apostar sobretudo no vídeo.

Imensamente capaz para vídeo

A Sony A7R IV pode captar vídeo em 4K (Ultra-HD) a 30 fps. Pode também gravar em Full-HD (1080p) até 120 fps para gravações em câmara lenta. Sem esquecer o S-LOG 2/3 para maior flexibilidade na edição e pós-produção dos vídeos. Ou até a gravação em HDR no modo Super 35 mm.

Note-se ainda que esta é a primeira câmara da Sony a suportar o Eye AF em tempo real na gravação de vídeo. Além disso, teremos outros modos de acompanhamento dos pontos de focagem como, por exemplo, a seleção da zona por toque, entre outros modos.

 

 

Neste quesito peca apenas por não suportar gravação a 10-bit em 4K. Seja internamente, ou externamente, a Sony A7R IV é incapaz de o fazer. Ainda assim, este padrão é voltado um público mais exigente, mas existem alternativas que são capazes de o providenciar.

Mais acessórios a caminho

Acompanhando as novidades, temos ainda um novo leque de acessórios modulares para esta câmara fotográfica. A saber, será a partir do seu hot-shoe ou plataforma de montagem que poderemos utilizar novos acessórios. Aliás, a Sony batizou este ponto versátil de Multi Interface Shoe (MIS).

Será aí que poderá utilizar um microfone shotgun da Sony, o ECM- B1M, ou o XLR-L3M, um kit para gravação de áudio. Este quesito será gradualmente ampliado pela empresa à medida que forem concebendo novas soluções. Ao propósito, pode já consultar as existentes nesta ligação.

Por fim, temos ainda várias conectividades. Entre o USB-C 3.2 Gen 1, bem com o WiFi. Sem esquecer a slot ou ranhura dupla para cartões UHS II SD. Teremos também um punho, ou grip para expansão da bateria, bem como reforço da empunhadura. Sem esquecer o leque de lentes da Sony.

Ao nível dos preços, a câmara fotográfica custará 3500 dólares nos Estados Unidos da América. O preço para a Europa pode variar consoante o mercado a que se destine. No entanto, acreditamos que oscile entre esse mesmo valor, ao passo que os acessórios citados chegam em outubro.

Será esta a sua próxima câmara fotográfica?

 

Exit mobile version