Adaptar um clássico do mundo dos jogos e universo Sega para o grande ecrã não é tarefa fácil. No entanto, é isso mesmo que o diretor Jeff Fowler pretende fazer, uma adaptação cinematográfica do Sonic the Hedgehog que já foi alvo de pesadas críticas. Agora, o seu design será alterado e o filme só estreará no cinema em 2020.
Teremos, portanto, um Sonic mais fiel aos jogos clássicos e não “anatomicamente correto”.
Será um filme com nomes bem conhecidos como Jim Carrey a dar corpo ao principal antagonista. Aliás, a sua calendarização original apontava para uma estreia ainda em 2019. Até que o primeiro trailler chegou à internet e tornou-se quase de imediato num enorme meme ou piada para amenizar o choque e deceção.
Sonic: o filme estreará a 14 de fevereiro de 2020
Com o título original a ser lançado em 1991, Sonic continua até aos dias de hoje num dos jogos e franquias mais estimadas da Sega. A cor, aliada ao som e aos personagens eletrizantes continuam a despertar a nossa curiosidade e a entreter novas gerações. Ora, não foi boa ideia alterar os seus traços mais marcantes.
Em seguida podemos ver o primeiro trailer oficial, publicado a 30 de abril. Aí somos apresentados às personagens principais do filme, incluíndo o antagonista Dr. Robotnik, protagonizado pelo aclamado ator, Jim Carrey. Para os fãs, será uma das grandes âncoras da adaptação cinematográfica.
He’s a whole new speed of hero. Watch the new trailer for Sonic The Hedgehog, in theatres this November. #SonicMovie pic.twitter.com/mogO8hfRaX
— Sonic The Hedgehog (@SonicMovie) April 30, 2019
Os olhos, provavelmente o aspeto mais icónico, deixaram de ser esbugalhados e unidos. As pernas, curtas, passaram a ser longas e desconfortavelmente finas. Aliás, até mesmo os seus ténis exacerbados estão agora elegantes e com o símbolo (e provável patrocínio) da Nike ou Puma. As críticas foram esdrúxulas.
https://twitter.com/PaiTambemJoga/status/1123663907380498432
Acima vemos um dos exemplos, dos mais moderados, às reações que se espalharam pela internet. Ao mesmo tempo, gerou-se uma indignação coletiva e vários esboços de como seria um Sonic fiel aos jogos. Ainda assim, este projeto de Hollywood usufruiu de fama mundial e extrema exposição na internet e redes sociais.
Em boa verdade, nem mesmo o criador da personagem Sonic gostou do trailer do filme. Yuji Naka expressou-se através do Twitter e manifestou o seu repúdio pelo “novo design” do personagem.
ソニックの映画の画像が公式からではなくこれだけ出てくると、戦略的にリークしてるのだと思うのですが、良くない方向で話題になるとソニックのIPをきそんして行くことになるので良くないですよね。まあファンメイドの可能性もありますが、しかし手袋は付けて欲しいですね。素手が白いのは衝撃的です。 pic.twitter.com/TtJM6G88Ov
— Yuji Naka / 中 裕司 (@nakayuji) March 5, 2019
Sinto que, com este Sonic, visualmente, o mais importante é ter em consideração a sua cabeça a proporção com o corpo, além do abdómen arredondado. Pergunto-me se eles não poderiam ter balanceado melhor esta abordagem. Estas imagens do Sonic pode ser propositadamente más, para colocar toda a gente a falar do filme.
Do mundo dos jogos da Sega para o cinema, mas só em 2020
O clássico da Sega chegará assim mais tarde ao cinema. Até lá, a equipa terá tempo para ajustar o aspeto do personagem principal que, aliás, já aparece com luvas. A propósito, veja-se a recente publicação de Jeff Fowler através do seu perfil oficial de Twitter. Note-se, de igual modo, as reações do público e seguidores.
Taking a little more time to make Sonic just right.#novfxartistswereharmedinthemakingofthismovie pic.twitter.com/gxhu9lhU76
— Jeff Fowler (@fowltown) May 24, 2019
Assim sendo, o filme chegará no dia de São Valentim às principais salas de cinema. Entretanto, toda a equipa de efeitos visuais (VFX), trabalhará afincadamente para fazer jus ao Sonic. Até lá, este título promete continuar a dar que falar, mas esperemos que agora pelos melhores motivos.