Os serviços de streaming de música estão cada vez mais enraizados nos nossos dias. O velho processo de compra de CDs de música ou de ouvir rádio está a ser mudado e a nossa dependência musical passa a estar nestes novos serviços.
O interesse do mercado nestas ofertas é cada vez maior, grande parte porque dá acesso a uma lista quase interminável de músicas a um preço diminuído.
Hoje chega a Portugal mais um desses serviços, que tem estado a fazer furor nos países onde está já disponível. O Tidal já pode ser usado no nosso país, podendo ser exploradas suas características únicas.
O Tidal não é apenas mais um serviço de streaming de música que os utilizadores podem usufruir. Tem características próprias e que só por si o destacam da concorrência e o fazem ser um serviço de música a ter em conta.
Usando o mesmo modelo que a concorrência aplica para obter as suas receitas, o Tidal consegue destacar-se graças à qualidade do áudio que disponibiliza aos utilizadores.
Enquanto a maioria limita essa qualidade aos 320 kbps, e apenas nas contas Premium, o Tidal dá uma experiência única de som ao partilhar com os seus utilizadores qualidade áudio Hifi, Lossless (FLAC/ALAC 44.1kHz / 16 bit – 1411 kbps).
É este o ponto forte do Tidal e aquele que mais cativará os utilizadores para este novo serviço. A qualidade é muitas vezes o factor de crítica que a concorrência sofre.
A oferta do Tidal segue a mesma linha do que vai sendo apresentado, com acesso a mais 25 milhões de músicas e mais de 75.000 musicas e vídeos. Sim, o Tidal abre a porta a outras formas de apresentar a música, recorrendo ao vídeo como forma de a mostrar aos utilizadores.
Os artistas portugueses estão presentes no Tidal e muitos podem ser ouvidos. A lista está a crescer e a oferta a tornar-se atractiva.
Mas não se limita a este ponto e tem também informação variada e sempre actualizada, controlada por uma equipa de jornalistas da área da música e de elementos desta indústria.
O acesso ao Tidal segue a tendência que a indústria tem mostrado. Existem clientes para os principais sistemas operativos móveis, com o Android, quer smartphones ou tablets, e o iOS a surgirem como oferta.
Mas como as plataformas mais fixas são também um ponto de acesso preferencial para o Tidal, existem clientes específicos para o Windows e para o OSX.
Por fim existe o tradicional acesso via Web, onde o utilizador pode aceder a todas as funcionalidades do Tidal sem que o browser seja uma limitação. Para já apenas o Chrome é suportado.
Mas o Tidal está preparado para funcionar com diversos sistemas de som. A lista é grande e dá acesso a uma larga variedade de equipamento: Amarra, Anthem, Airable by Tune In Media, Astell & Kern, Audeze, Audiovector, AudioQuest, Auralic, Aurender, Bel Canto, Bluesound & NAD, Dan D’Agostino, Definitive Technology, Denon, DTS Play-Fi, Dynaudio, Electrocompaniet, Harman Omni, HiFiAkademie, ickStream, JH Audio, Linn, McIntosh, Meridian, Mirage, MartinLogan, Musaic Paradigm, Polk, Pro-ject, PS Audio, Raumfeld, Simple Audio, Sonos, Steinway Lyngdorf, Wadia, Wren Sound Systems com muitos mais a serem esperados para breve.
Um dos pontos que muitos podem achar menos positivos no Tidal é o seu preço. Os 13.99€ que são pedidos para aceder a este serviço áudio premium podem parecer desajustados face ao que a concorrência oferece, mas na verdade a qualidade de som que o Tidal oferece depressa fazem esbater essa diferença, colocando-o num patamar que nenhum consegue igualar.
Não é um serviço de elite mas a qualidade de som que oferece coloca a fasquia muito elevada para a concorrência poder ripostar. Estamos a ter qualidade de CD através da Internet, algo que até agora não existia no mercado.
O interesse do músico Jay-Z no Tidal, e que o levou a comprá-lo, vê-se no que está oferecido nesta plataforma. A sua qualidade é impar, com o áudio a ter uma pureza que não existe nestes serviços. Os complementos que adiciona, como o vídeo e a informação gerida por uma equipa dedicada e especializa, mostram-se como uma oferta que o tornam ainda melhor.
O Tidal pode ser testado durante 7 dias, para que verifiquem tudo o que oferece e a qualidade com que a música é enviada aos utilizadores. Se são amantes da música e procuram um serviço de de topo e com uma qualidade sonora irrepreensível, então o Tidal tem de ser obrigatoriamente a vossa escolha.