Cada vez mais os serviços da Internet tendem a ser sociais. Queremos usá-los de forma alargada e com os nossos amigos. Assim, quebramos a barreira da distância.
O próximo a dar esse passo parece ser o Spotify, que terá em preparação algo que agradará a todos. Em breve poderá ouvir música com os amigos, à distância e ao mesmo tempo.
Ainda é apenas uma ideia e algo que está a ser desenvolvido, mas o Spotify estará a desenvolver e a testar uma nova funcionalidade para dar aos seus utilizadores. Quer aproximar a audição de música de forma simples e direta.
Esta vai permitir que os utilizadores e os seus amigos possam ouvir música em conjunto. Vão também deixar de se preocupar com as barreiras da distância ou estarem sequer no mesmo espaço físico. Tal como hoje se ligam a um equipamento, vão passar a ligar-se aos seus amigos.
Spotify is working on Social Listening, letting friends to control music together with their own devices
Scan Spotify Code or open link for it to begin
For example, I'm listening Spotify right now. Feel free to introduce me new music: https://t.co/f59D0sis7Y pic.twitter.com/nPOlcPwQdG
— Jane Manchun Wong (@wongmjane) May 31, 2019
Na prática, haverá uma lista de músicas partilhada e onde todos vão poder contribuir. Associado a esta vai existir um momento onde todos vão estar sincronizados e de onde vão ouvir as músicas.
A gestão destas listas e dos amigos parece estar também contemplada. Ao pretender associar amigos, estes vão surgir marcados como ocupados caso estejam a fazer parte de outra lista de audição partilhada.
When connected to Spotify's Social Listening, you will show up on the "Already connected" list
The "Now Playing" UI will show the amount of friends listening
(friend's identity here replaced with mine for privacy) pic.twitter.com/Fo5rdH3xGO
— Jane Manchun Wong (@wongmjane) May 31, 2019
Por agora, o Spotify ainda não confirma a sua existência. A empresa faz testes regulares e este pode bem ser um deles. Há, claro, já a possibilidade dos utilizadores criarem listas partilhadas. Este seria o próximo passo lógico nesta área, criando novos pontos de escuta de música.
Num mercado cada vez mais populado, o Spotify tem de conseguir diversificar-se e reinventar-se. A concorrência é feroz, mas tende a ser mais tradicionalista no momento da partilha. vivem muito focado no utilizador e pouco na sua vertente social e de audição partilhada.