Porque recordar é viver, o Pplware traz aos seus leitores a sua habitual rubrica semanal de música. Apresentamos as músicas que marcaram a nossa juventude ou o nosso passado recente e que ainda ouvimos por serem marcos na nossa vida. Descubra a pérola do passado que escolhemos para hoje e conheça também o Top 50 de Portugal.
Nesta rubrica podem encontrar música de estilos tão variados como o Rock, a música de dança e até o Pop que tanto gostamos. Os artistas são conhecidos, com as músicas que os fizeram famosos e tanto nos agradam.
Deixem nos comentários os nomes das bandas que querem ver aqui no Pplware Classics. Vamos procurá-las por vocês e apresentar os seus êxitos mais marcantes.
Eis então o vídeo de música que temos hoje para os nossos leitores!
Ride – Lana Del Rey
Elizabeth Woolridge Grant (Nova Iorque, 21 de junho de 1985), mais conhecida como Lana Del Rey, é uma cantora, compositora, modelo e poetisa norte-americana. A sua música tem sido notada pelos críticos por seu aspeto cinematográfico estilizado, suas temáticas de romances trágicos, glamour e melancolia, e as suas referências à cultura pop, especialmente a cultura dos Estados Unidos nos anos 1950 e 1960. Indicada a vários prémios Grammy, Globo de Ouro e outros, em 2021 foi nomeada “Artista da Década” no Variety Hitmakers Awards, sendo apresentada como “uma das cantoras e compositoras mais influentes do século XXI”.
Del Rey começou a compor com 18 anos e começou a se apresentar em bares de Nova Iorque aos 21 anos. Após assinar o seu primeiro contrato de gravação com a gravadora 5 Points Records em 2007, lançou o seu primeiro álbum digital, intitulado Lana Del Ray, em janeiro de 2010, que foi removido após a editora não poder mais promover o projeto. Lana rompeu o seu contrato com a 5 Points Records em abril de 2010, e assinou um contrato de parceria com as gravadoras Interscope, Polydor e Stranger Records em julho de 2011.
A cantora já havia lançado um extended play intitulado Kill Kill no ano de 2008, mas não conseguiu sucesso. Anos depois, usou a sua própria conta no serviço Vevo para divulgar a canção “Video Games”, em outubro de 2011, como o primeiro single do seu segundo álbum. A canção tornou-se uma viral na internet, e em pouco tempo a tornou reconhecida mundialmente. Em 30 de janeiro de 2012, lançou o seu primeiro álbum de estúdio sob o nome artístico Lana Del Rey, intitulado Born to Die, e o seu segundo até aquele momento. Estreou na posição #2 na Billboard 200 dos Estados Unidos, e foi o quinto álbum mais vendido de 2012. Após a sua estreia, destacou-se no topo de 18 países europeus através do iTunes Store, gerando sete singles, sendo dois promocionais. Durante a sua ascensão musical em 2012, os seus antigos trabalhos vazaram de forma criminosa na web, incluindo um álbum inédito intitulado Sirens, três extended play e diversas canções não utilizadas que continuam a vazar até aos dias atuais. Um remix do seu quinto single “Summertime Sadness”, produzido por Cedric Gervais, obteve o seu mais bem-sucedido resultado na Billboard Hot 100, após um pico de #6 no país.
Del Rey lançou o seu terceiro extended play no último bimestre de 2012, uma espécie de relançamento do Born to Die, intitulado Paradise. Ainda no mesmo ano, o álbum original e o seu relançamento totalizaram mais de 2,9 milhões de cópias vendidas, sendo um dos lançamentos mais aguardados do ano. O primeiro single do Paradise, a canção intitulada “Ride”, obteve um desempenho considerável nas paradas europeias, chegando a #3 no Ultratop, da Bélgica, e #9 no 2M, da Rússia. Cinco dias antes, Del Rey havia lançado “Blue Velvet” como o primeiro single promocional do projeto. Três da suas faixas foram destaque em seu curta-metragem Tropico, que foi lançado em dezembro de 2013. A artista tem recebido diversas nomeações a prémios musicais, e o álbum Born to Die foi bem recebido pela crítica especializada, deixando-o entre os 50 melhores álbuns de 2012, segundo rankings especializados. O seu terceiro álbum de estúdio, intitulado Ultraviolence, foi lançado em junho de 2014 e estreou na posição #1 na Billboard 200. O seu primeiro single foi a canção “West Coast”, que se desempenhou bem nas tabelas musicais mundiais e chegou a #4 no IFPI, da República Tcheca, e #5 no MegaCharts, dos Países Baixos. Em dezembro de 2014, ela anunciou que seria a atração principal de uma turné musical ao lado de Courtney Love no verão de 2015.
As músicas de Del Rey destacam-se pelo seu som cinematográfico e as suas referências a vários aspetos da cultura pop e hip hop estadunidenses, trazendo-nos o glamour decadente da década de 1940 de Hollywood e do sonho americano. A cantora descreveu-se como uma “gangsta Nancy Sinatra”. Artisticamente, ela afirma ser influenciada pelos, que ela considera, serem os mestres de cada género musical — incluindo Elvis Presley, Amy Winehouse, Nina Simone, Billie Holiday, Janis Joplin, Nirvana, Kurt Cobain, Axl Rose, Bruce Springsteen e Lou Reed —, bem como a poesia de Vladimir Nabokov e Walt Whitman e os filmes noir de David Lynch. Após ficar conhecida no mundo inteiro, a intérprete foi contratada pela empresa de moda Next Model Management, pela empresa multinacional sueca H&M e pela marca de automóveis Jaguar. Em 2014, Del Rey apareceu em diversas listas de revistas e blogs, sendo eleita uma das mulheres mais sexy do mundo. No mesmo ano, a revista FHM a colocou na 70.ª posição da lista que elegeu as 100 Mulheres mais Sexy do Mundo. Também em 2014, a revista MHM elegeu as 100 Mulheres Mais Belas de 2014, onde aparece em 72°. Em janeiro de 2015 afirmou que o seu quarto álbum de estúdio já estava a ser produzido, e que seria lançado em meados de agosto, intitulando-se Honeymoon. Em 2017, a cantora lançou o seu quinto álbum de estúdio, Lust for Life, seguido pelos álbuns subsequentes Norman Fucking Rockwell! (2019), Chemtrails over the Country Club (2021), Blue Banisters (2021) e o mais recente Did You Know That There’s a Tunnel Under Ocean Blvd (2023).
In Wikipedia
Siga o Pplware Classics no Spotify
Top 50 – Portugal
Descubra também nesta rubrica semanal dedicada à música o que mais tem sido ouvido pelos portugueses no Spotify! Quais lhe agradam mais? Quais faltam neste top?