Brandi Carlile nasceu em 1982 perto de Seattle. Embora não fossem músicos, os seus pais tinham uma grande paixão pela música e foi com este gosto, principalmente por Country, que cativaram a filha.
Numa comunidade pequena, Brandi não tinha muitos escapes, dedica-se então à música. Com 17 anos cultiva a paixão pela guitarra e influenciada pelo Rock dos discos dos anos 70 de Elton John inicia a sua vocação e cantar passou a ser a sua vida.
Seattle é um palco maior, lá atrai as atenções de dois irmãos gémeos, Tim e Phil Hanseroth que, após o fim da banda que representavam, juntam-se a Brandi.
Em 2000 Brandi grava o primeiro de vários discos que paga com o seu dinheiro, este vendem pouco e abrandam as expectativas da talentosa cantora. É em 2005 que finalmente uma grande editora “Columbia Records” edita um disco Brandi, esta recebe boas notas dos críticos sendo considerada uma artista para ter em atenção pela revista Rolling Stone.
Em 2007 edita o disco The Story e atinge maior reconhecimento. Torna-se bastante mediática com participação em vários programas televisivos e pela inclusão de duas das suas canções (The story e Tragedy) na série Anatomia de Grey.