Pplware

MySpace Music é o novo rival do iTunes

MySpaceO MySpace (parte do grupo NewsCorp, de Rupert Murdoch) anunciou ontem uma parceria com três das grandes multinacionais da edição discográfica para criar um site de distribuição de música.

O MySpace Music permitirá comprar downloads de música em formato digital, ou ouvi-la gratuitamente em streaming (isto é, sem transferir o ficheiro para o computador).

 

 

Já havia um MySpace Music, mas esta parceria implica uma reformulação do site – que será uma entidade independente, detida pela NewsCorp e pelas três multinacionais, SonyBMG, Universal e Warner.

O MySpace Music vai vender música mas também toques de telemóvel, bilhetes para concertos ou merchandising. Permitirá ouvir música e ver videoclips gratuitamente. As suas receitas virão da publicidade e da venda de downloads.

O MySpace é uma rede social on–line com mais de cem milhões de utilizadores registados. As três multinacionais que já firmaram acordo controlam (em conjunto com a quarta major, a EMI) 80 por cento da indústria discográfica mundial (segundo o New York Times, a EMI também está em negociações para aderir à parceria).

O negócio da indústria musical está em crise, devido à quebra na venda de CD e à pirataria de ficheiros na Internet. As vendas em lojas on-line ainda não são suficientes para compensar as perdas.

Além disso, o negócio digital da música é actualmente dominado pela Apple – fabricante do iPod, dona da popular loja iTunes.

As majors têm relações difíceis com a Apple, e receiam que a firma de Steve Jobs esteja a obter uma posição dominante neste mercado. Por sua vez, o MySpace tem uma concorrência crescente do Facebook e de outras redes sociais on-line (em Portugal, o líder é o Hi5).

No anúncio do MySpace ficaram alguns pormenores por conhecer: a data de lançamento exacta (a empresa fala apenas em “até ao fim do ano”), os preços das músicas, e se o serviço estará disponível fora dos EUA.

Fonte: Público

Exit mobile version