O MySpace Music permitirá comprar downloads de música em formato digital, ou ouvi-la gratuitamente em streaming (isto é, sem transferir o ficheiro para o computador).
Já havia um MySpace Music, mas esta parceria implica uma reformulação do site – que será uma entidade independente, detida pela NewsCorp e pelas três multinacionais, SonyBMG, Universal e Warner.
O MySpace Music vai vender música mas também toques de telemóvel, bilhetes para concertos ou merchandising. Permitirá ouvir música e ver videoclips gratuitamente. As suas receitas virão da publicidade e da venda de downloads.
O MySpace é uma rede social on–line com mais de cem milhões de utilizadores registados. As três multinacionais que já firmaram acordo controlam (em conjunto com a quarta major, a EMI) 80 por cento da indústria discográfica mundial (segundo o New York Times, a EMI também está em negociações para aderir à parceria).
O negócio da indústria musical está em crise, devido à quebra na venda de CD e à pirataria de ficheiros na Internet. As vendas em lojas on-line ainda não são suficientes para compensar as perdas.
Além disso, o negócio digital da música é actualmente dominado pela Apple – fabricante do iPod, dona da popular loja iTunes.
As majors têm relações difíceis com a Apple, e receiam que a firma de Steve Jobs esteja a obter uma posição dominante neste mercado. Por sua vez, o MySpace tem uma concorrência crescente do Facebook e de outras redes sociais on-line (em Portugal, o líder é o Hi5).
No anúncio do MySpace ficaram alguns pormenores por conhecer: a data de lançamento exacta (a empresa fala apenas em “até ao fim do ano”), os preços das músicas, e se o serviço estará disponível fora dos EUA.