Pplware

mac.remote – Controlar aplicações áudio do Mac pelo Android

A diversidade de equipamentos e de sistemas operativos que usamos no dia-a-dia, cada um com a sua utilidade específica, leva a que procuremos aplicações que permitam a sua integração.

Com os diferentes ecossistemas dos sistemas operativos a centrarem-se apenas nos seus equipamentos esta não é uma tarefa simples.

Felizmente vão surgindo aplicações que permitem alargar essa integração e dar-nos a possibilidade de os usarmos em conjunto. O mac.remote traz essa realidade para o Android e para o OSX.

O mac.remote permite que integrem o vosso dispositivo Android com o sistema operativo da Apple, dando ao dispositivo móvel a capacidade de controlar várias aplicações.

Com esta aplicação vão poder controlar um conjunto de aplicações no OSX, directamente do vosso dispositivo Android. Essas aplicações estão centradas na reprodução áudio.

Vão ter um comando universal para gerirem todas essas aplicações, numa interface simples e rápida de usar. Basta escolher a opção e executar.

E ao contrário do que é habitual, o mac.remote não necessita de qualquer aplicação instalada do lado do sistema que querem controlar, bastando ter a aplicação instalada no vosso Android.

As aplicações cobertas pelo mac.remote são as mais usadas pela maioria dos utilizadores, cobrindo o iTunes, o Spotify, o Rdio, o QuickTime, o MPlayerX, o VLC, o Keynote e o iPhoto.

O controlo que oferece está associado directamente às teclas multimédia do hardware Mac, replicando-as na perfeição e em todas as funções.

Mas o mac.remote não se limita à lista de aplicações que tem configuradas, permitindo que criem as vossas entradas, de forma simples.

Em poucos minutos conseguem ter uma nova aplicação a ser controlada, bastando configurar os botões disponíveis e as funções que nele querem ver reflectidas.

Toda a comunicação entre o Android e o OSX é feita com recurso à rede, utilizando o SSH para conseguirem entrar na máquina e controlar as aplicações.

Basta que indiquem ao mac.remote o username e a password que querem usar para aceder à maquina e o respectivo ip de acesso.

É por isso importante que tenham o acesso SSH configurado e disponível no OSX, ou correm o risco de o mac.remote não conseguir falar com o vosso Mac

Preparar o acesso no OSX

O OSX tem nativamente o serviço SSH presente e disponível para ligação. No entanto este não está activo e funcional, por razões de segurança.

Para o tornarem acessível necessitam apenas de o activar nas Preferências do Sistema, dando-lhe depois uma configuração específica para ficar mais seguro.

Comecem então por chamar as Preferências do Sistema e escolham a opção Partilha.

Dentro da janela de Partilha devem procurar a opção Acesso Remoto e seleccioná-la. É aconselhável que definam com critério e cuidado quais os utilizadores que vão poder entrar no vosso sistema.

Para isso devem usar a zona direita dessa zona de configuração e escolher quais os utilizadores autorizados a aceder ao OSX.

Depois disso o SSH fica activo e funcional na vossa máquina e o mac.remote pronto a ser usado.

Esta é uma aplicação muito interessante e muito útil para todos os que têm, por exemplo, um mac ligado a uma aparelhagem áudio para reproduzir som ou a uma TV para apresentação de vídeo.

Em qualquer lugar vão poder controlar a aplicação que está a correr no Mac, mudando a música ou avançando um vídeo.

Esta é uma simples integração entre dois ecossistemas distintos e que fazem uso de um serviço comum para os interligar. Os planos do criador do mac.remote é alargar a aplicação também ao Linux, aumentando ainda mais a sua base de utilização.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Android 2.3+
Download: mac.remote
Homepage: mac.remote

Exit mobile version