E porque estamos numa época em que tudo é tecnológico, ou para ser feito passa pela tecnologia, os objectos estão cada vez mais digitais. E esses objectos não são apenas aqueles ligados à área da informática mas a tudo no geral. E nem os instrumentos musicais escapam, como é o caso da Kitara a primeira Guitarra completamente digital.
A Kitara é um produto da empresa Misa Digital Instruments e possui uma interface digital, capaz de produzir sons como uma guitarra comum, mas também outros completamente diferentes.
As características desta guitarra são um pouco diferentes de uma guitarra tradicional, pois a Kitara possui 24 trastos (frets) e cada um tem um botão sensível ao toque, o que permite uma maior mobilidade nas mãos. Outra característica é que a Kitara não tem nenhuma corda, e a produção de som (soundhole) é feita através de uma base de 8 polegadas, sensível ao toque, que se encontra à semelhança da guitarra tradicional, no corpo da guitarra.
Esta base digital simula o som das cordas, detecta notas únicas, acordes e modos diferenciados. Uma vantagem da Kitara sobre a guitarra tradicional, é que o utilizador desta pode produzir sons variados, e altera-los usando, para isso o esquema de mapeamento na própria base digital.
Outras características interessantes desta Guitarra do Futuro são:
-
Saída de áudio e MIDI
-
Entrada para Phones
-
Sintetizador onboard com vários efeitos programáveis
-
Vários efeitos já programados (chorus, delay, wah-wah, etc..)
-
Mais de 100 sons digitais
Se gostam de música e ficaram impressionados com este instrumento, podem ficar ainda mais contentes pois a Kitara já se encontra disponível para encomenda, no site oficial. Está disponível em dois modelos, o tradicional com o preço de 849 dólares (647€), e a edição limitada com mais recursos, por 2.899 dólares (2.209€).
Quem quiser encomendar, apenas poderá começar a usufruir da sua Kitara a partir de Abril de 2011!