Deixo aqui a minha declaração de interesses! Eu não uso o iTunes, por razões que agora não interessam. No entanto aceito e até entendo que muitos dos nossos leitores o usem como leitor de música e vídeos e/ou como gestor do seu iPhone ou iPod.
O problema (ou característica) quando queremos adicionar ficheiros ao iTunes é que, para além de ser necessária a sua execução, temos ainda que repetir o processo de procura e importação de músicas para o seu interior.
E se vos disser que existe, desde o iTunes 9, uma forma mais simples e fácil de o fazer? E esta receita aplica-se a Windows e a Mac.
E essa forma não é mais do que o simples arrastar dos vossos ficheiros multimédia ou pastas que os contenham para dentro de outra pasta do Windows/Mac!
Segue então a receita que vos facilitará a vida!
Para iniciar o processo é imperativo que tenham a versão 9 (ou superior) do iTunes instalada. Façam upgrade ou instalem de raiz a versão mais recente. Finda essa actualização ou instalação podemos continuar com a explicação. Eu reforço, isto não funciona em qualquer versão anterior à 9. Foram avisados!
Agora acedam a uma das seguintes pastas. Escolham em função do vosso sistema operativo:
- Mac OS X
/Users/<o_vosso_utilizador>/Music/
- Windows XP
c:\Documents and Settings\<o_vosso_utilizador>\Os meus documentos\A minha música\
- Windows Vista ou Sete
c:\Users\<o vosso utilizador>\Music\
Abram então um explorador para a pasta que se adequa à vossa realidade. E antes que comecem a dizer que não acham a pasta <o_vosso_utilizador> peço que se lembrem que isso deve ser substituído pelo nome de utilizador que usaram para entrar no PC.
Ai dentro devem encontrar uma pasta com o nome Adicionar ao iTunes automaticamente.
Agora o truque pelo qual todos esperavam… Basta arrastarem para interior dessa pasta o que pretenderem que o iTunes importe, quer sejam mp3’s ou vídeos.
Esperavam outra coisa qualquer? Não é preciso, basta arrastar e largar.
Ao lançarem novamente o iTunes vão reparar que tudo o que arrastaram está já devidamente importado e pronto a ser utilizado.
Todos os ficheiros que o iTunes não pôde importar vão ser colocados dentro da pasta Por adicionar localizada dentro da pasta Adicionar ao iTunes automaticamente. A razão mais frequente para que um ficheiro não seja importado deve-se a falta de suporte por parte do iTunes para ele.
Sabiam desta possibilidade? Veio facilitar-vos a vida, verdade? Aproveitem-na.
Criem um atalho no nosso ambiente de trabalho e passem a arrastar para lá os vossos mp3’s ou gravem lá os mp3’s que vão arranjando na Internet.