Pplware

De besta a bestial

altofalante.jpg

E hoje é dia de musica! Quero partilhar convosco algo que achei.

Andava eu nas minhas navegações pela Internet à procura do álbum “An end as a start” dos “the Editors” que apenas sai para as lojas [reais ou virtuais] no próximo dia 25 de Junho, quando descobri no blog B Side uma pérola como há muitos anos não via!

Muitos de vós podem achar que o titulo do artigo é muito forte, mas foi o primeiro pensamento que me ocorreu quando me apercebi do que estava a ver.

E eu explico. O que vos tenho para apresentar é nada mais nada menos que uma cover de uma música. Só isso perguntam vocês!! Mas quando virem o poder que esta tem vão dar-me razão!

A noção que tenho é que as covers, salvo honrosas e perfeitas excepções, são adaptações meio “macabras” de musicas feitas por artistas menos conhecidos que almejam o estrelato à custa de obras [quase] primas de artistas de renome. Temos claro, e como referi, adaptações despretensiosas de artistas que apenas fazem essas covers por gostarem das musicas. Nesses casos eu chamo-lhes tributos. O que me atraiu no vídeo que podem ver abaixo é que esta cover cai numa categoria diferente. Eu chamo-lhe “aprimorar” uma obra.

E vamos a factos. Muitos [ou mesmo quase todos] de vós conhecem os Black Eyed Peas. É uma banda que tem os seus atributos, muito por culpa da sua voluptuosa “lead singer” Fergie. E tem, claro, os seus fãs [nos quais não me incluo]. Têm nome no “mercado” discográfico, e uma grande “penetração” nas camadas mais jovens.

No extremo oposto [deste artigo] temos outra artista que [pelo menos para mim, e não sou fã dela] não precisará de provar mais nada. Basta-lhe que produza com a mesma qualidade que tem produzido. Tem coisas boas e coisas más, como todos os outros, mas as boas superam largamente… E essa senhora é Alanis Morissette.

Mas é chegada a hora de apresentar a cover. O vídeo abaixo é a cover da musica “My Humps” dos Black Eyed Peas. A diferença de ritmo torna uma musica que não era má numa outra musica que fica a anos luz. Mas a Alanis é mesmo assim, é este o ritmo dela.

Os pormenores aqui são importantes e tomem atenção ao vídeo. É divinal a sátira que ela faz.

Apreciem então

E porque devem ter uma base para comparação eis que vos apresento o original dos Black Eyed Peas

Para quem quiser acompanhar fica aqui a letra da canção [atenção que a Alanis salta partes da letra]. E continuo lixado por não ter achado o álbum que procurava. Mas também, só sai no dia 25 de Junho. Até lá vou-me divertindo a achar estas pérolas. Aproveitem.

Exit mobile version