Pplware

midomi – Assobie na Net… parte II

Uma música ouvida de passagem na rua ou tocada na rádio sem referência ao título ou ao intérprete é capaz de suscitar curiosidade nos ouvintes, que agora podem recorrer a uma ferramenta digital para descobrir de que tema se trata, cita o Portugal Diário.

No midomi é possível esclarecer as dúvidas quando uma canção cujo nome ou letra se desconhece fica a «martelar» insistentemente na cabeça, bastando para isso ligar um microfone ao computador e trautear ou assobiar a música.Após a gravação, que deve ter um tempo mínimo de dez segundos, o midomi, que está online desde Janeiro de 2007, procede a uma comparação com os temas que constam dos seus registos e, em segundos, apresenta uma ou várias canções que coincidem ou se aproximam do tema trauteado ou assobiado.

Esta ferramenta, que em Dezembro passado já incluía 200 mil temas, está aberta à contribuição de qualquer pessoa que deseje cantar no estúdio online da midomi e juntar a sua interpretação à lista.

Keyvan Mohajer, presidente da empresa Melodis, detentora do midomi, afirmou que o objectivo do espaço «é chegar a um milhão de canções em breve».

«Difícil de usar? A culpa não é sua!» Muitas músicas ainda não figuram no midomi mas todos os dias entram novos originais ou versões que contribuem para a meta do espaço: tornar-se a «mais abrangente» base de dados para procura de músicas na Net.

Com uma precisão de reconhecimento que ronda os 95 por cento, segundo os seus criadores, o midomi também sugere temas que, pela sua semelhança com uma determinada canção procurada, podem agradar a quem fez a busca.

«É uma forma de dar a conhecer ao utilizador músicas que, de outro modo, ele talvez nunca viesse a descobrir», explicam os mentores do espaço na página online.

Há dois meses com um “rosto” em português, o midomi disponibiliza temas em 25 géneros/estilos distintos, dos blues à música celta, do jazz ao reggae ou às sonoridades electrónicas, não esquecendo, claro, o rock e o pop.

Com músicas gravadas em 33 línguas, «as mais usadas têm sido o inglês, o japonês, o espanhol e o chinês», contou Keyvan Mohajer.

O espaço inclui canções de artistas portugueses como Pedro Abrunhosa, Mafalda Veiga, Xutos & Pontapés, Madredeus ou Dulce Pontes. Post relacionado:

Homepage: midomi

Exit mobile version