Nos tempos que correm, os PCs são cada vez mais autênticos centros multimédia. Verdadeiros ecossistemas multifacetados onde, jogar, ouvir música, ver filmes vivem lado a lado e em perfeita sintonia.
Assim sendo, quer seja em casa a jogar ou simplesmente a ouvir um som, quer seja no trabalho a fazer uma tele-conferência ou a assistir a um webminar, a utilização dum headset tornou-se também com o passar dos tempos mais natural.
O Logitech Wireless H760 surge portanto, como um modelo que se enquadra perfeitamente no que acabei de mencionar e a análise aqui exposta foi feita com base numa utilização mista … tanto em casa, como no trabalho.
Som:
Tenho de realçar a altíssima qualidade do som que este headset apresenta, com recurso a um equalizador interno que optimiza o som que sai nos auriculares, sejam de música, de filmes ou de voz. O som é simultaneamente límpido e envolvente com um grande equilíbrio nos graves e agudos, dando mesmo gozo ouvir um bom álbum de Pink Floyd por exemplo, ou de assistir a um filme.
No capítulo da voz, tanto em conferências via Skype como via Messenger a mesma qualidade apresentou-se presente. Embora por uma vez se tenham notado problemas no aparelho recepto (quem estava a falar conosco) o uso do H760 foi sempre o mais tranquilo e sem problemas, possível.
Aparelho:
O próprio headset é tem umas linhas bastante agradáveis à vista. O headset é bastante flexível sendo possível ajustá-lo numa grande amplitude. O próprio facto do arco de suporte se colocar atrás da nuca e não em cima da cabeça acaba por fazer também que o próprio H760 passe mais despercebido.
A existência dos comandos básicos (aumentar/diminuir volume, passar à faixa seguinte/anterior ou colocar no Play/Pause) no headset, mais precisamente na coluna da direita é uma grande mais valia, e se aliarmos isso ao alcance de mais de 10 metros que testámos (inclusive com uma parede pelo meio) torna então a experiência mais livre e prática.
Uma outra propriedade que apreciámos particularmente foi a possibilidade de terminar uma chamada, por exemplo, apenas com um simples deslocar da ponte do microfone para cima.
Autonomia:
Este aspecto acabou por me satisfazer parcialmente. Embora, com uso intensivo, o H760 dure quase 1 dia de trabalho, o carregamento por sua vez acaba por ser o elo mais fraco. A necessidade de se carregar durante mais de 2 horas é estranha. Felizmente dá para usar o carregamento por USB em simultâneo com o uso do aparelho … isto se tivermos portas USB em quantidade suficiente.
Considerações finais:
Resumidamente, o H760 é uma muito boa escolha, quer seja para momentos de lazer, quer seja para alturas de trabalho. De linhas esbeltas e suaves, prático e extremamente simples de utilizar, apresenta uma qualidade de som tal, que me levam a indicá-lo como sendo uma excelente opção para quem anda à procura dum headset.
Pontos Fortes:
- Qualidade do som
- Comandos no próprio headset
- Mais de 10 metros de alcance
- Beleza e simplicidade estética.
- Desligar chamadas com um só toque no microfone
Pontos Fracos:
- Tempo de carregamento por USB (única forma existente na embalagem)
- Pen USB podia ser mais pequena
- Preço
Especificações:
O preço do H760 deverá rondar os 99 euros.