Todos sabem que a grande parte da utilização do Kodi é feita para a visualização de conteúdos ilegais. Os add-ons para este fim são simples de obter de instalar e de usar, sendo fácil a qualquer um tê-los presentes no seu media-center preferido.
Esta facilidade parece ter agora os dias contados, depois da MPAA ter ameaçado diretamente um programador que participa na criação de vários add-ons bem conhecidos neste meio.
Têm sido bastante frutíferas as investidas da MPAA (Motion Picture Association of America) contra a comunidade Kodi e contra os add-ons usados para acesso e visualização de conteúdos ilegais.
Depois de terem conseguido colocar fora de serviço o Exodus, o novo ataque parece estar a ser feito contra várias das alternativas. O Covenant, Bennu e o DeathStreams foram os alvos, se bem que de forma indireta.
Após ter recebido um contacto da MPAA, jsergio123, o conhecido criador de add-ons Kodi, terá decidido acatar os pedidos e parar com o desenvolvimento do URLResolver, Metahandler, Sportie e outros dos seus add-ons.
Sorry to say but I am stopping all development of the urlresolver, metahandler, and my other addons. I am not responsible for covenant and bennu but colossus has agreed to delete the repo too.
— jsergio123 (@jsergio123) November 15, 2017
O ataque a este conhecido programador, associado ao grupo Colossus, levou a que outros seguissem o mesmo caminho, o que terá originado a eliminação do repositório onde estes add-ons de streaming estavam acessíveis, ficando agora inacessíveis.
Para além de desaparecerem estes add-ons, vão deixar também de surgir atualizações, até que outro grupo ou programador os assuma. Para os utilizadores vai ainda haver a necessidade de instalar novos repositórios para ter acesso a novidades.
A guerra da MPAA parece estar a ter resultados positivos. Foram já vários add-ons que não resistiram às ameaças e que com isso desapareceram ou simplesmente deixaram de funcionar.