Pplware

Dica Kodi: Acabe com os problemas de buffering

O Kodi é uma das melhores plataformas de media center disponíveis, mas como em qualquer outro software, também pode acarretar alguns problemas. Em situações como streaming de conteúdo via Internet, o Kodi pode sofrer perturbações, nomeadamente de buffering. Este artigo tem como objetivo ajudar a melhorar isso mesmo.


A razão principal pela qual isto acontece deve-se às configurações padrão da cache do Kodi. Ao otimizá-las, a reprodução de conteúdo ficará mais fluída, e até o próprio funcionamento do Kodi ganha com isso. Se eventualmente, depois de alterar os parâmetros relativos à cache, o problema persistir, é possível haver uma limitação (p/ex velocidade) por parte da operadora, ou até mesmo pela distância entre os equipamentos sem fios. Não esquecer que o upload da fonte transmissora, bem como a quantidade de utilizadores sobre ela, são também fatores que podem limitar.

Ao reproduzir vídeos no Kodi, alguns segundos dele são armazenados no disco ou na memória RAM. Suponha que perde a ligação à Internet por instantes, o pouco tempo guardado permite continuar a visualizar o vídeo sem paragens até que esta seja reposta. Portanto, nem uma cache pequena, nem excessivamente grande, são solução. Se pequena, são escassos os segundos que podem ser guardados, se grande, a quantidade armazenada é tal que o Kodi reage com falhas súbitas e outros possíveis problemas.

Por omissão, a cache do Kodi é de 60MB. Se tem hardware que sobre, mais concretamente memória RAM, então é uma boa ideia aumentar a cache. Vejamos como proceder.

Passo 1 – Aceda às Definições de sistema.

Em seguida, e por esta ordem:

  1. Add-ons -> Ative a opção fontes desconhecidas -> Retroceda para o menu anterior
  2. Gestor de ficheiros -> Adicionar fonte -> Clique em Nenhum
  3. Introduza o caminho http://repo.ares-project.com/magic e atribua um nome -> Confirmar
  4. Vá até à pagina inicial do Kodi -> Add-ons -> Instale a partir de um ficheiro zip (ou ícone caixa)
  5. Selecione a opção cujo nome atribuiu anteriormente -> Escolha a pasta repository.aresproject
  6. repository.aresproject.zip -> Confirmar -> Aguarde pela informação Add-on ativado
  7. Na mesma página, clique em Instalar do repositório -> Ares Project
  8. Programas – Add-ons -> Ares Wizard -> Instalar -> Espere pela mensagem Add-on ativado

Passo 2 – Depois de instalado e aberto o add-on Ares Wizard, clique em Tweaks e passe com o rato em Advanced Settings Wizard. Clique em Next.

Passo 3 – Automaticamente, o utilizador é informado da quantidade de memória RAM disponível no momento, neste caso são 1564MB. É recomendado utilizar 1/3 dela, ou seja, 521MB. Por questões de precaução, é sugerido retirar 10% desse valor, para permitir dar mais folga a outros programas, sendo a cache final de 468MB. Clique em Generate settings.

Passo 4 – A configuração mais importante aqui é a primeira, Video Cache Size. Vemos, portanto, que a cache de vídeo foi aumentada de 60MB para 500MB. Os 10% terão de ser retirados manualmente, mas não obrigatoriamente.

A segunda mais importante é Read Buffer Factor. Existem quatro modos de buffer diferentes:

Resumindo, caso o Kodi seja executado num dispositivo com bastante memória, faz todo o sentido aumentar a cache e usar o modo 2. Assim, é carregada uma grande seção do fluxo de vídeo, resultando numa reprodução mais suave e sem interrupções. No final destas alterações, deve reiniciar o Kodi.

Ainda assim, e regularmente, é sugerido limpar a cache por questões de espaço no disco, mas principalmente para uma maior eficiência do Kodi. Existem imensos add-ons que o fazem e este é um deles.

Passo 5 – Através da opção Maintenance, tem à disposição uma série de opções que lhe permite eliminar Thumbnails (Miniaturas), Packages (Pacotes) e Cache Temporary Files (Ficheiros Temporários).

Estas foram duas dicas, simples, de como melhorar a performance do Kodi, nomeadamente a reprodução de vídeos com recurso à Internet.


Faça parte do grupo no Facebook: Pplware@Kodi.
Exit mobile version