O calendário gregoriano é um calendário de origem europeia, utilizado oficialmente pela maioria dos países. Foi promulgado pelo Papa Gregório XIII (1502-1585) em 24 de Fevereiro do ano 1582 em substituição do calendário juliano implantado pelo líder romano Júlio César (100 a.C.- 44 a.C.) em 46 a.C..
Como convenção e por praticidade o calendário gregoriano é adoptado para demarcar o ano civil no mundo inteiro, facilitando o relacionamento entre as nações. Essa unificação decorre do facto da Europa ter, historicamente, exportado os seus padrões para o resto do globo.
A mudança para o calendário gregoriano deu-se ao longo de mais de três séculos. Primeiramente foi adoptado por Portugal, Espanha, Itália e Polónia; e de modo sucessivo, pela maioria dos países católicos europeus. Os países onde predominava o luteranismo e o anglicanismo tardariam a adoptá-lo, caso da Alemanha (Baviera, Prússia e demais províncias) (1700) e Reino Unido (Inglaterra) (1752). A adopção deste calendário pela Suécia foi tão problemática que até gerou o dia 30 de Fevereiro. A China aprova-o em 1912, a Bulgária em 1916, a Rússia em 1918, a Roménia em 1919, a Grécia em 1923 e a Turquia em 1926.
Dias, semanas e meses
- Dia : é a unidade fundamental de tempo apdotada pelo calendário gregoriano. Um dia é equivalente a 86 400 segundos de Tempo Atómico Internacional (TAI).
- Semana : é um período de 7 dias.
Na maioria dos países cristãos, a semana começa na segunda-feira, sendo domingo sétimo dia de acordo com a religião cristã dominante. Embora se considere que o primeiro dia da semana é domingo, um costume que se espalhou para outros países.
Nomes dos meses:
- Janeiro: Jano, deus romano das portas, passagens, inícios e fins.
- Fevereiro: Februus, deus etrusco da morte; Februarius (mensis), “Mês da purificação” em latim, parece ser uma palavra de origem sabina e o último mês do calendário romano anterior a 45 a. C.. Relacionado com a palavra “febre”.
- Março: Marte, deus romano da guerra.
- Abril : É o quarto mês do calendário gregoriano e tem 30 dias. O seu nome deriva do latim Aprilis, que significa abrir, numa referência à germinação das culturas. Outra hipótese sugere que Abril seja derivado de Aprus, o nome etrusco de Vénus, deusa do amor e da paixão.
- Maio: Maia Maiestas, deusa romana.
- Junho: Juno, deusa romana, esposa do deus Júpiter.
- Julho: Júlio César, imperador romano. O mês era anteriormente chamado Quintilis, o quinto mês do calendário de Rómulo.
- Agosto: Augusto, primeiro imperador romano. O mês era anteriormente chamado Sextilis, o sexto mês do calendário de Rómulo.
- Setembro: septem, “sete” em latim; o sétimo mês do calendário de Rómulo.
- Outubro: octo, “oito” em latim; o oitavo mês do calendário de Rómulo.
- Novembro: novem, “nove” em latim; o nono mês do calendário de Rómulo.
- Dezembro: decem, “dez” em latim; o décimo mês do calendário de Rómulo. [via]
A par destas, podem visitar a nossa galeria de imagens que temos recheado ao longo destes anos e o canal Wallpapers no PPLWARE Sapo Vídeos.
A escolha das imagens foi da responsabilidade do nosso leitor Hélder Ferreira.
-
Palavra-passe:
www.pplware.com
Artigos relacionados: