Pplware

Análise Sony α7: A Full-Frame que vai querer ter!

É fácil apaixonar-se por esta câmara fotográfica!

Após algum tempo de testes, apresentamos hoje a análise a à câmara fotográfica Full Frame Sony α7.

Já aqui havíamos demonstrado o Unboxing deste equipamento, salientando os aspectos mais importantes do mesmo e ficamos agora com uma descrição mais pormenorizada, onde as funcionalidades e características essenciais da Sony α7 foram postos à prova!

Venha conhecer esta Full-Frame que cabe na sua mão!

1º Parte – A Máquina

Principais Características

Vejam todas as especificações aqui.

Na caixa

Na caixa vêm os sequintes equipamentos:

Primeiras Impressões

Num primeiro olhar, a Sony α7, ou ILCE-7, apresenta-se com um formato semelhante a outros equipamentos do género desta marca. Tem uma cor preta e um peso aceitável que, como é natural, aumenta com a bateria e objectiva.

Ao começar a explorar as funcionalidades, apercebe-se que é uma cãmara que joga notro campeonato, onde já é exigido que o utilizador tenha alguns conhecimentos técnicos mais aprofundados sobre fotografia, comparativamente a alguém que opte, por exemplo, por uma bridge como a gama Lumix da Panasonic.

Contudo, com a utilização, vamo-nos habituando às características de hardware e software que esta Full-Frame tem para oferecer.

Bastou captar algumas fotografias para perceber que estava diante de um equipamento poderoso, simples… e viciante!

E, para quem quiser dar uns toques na edição, com facilidade consegue uma bonita imagem, a roçar o perfeito!

Caracterização

Sony α7 caracteriza-se por ser uma Full-Frame que cabe na palma da nossa mão, ou seja, tem dimensões agradáveis para quem quer ter uma câmara fotográfica potente, mas sem se sentir cansado de a transportar, fazendo-o com comodidade através da sua estrutura leve e compacta.

No que respeita às dimensões, tem, aproximadamente, 126,9 mm de largura, 94,4 mm de altura e 48,2mm de profundidade. Quanto ao peso, é um equipamento cuja estrutura tem, aproximadamente 416 gramas, e com bateria + Cartão de Memória, pesa cerca de 474 gramas.

Traz consigo um Sensor CMOS Exmor™ full-frame de 35 mm com 24,3 megapíxeis, a principal característica para obter excelentes resultados nas suas fotografias. O sensor permite-lhe obter bonitas imagens e os impressionantes 24.3 mpx garantem uma fantástica resolução. Este sensor permite ainda captar imagens com baixo ruído. A Sony destaca-se por ser a mais importante fabricante mundial de sensores de imagem para câmaras digitais e de filmar, segundo estudos feitos pela mesma.

Quanto ao motor de processamento, esta Sony α7 vem com o novo BIONZ X de alta velocidade e que consegue reproduzir na perfeição detalhes e texturas em tempo real uma vez que traz recursos de processamento de alta velocidade. E, associado à LSI (integração em larga escala) que acelera o tratamento nas fases iniciais, permite detalhes mais naturais, imagens mais realistas, gradações de tom mais ricas e menor ruído, quer a tirar fotografias quer a gravar filmes.

Vamos agora explorar um pouco o hardware deste Sony α7.

1 – Iluminador AF/Luz do temporizador automático

2 – Seleccionador automático

3 – Sensor Remoto

4 – Botão para soltar a objectiva

5 – Microfone incorporado (2)

6 – Índice de Montagem

7 – Sensor de Imagem

8 – Montagem

9 – Contactos

10 – Proteção ocular

11 – Visor

12 – MENU

13 – Sensores da Ocular

14 – Ecrã LCD

15 – Ajuste de dioptria

16 – Botão C2

17 – Alavanca de Comutação AF/MF/AEL

18 – Seleccionador traseiro

19 – Botão AF/MF

20 – Botão Fn

21 – Seleccionador de Controlo

22 – Botão C3 e Eliminar

23 – Botão de Reprodução

24 – Luz de acesso

25 – Altifalante

26 – Marca de posição do sensor na imagem

27 – Tomada (Microfone)

28 – Tomada (Auscultadores)

29 – Luz de carregamento

30 – Terminal Múltiplo (Micro USB)

31 – Micro tomada HDMI

32 – Sapata Multi-interface

33 – Seleccionador de Modo

34 – Interruptor de Alimentação /Botão do Obturador

35 – Botão C1

36 – Selccionador de Compensação da Exposição

37 – Gravação Vídeo

38 – Ganchos para a correia de ombro

39 – Slot para o cartão de memória

40 – Marca N para NFC

41 – Compartimento da Bateria

42 – Encaixe para Tripé

Menu

É aqui, no Menu, que todas as definições são ajustadas e onde o utilizador poderá definir todos os parâmetros adequados ao resultado que pretende.

Existem 6 separadores diferentes onde pode encontrar as definições de fotografia, as definições gerais da câmara, as definições de rede, definições de aplicações, definições de reprodução e definições mais técnicas como volume, HDMI, etc.

Dentro de cada um dos separadores existem sub-categorias onde são demonstradas as opções possíveis.

É um menu bastante completo contudo a exploração é feita através de botões físicos e penso que não perdia nada se fosse touch, uma vez que estamos já habituados a essa tecnologia e já são diversos os equipamentos que a adoptaram. Volta e meia, quando não me recordava, tinha a tendência de tentar activar uam definição directamente do LCD.

Objectiva FE 28-70 mm F3.5-5.6 OSS

Esta Sony α7 traz consigo a objectiva FE 28-70 mm F3.5-5.6 OSS e são muitas as suas capacidades. Segundo indica o site da Sony, esta objectiva é composta por 3 elementos esféricos num zoom de fotograma de vidro ED que contribuem para uma bonita prestação com uma aberração mínima. A estabilização de imagem SteadyShot ótico incorporada torna as fotografias tiradas sem apoio mais nítidas e claras e o seu design é resistente ao pó e à humidade, o que maximiza a fiabilidade em condições adversas.

Tem um zoom médio, adequadas para câmaras de formato fotograma total de 35 mm que combina com um elevado desempenho óptico. É leve e compacta, sendo ideal para estruturas de montagem tipo E, alterando minimamente o seu comprimento físico durante o zoom.

A sua abertura circular facilita o bonito efeito de desfocagem, tornando-se na objectiva ideal para uma ampla gama de objectos e cenários.

Esta objectiva é compatível com Montagem tipo E, fotograma total de 35 mm e Montagem tipo E, APS-C

Configuração da lente (grupo/elemento): 8/9

Distância focal equivalente a 35 mm (APS-C) mm: 42 – 105

Ângulo de visão APS-C: 54º – 23º

Ângulo de visão (fotograma total de 35 mm): 75º – 34º

Nr. de lâminas de abertura: 7

Abertura mín. F: 22 – 36

Relação de ampliação máx: 0,19

Focagem mín. (m): 0,3 – 0,45

Diâmetro do filtro (mm): 55

Forma de protecção/suporte: pétala/baioneta

Dimensões Diâmetro x largura (m): 72,5 x 83

Peso aprox (gramas): 295

Acessórios fornecidos: ALC-SF132

2ª Parte – A Experiência

Modos de Exposição

Como é natural, a Sony α7 também traz consigo diferentes modos de exposição para fotografar. São eles:

Fotografia

Fotografar com esta Sony α7 é… uma sensação fantástica! Não só conseguimos captar belas imagens com pormenores bem delineados, como nos sentimos uns verdadeiros exploradores a querer fotografar, experimentar e explorar cada vez mais todas as funcionalidades desta poderosa Full-Frame.

Não me vou alongar muito em texto nesta parte da análise, vou deixar que as fotografias falem por si e vos transmitam, da melhor forma, o que sentimos ao captar, não sendo profissionais de fotografia, imagens fantásticas!

Nota: Devido à qualidade da imagem, optou-se por colocar minuaturas que, ao clicar será redireccionado para as originais.

Modo Automático

É muito fácil conseguir-se uma boa imagem com esta câmara. Claro que, devido ao patamar em que se encontra, o resultado irá melhorando ao longo da sua experiência, à medida que explora as funcionalidades e as ajusta de forma correcta.

O longo alcance permite-nos conseguir uma amplitude de visão considerável. Ao focarmos um determinado objecto, a Sony α7 identifica-o, desfocando os restantes elementos de fundo, dando um destaque e uma visão maos atenta sobre o objecto em questão, sem termos os distratores de outros elementos.

Macro

É viciante captar imagens em modo macro. Pessoalmente gosto de tudo o que sejam detalhes em objectos individuais, e tentar captar pormenores que nos transmitam a ideia de estar mesmo naquele local e visualizar aquela determinada cena.

Assim, garanto que fotografar em modo Macro é uma fantástica experiência onde se conseguem detalhes bem definidos com cores vivas e uma resolução fabulosa.

Um aspecto que me agradou bastante foi o botão do obturador cujo clique se faz de forma suave, reduzindo quase para zero a possibilidade de interferência na qualidade/tremor da imagem a ser captada.

Aqui ficam algumas em maior detalhe:

Modo Nocturno

Pessoalmente gosto muito de fotografias nocturnas pois assim pode-se comprovar a capacidade de determinado equipamento em ambientes de fraca luminosidade. O resultado foi, sem qualquer dúvida, muito positivo.

Abaixo deixo alguns exemplos onde podemos ver a suavidade de cores e luz bem como o pouco ruído que é comum neste género de imagens e cenários, ao utilizarmos ouras máquinas.

Decidi colocar lado a lado uma imagem nocturna captada pela Sony α7 e outra pela Lumix Fz200, só por curiosidade ou para vermos a capacidade que esta Sony oferece, uma vez que são equipamentos completamente diferentes.

Panorama

As fotografias panorâmicas têm um resultado satisfatório, apesar de, na minha opinião, não serem a categoria de maior interesse num equipamento. Porém, a Sony porta-se bem, é fácil manter a imagem equilibrada enquanto direccionamos na direção a câmara, mesmo sem recorrer a tripé.

Detalhe aproximado

Zoom

Na verdade, e apesar de eu adorar explorar o zoom nos equipamentos fotográficos, neste género de câmaras, essa é uma funcionalidade secundária, tendo mais facilmente destaque nas Lumix, por exemplo.

Contudo, também captamos alguns exemplares recorrendo ao Zoom possível por esta objectiva.

A Zoom inteligente é de, aproximadamente 1,5x (M) e 2,0x (S) em fotografias. O Zoom digital é de, aproximadamente, 4x em fotografias e filmes. A funcionalidade de Clear Image Zoom é de, aproximadamente, 2x quer para fotografia, quer para filme.

Efeitos

Se gosta de brincar com os efeitos em fotografia, esta Sony α7 oferece-lhe 13 diferentes modos que são: Poster, Cor Pop, Foto retro, Cor parcial, High Contrast Monochrome, Toy Camera, High-key suave, Focagem suave, HDR Painting, Rich-tone Monochrome, Miniatura, Aguarela e Ilustração.

Alguns exemplos:

Gravação de Vídeo

Não são só fotografias de boa qualidade que pode conseguir com esta Sony Alpha 7, a gravação de vídeo é, igualmente, muito interessante. É a primerira câmara de pequenas dimensões a ter recursos de gravação de vídeo tão poderosos.

Irá conseguir uma fantástica qualidade visual e sonora, sendo que o processador BIONZ X vai-lhe permitir aplicar tecnologias de redução de ruído e de reprodução de detalhes.

Pode conferir a qualidade nos seguintes vídeos.

Pode gravar os seus vídeos em Full HD com uma resolução de 1920 x 1080 píxeis e 60fps de forma a obter uma nitidez incrivel, num formato AVCHD.

Tem ainda a possibilidade de os tranferir simultaneamente os seus filmes para um ecrã externo, através da da saída para HDMI.

Edições com o Adobe Photoshop Lightroom

Como forma de concluir esta segunda parte, deixo aqui uma sugestão para uma edição mais criativa das suas fotografias. Uma vez que conseguimos fantásticos resultados com a Sony α7, porque não aproveitar toda essa qualidade e dar um toque extra de brilho? Teste o Adobe Photoshop Lightroom!

Aqui ficam alguns edições com este software.

3ª Parte – Conclusão

Bateria, Armazenamento e Rede

Esta Sony α7 traz consigo uma bateria recarregável NP-FW50 que se revelou bastante resistente uma vez que, como é natural, em testes existe um uso exaustivo do equipamento, e apenas tive que a recarregar duas vezes. O carregamento é também relativamente rápido. Pode também ser recarregada via USB.

Como já é comum na grande maioria das câmaras fotográficas, esta também não traz memória interna, pelo que será necessário um cartão de memória. Este equipamento suporta Memory Stick PRO Duo, Memory Stick PRO-HG Duo, Memory Stick XC-HG Duo, cartão de memória SD, cartão de memória SDHC (conformidade com USH-I) e cartão de memória SDXC (conformidade com USH-I).

Esta câmara vem equipada com Wi-FI que lhe permite reproduzir com facilidade os seus filmes e fotografias directamente para o seu Computador ou TV.

A funcionalidade NFC está também presente e é compatível com etiqueta do tipo 3 de NFC Forum,  sendo que o comando e a partilha se activam com um só toque.

Considerações Finais

Terminado um longo período de testes, pouco mais me resta acrescentar. A nota final é, sem qualquer dúvida, positiva uma vez que é muito fácil (mesmo muito fácil) apaixonarmo-nos por esta Sony α7. Como é natural, o preço é justo para o conjunto que é esta câmara, sendo 1.500€ só a máquina e cerca de 1.800€ com a lente 28-70mm.

Resta dizer que a Sony α7 joga, definitivamente, noutro campeonato, onde já são requeridos conhecimentos  um pouco mais profundos e profissionais e um certo domínio de técnicas de fotografia.

Pontos a Favor

Pontos Contra

O preço será apenas um ponto negativo uma vez que não está acessível a todos os bolsos, contudo, não deixa de ser um valor adequado e justo.

Com que opinião ficaram desta Sony α7?

Homepage: Sony α7

Exit mobile version