Pplware

Algolux Picture Clarity: Acabaram-se as fotografias tremidas!

Por Pedro Fonseca para o Pplware

Quem é que já não quis eternizar um momento na sua vida, como por exemplo um momento engraçado com a família, com o nosso grupo de amigos ou até um momento caricato ou algo fora do normal no nosso dia-a-dia? Pegamos no Smartphone, tiramos a foto, e ao ver o resultado final damos conta que, mesmo tendo ficado muito quietos a foto ficou tremida e desfocada e lá se foi o momento.

Mas agora há o Algolux, a startup que pretende acabar com as fotografias tremidas!

Fotografias desfocadas são do pior, e devido a isso, muitas pessoas realmente inteligentes gastaram montes de tempo a tentar descobrir como eliminá-las para sempre. A tentativa mais recente, vinda de uma empresa chamada Algolux, surge de uma tecnologia promissora que permite estabilizar as fotos tiradas com as suas as mãos tremulas.

O sistema é, na verdade, composto por duas partes diferentes. Uma parte é baseada em software usando algo chamado “Lente Virtual“, que identifica e corrige as aberrações ópticas da objectiva e tenta “resolvê-los”. Eles afirmam que isso vai permitir que os módulos de câmara possam passar a ser menores e mais leves.

A segunda parte do sistema, o “Virtual IS”, usa um outro dispositivo, tipo a câmara frontal do próprio smartphone, para detectar os micro movimentos durante a captura da imagem. Usando esses dados, e fazendo-se engenharia inversa do movimento da câmara, é possível corrigir-se a desfocagem no processamento. O resultado final é uma imagem que, mesmo tirada com pouca luz, terá definição e não estará desfocada.

A empresa ainda é recente, e  encontra-se ainda numa fase de angariação de fundos, utilizando o seu website como forma de passar a palavra, mas os resultados parecem interessantes.

 

Se esta tecnologia vai ou não vai fazer parte dos dispositivo mais mainstream, não sabemos. Actualmente há já várias tecnologias concorrentes a tentar vingar no mundo da fotografia via smartphone, vamos ver se esta é uma delas.

 

O que acham desta tecnologia? Será que esta startup irá conseguir algo que os grandes fabricantes ainda não conseguiram?


Homepage: Algolux

Exit mobile version