Dada a sua popularidade, o Kodi e as boxes que lhe permitem o acesso, têm sido associados ao acesso a conteúdos ilegais e que violam as leis de direitos de autor. São várias as empresas e serviços que tomaram medidas para manter longe de si a associação a estes dispositivos.
Seguindo o que parece ser já uma tendência, o Facebook associou-se também a estas medidas e está a procurar manter fora do Marketplace as vendas de boxes Kodi e de produtos associados.
Têm sido vários os serviços na Internet que têm estado a tomar uma posição clara contra o Kodi e as boxes Android que implementam este media player. A maior razão usada é para impedir o acesso aos conteúdos protegidos, de forma ilegal.
O Facebook resolveu agora seguir o mesmo caminho e alterou as regras do seu Marketplace para incluir uma alínea específica que vem banir a promoção e a venda de equipamentos que implementem o Kodi.
A medida do Facebook pretende apenas eliminar deste seu mercado as boxes Kodi que têm causado sérios problemas e que tem inclusive levado à prisão de várias pessoas, associadas à comercialização destas boxes.
Não se sabe se o Facebook irá policiar de forma ativa esta nova proibição ou se irá apenas deixar a medida ser controlada pelos utilizadores que usarem o serviço.
Ao mesmo tempo que limita a venda de boxes com o Kodi, ao generalizar a sua utilização, o Facebook está também a limitar o acesso ao Kodi por utilizadores que não o pretendem usar para fins ilegais.
O cerco aos utilizadores do Kodi aperta-se e é cada vez mais difícil encontrar as boxes com Kodi nos principais locais de venda da Internet. O Kodi não é ilegal, mas a utilização que muitos lhe dão é que o torna proibido e exposto a problemas legais.