Em semana de regresso do temível Jigsaw, os portugueses têm bastantes razões para se deslocarem até ao cinema mais próximo. São sete estreias, quatro europeias, e três delas muito bem cotadas no IMDB, a maior base de dados online sobre cinema. Quem estiver com dúvidas em comprar um bilhete de cinema, é só continuar a ler, pois tentarei ajudar na escolha. Dito isto, preparem as pipocas. A sessão vai começar.
Entre Le Murs A Turma (Entre Le Murs), vencedor da Palma de ouro do festival de Cannes, é baseado no livro com o mesmo nome escrito por François Bégaudeau e tem recebido críticas muito positivas. Realizado por Laurent Cantet, o filme conta com a participação de actores não profissionais e do próprio autor do livro que interpreta um professor. A Turma segue um ano de um professor e da sua turma numa escola num bairro problemático de Paris, microcosmos da multietnicidade da população francesa, espelho dos contrastes multiculturais dos grandes centros urbanos de todo o mundo. Um filme muito aconselhado. In Bruges De seguida temos em Bruges (In Bruges), um filme filmado essencialmente na Bélgica, mais propriamente na cidade de Bruges que foi capital europeia da cultura em 2002. Podem então contar com vários elementos turísticos, como os famosos canais que lhe dão a alcunha de “Veneza do norte”, ou os lindíssimos edifícios que se erguem pelas ruas estreitas da cidade. Foi escrito e realizado pelo oscarizado Martin McDonagh e conta com as interpretações de Colin Farrel, Ralph Fiennes e Brendan Gleeson . Estando actualmente no Top 250 do IMDB, a película conta a história de dois assassinos profissionais que se encontram em férias, esperando por um telefonema com novas ordens. Depois de receberem a chamada, as férias tornam-se numa luta entre a vida e a morte. A sua visualização é muito aconselhada.
Chrysalis – Um Futuro Próximo (Chrysalis) é um Thriller com uma atmosfera de ficção científica e é realizado por Julien Leclerq. O filme conta a história de David Hoffman, tenente da polícia europeia, que aceita regressar ao serviço para tentar apanhar um perigoso ladrão, suspeito de um assassinato horrendo. A sua investigação leva-o a uma clínica dotada de tecnologia de ponta muito vigiada pelo professor Brugen onde nem tudo o que parece ser, de facto o é. Este Chrisalis tem despertado uma recepção morna no público, pelo que o seu visionamento dependerá de cada pessoa.
O fenómeno High School Music regressa para aquela que promete ser a última incursão das personagens que, por certo, marcaram muitos jovens. Neste filme encontramos os seniores do liceu, Troy e Gabriella, perante a perspectiva da separação, quando cada um deles se prepara para ir para diferentes universidades. Juntamente com os restantes Wildcats, eles organizam um sofisticado musical de Primavera que reflecte as suas experiências, esperanças e receios no futuro. Aconselhado mais para o público jovem, mas para quem é fã da magia Disney sempre poder dar uma espreitadela.
War Inc. Guerra S.A. (War Inc.), é protagonizado por John Cusack, Bem Kingsley e Dan Akroyd, sendo uma sátira política ao negócio da guerra transporto pelos E.U.A., com a acção a passar-se num país fictício de nome Turaquistão. Tem suscitado muitas críticas negativas, mas também bastantes positivas. Não sendo muito consensual, vale pelo forte elenco e por ser um filme com bom humor.
Passamos agora para Busca Implacável (Taken), que tem no principal papel Liam Neeson. O filme fala do tráfico de mulheres e conta a história de um pai desesperado em resgatar a sua filha. É mais um filme aconselhado e que prova que na Europa também se faz bom cinema. É realizado por Pierre Morel e foi escrito por Luc Besson e Robert Mark Kamen, autores do filme de grande sucesso O Quinto elemento.
Para finalizar este artigo, resta-me dizer que podem ver mais uma vez o famoso psicopata Jigsaw no grande ecrã. Saw V, que acaba de se tornar no franchise de terror com maior sucesso de sempre, marca em beleza esta época de Halloween trazendo mais puzzles mortais e muitos momentos macabros. Esta saga que se tornou num caso sério de popularidade, promete acabar para o ano com Saw VI em alturas do Halloween.
Sendo assim desejo a todos vós, amantes do cinema, bons filmes e uma óptima semana.
NOTA: Este artigo foi escrito por Ricardo Vieira para o Pplware