Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia do filme “A Árvore da Vida”, com a história impressionista de uma família do Midwest americano nos anos 50, com Brad Pitt, Sean Penn e Jessica Chastain nos principais papéis. Destaque também para a estreia do documentário “Banksy – Pinta a Parede”, nomeado para o Óscar na categoria de melhor documentário, nesta última edição.
Estreia ainda o filme “Destino Infernal”, que conta a história de um homem rude e agressivo (Nicolas Cage), que tenta parar um culto de fanáticos que matou sua filha; o filme português “América”, na última participação de Raul Solnado; e por fim, a comédia “Nada a Declarar”, o maior sucesso do cinema francês deste ano.
A ÁRVORE DA VIDA M12|DRAMA, FANTÁSTICO, FICÇÃO CIENTÍFICA|EUA|138m
Realizador: Terrence Malick Argumento: Terrence Malick Intérpretes: Brad Pitt, Sean Penn, Jessica Chastain, Fiona Shaw, Nicolas Gonda, Will Wallace, Cole Cockburn, Joanna Going, Irene Bedard, Tamara Jolaine IMDB: 7,9 /10 (998 votos)
De Terrence Malick, o aclamado realizador de clássicos como “Badlands”, “Days of Heaven” e “The Thin Red Line”, “A Árvore da Vida” é a história impressionista de uma família do Midwest americano nos anos 50.
O filme acompanha a existência de Jack (Hunter McCracken enquanto jovem; Sean Penn em adulto) desde o seu nascimento, nos anos 50, até à idade adulta, da perda da inocência ao cinismo de um homem maduro que é parte da civilização pós-moderna.
Jack, o mais velho de três irmãos, cresce dividido entre duas visões divergentes da realidade: o autoritarismo de um pai, ambicioso e descrente (Brad Pitt), com quem vive em perpétuo conflito, e a generosidade e candura de uma mãe (Jessica Chastain), que lhe dá conforto e segurança.
Até que um trágico acontecimento vem perturbar o já de si frágil equilíbrio familiar…
Quinta longa-metragem do aclamado cineasta Terrence Malick (“A Barreira Invisível”), “A Árvore da Vida” reflecte sobre a origem do universo e de como a tragédia da vida de um ser humano pode ser tão diminuta quando vista a uma escala global.
AMÉRICA M12|COMÉDIA, DRAMA|EUA|111m
Realizador: João Nuno Pinto Argumento: Luísa Costa Gomes, Melanie Dimantas Intérpretes: Chulpan Khamatova, Fernando Luís, María Barranco, Dinarte Branco, Cassiano Carneiro, Raul Solnado, Mikhail Evlanov, Francisco Maestre, Nikolai Popkov IMDB: 4,5 /10 (25 votos)
“América” é um filme que retrata um país de encalhados em busca do “El Dorado” tendo por isso um título irónico. O filme mostra também um país contemporâneo, em transformação, com uma sociedade multicultural, multi-étnica e multilingue. Filmado na Cova do Vapor, na Trafaria, o filme tem no elenco actores como Fernando Luís, Chulpan Khamatova, Dinarte Branco, Cassiano Carneiro e Maria Barranco. Além de Raul Solnado no seu último filme, que não chegou a ver pronto.
Vítor (Fernando Luís) é um conhecido charlatão, especialista em enganar velhinhas, que envereda por um esquema novo: falsificação de documentos.
Liza (Chulpan Khamatova), a sua jovem mulher, é uma imigrante russa que, desde o dia em que casou com ele, se vê sempre metida em sarilhos.
Com esta nova ocupação, a vida – e a casa – de Vítor torna-se num ponto de encontro de ex-mulheres, vigaristas e imigrantes ilegais de todas as origens e nações.
E é assim que Liza conhece Andrei (Mikhail Evlanov), um emigrante ucraniano por quem se apaixona e com quem tenciona fugir. Mas parece que a propensão de Liza para arranjar problemas só tem tendência a piorar: é que Andrei é procurado pela máfia do Leste europeu, que o tenciona ver morto…
Uma comédia em estilo burlesco, realizada por João Nuno Pinto, com a participação do humorista Raúl Solnado, falecido a 8 de Agosto de 2009.
BANKSY – PINTA A PAREDE! M12|DOCUMENTÁRIO|EUA|84m
Realizador: Banksy Argumento: Banksy Intérpretes: Banksy, Thierry Guetta, Space Invader, Shepard Fairey, Rhys Ifans, Jay Leno, Joshua Levine IMDB: 8,1 /10 (13 001 votos)
O filme/documentário de nome “Banksy – Pinta a Parede”, conta em 84 minutos de duração a história de um excêntrico dono de uma loja que se torna director de documentários e que resolve procurar Banksy para fazer um documentário sobre ele. O documentário é realizado por Banksy, um muito famoso artista britânico, que se dedica à arte do graffiti e stencil, sempre de forma original e com uma grande mensagem política/social por trás.
Na era da comunicação em que vivemos e em que todos os dias somos confrontados com excesso de informação e publicidade, o olhar de Banksy oferece 84 minutos de uma visão distinta sobre o verdadeiro valor da arte no território da “street culture”.
Sem desvendar identidades, o documentário segue vários artistas de reputação internacional demonstrando a grandeza dos graffiti enquanto arte real.
Apresentado fora de competição na edição de 2010 Festival de Berlim, foi premiado no festival de cinema independente de Sundance e nomeado para o Óscar na categoria de melhor documentário.
DESTINO INFERNAL M12|ACÇÃO, FANTÁSTICO, THRILLER|EUA|104m
Realizador: Patrick Lussier Argumento: Todd Farmer, Patrick Lussier Intérpretes: Nicolas Cage, Amber Heard, William Fichtner, Billy Burke, David Morse, Todd Farmer, Christa Campbell, Charlotte Ross, Jack McGee, Katy Mixon, Wanetah Walmsley IMDB: 5,8 /10 (10 487 votos)
O filme “Destino Infernal”, com argumento de Todd Farmer, foi feito em formato 3D e conta a história de um homem rude e agressivo, que tenta parar um culto de fanáticos que matou sua filha e começa agora, a se preparar para matar a sua neta. Este homem, interpretado por Nicolas Cage e que se chama Milton, tem apenas três dias para encontrá-los e acabar com o culto. Além de Cage e Amber, o filme traz em seu elenco também William Fichtner, Billy Burke, Simona Williams, entre outros.
Milton (Nicolas Cage) evade-se da prisão. A filha foi morta e a neta vai ser sacrificada numa noite de lua cheia, dentro de três dias.
Com a ajuda de Piper (Amber Heard), uma empregada sexy e inteligente, que lhe empresta a bomba de quatro rodas do namorado (um Black Challenger de 71) vai partir numa missão suicida onde ele procura a redenção e ela… fica bem em qualquer lado por isso pode ir junta.
Para aumentar a emoção ele é perseguido pela polícia, por um assassino contratado (William Fichtner) e pelos seguidores do culto satânico. Tudo isto a alta velocidade, com muita adrenalina, muita testosterona e Amber Heard a 3D.
NADA A DECLARAR M12|COMÉDIA|FRANÇA
Realizador: Dany Boon Argumento: Dany Boon, Yaël Boon Intérpretes: Benoît Poelvoorde, Dany Boon, Julie Bernard, Karin Viard, François Damiens, Bouli Lanners, Olivier Gourmet, Michel Vuillermoz, Christel Pedrinelli IMDB: 6,3 /10 (422 votos)
“Nada a Declarar”, o maior sucesso do cinema francês deste ano, cerca de 9 Milhões de espectadores, apresenta-nos a peripécias entre Ruben, um guarda fronteiriço anti franceses que vê o fim das fronteiras como um ultraje à memoria dos seus antepassados, e Mathias, um francês que guarda a mesma fronteira, que terá de conquistar a simpatia de Ruben se quiser casar com a sua irmã.
Durante a época de abolição das fronteiras europeias, nos anos 90, Ruben (Benoît Poelvoorde), um guarda fronteiriço da cidade belga de Koorkin, e Mathias, um seu homólogo francês da cidade de Courquain, tentam lidar com o triste facto de as suas funções serem suprimidas.
Ruben, para além de perfeccionista e excessivamente zeloso, odeia franceses e tudo o que o possa lembrar França. Por seu turno, o colega Mathias (Dany Boon), considerado inimigo desde sempre, vive um romance secreto com a sua irmã.
Assim, o apaixonado rapaz está decidido a casar com a namorada mesmo ciente que, para o poder fazer, terá de se sujeitar ao irmão, por mais inflexível, rezingão e insuportável que ele se possa mostrar. Para isso, oferece-se para fazer uma viagem de trabalho que se tornará absolutamente inesquecível…
Depois do sucesso de bilheteira em França com o filme “Bem-vindo ao Norte” (2008), Dany Boon repete o feito com esta comédia de costumes, vista por mais de nove milhões de espectadores no seu país de origem.