Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia do filme “Cliente de Risco”, que é baseado na obra homónima de Michael Connelly, e também do filme “Real Desatino”, que conta com Natalie Portman, James Franco e Zooey Deschanel nos principais papeis.
Estreia ainda a comédia “Arthur”, um remake da comédia dos anos 80 “Arthur – O Milionário Sedutor”; o filme português “Águas Mil” de Ivo Ferreira, que procura desvendar alguns “silêncios e segredos” do período pós-revolução em Portugal; o filme Austríaco “Lourdes”; o thriller “Monsters – Zona Interdita”, onde um jornalista concorda em escoltar uma rapariga através de uma zona infectada no México; e por fim, da Alemanha, os documentários “Pina” e “Sonhos de Dança”, numa singela homenagem à conceituada coreografa alemã Pina Bausch.
CLIENTE DE RISCO M12|DRAMA, THRILLER|EUA|118m
Realizador: Brad Furman Argumento: Michael Connelly, John Romano Intérpretes: Matthew McConaughey, Marisa Tomei, Ryan Phillippe, William H. Macy, Josh Lucas, John Leguizamo, Michael Peña, Bob Gunton, Frances Fisher, Bryan Cranston, Margarita Levieva IMDB: 7,5 /10 (6 424 votos)
“Cliente de Risco” é um filme baseado na obra homónima de Michael Connelly, realizado por Brad Furman (“The Take”). O filme conta no elenco com Matthew McConaughey, Marisa Tomei, Ryan Phillippe, William H. Macy, John Leguizamo, Michael Pena, Trace Adkins, Katherine Moennig e Erin Carufel. Nesta obra seguimos um advogado com poucos escrúpulos (McConaughey) que se vê envolvido no intenso caso de um playboy de Beverly Hills acusado de homicídio.
Michael Haller (Matthew McConaughey) é advogado em Los Angeles. Cínico e manipulador, para ele a lei pouco ou nada tem a ver com culpa ou inocência.
O seu escritório é o banco de trás do seu velho Lincoln Continental, onde ele estuda os processos e arquitecta as suas causas. Praticamente toda a sua carreira tem sido a defesa de pequenos criminosos.
Até que é contratado para um caso importante: a defesa de um playboy rico de Beverly Hills, acusado da violação e tentativa de assassínio de uma prostituta.
Mas o que parecia ser um caso simples e muito rentável transforma-se numa perigosa disputa entre dois mestres da manipulação…
Realizado por Brad Furman, é uma adaptação de um romance do escritor Michael Connelly.
ARTHUR M12|COMÉDIA|EUA|110m
Realizador: Jason Winer Argumento: Peter Baynham, Steve Gordon Intérpretes: Russell Brand, Helen Mirren, Jennifer Garner, Greta Gerwig, Geraldine James, Luis Guzmán, Nick Nolte, Christina Calph, John Hodgman, Murphy Guyer IMDB: 5,2 /10 (3 099 votos)
O filme “Arthur” é um remake da comédia dos anos 80 “Arthur – O Milionário Sedutor”. No filme, Arthur (Russel Brand), é um rapaz milionário graças ás heranças de família, mas cujo estilo de vida luxuoso fica em risco se não casar com Susan (Jennifer Garden) e para ajudar, apaixona-se por uma jovem que a família não aprova, pelo que terá de provar de consegue trabalhar e sustentar-se a si próprio – uma tarefa complicada para quem nunca sequer se vestiu sozinho!
Arthur Bach (Russell Brand) é, para além do único herdeiro de uma fortuna milionária, um rapaz de uma inocência infantil que sobrevive apenas devido a tudo o que o dinheiro pode comprar e à generosidade de Hobson (Helen Mirren), uma espécie de ama-seca, que o segue para todo o lado.
Um dia, de casamento arranjado com Susan Johnson (Jennifer Garner) e farto que lhe digam o que fazer, decide rebelar-se e tomar as suas próprias decisões. Indignada com a sua rebeldia, a família exige que ele abdique dos seus milhões e que comece do zero, como qualquer outro mortal.
E é assim que Arthur segue o seu caminho em busca de Naomi (Greta Gerwig), o seu amor proibido e, na viagem, ainda aprende o que é preciso para tomar as rédeas da sua própria vida.
ÁGUAS MIL M12|DRAMA|PORTUGAL|90m
Realizador: Ivo M. Ferreira Argumento: Ivo Ferreira, Margaret Glover Intérpretes: Gonçalo Waddington, Adelaide João, Joana Seixas, Hugo Tourita, Lídia Franco, Cândido Ferreira, Juan Jesús Valverde IMDB: 6,2 /10 (17 votos)
“Águas Mil”, uma longa-metragem de ficção de Ivo Ferreira que procura desvendar alguns “silêncios e segredos” do período pós-revolução em Portugal. A nova longa-metragem é um olhar, com “alguma mágoa, mas também com grande ternura”, para a geração que fez a revolução de Abril. Produzido pela Filmes do Tejo, “Águas Mil” tem Gonçalo Waddington no papel principal. O elenco envolve ainda Lídia Franco, Cândido Ferreira (pai de Ivo Ferreira), Joana Seixas, Hugo Tourita, Adelaide João e Juan Jesus Valverde.
Em Abril de 1974, cai uma ditadura de mais de 40 anos em Portugal e nos anos que se seguiram, a jovem democracia serviu de palco a muitas convulsões políticas.
Foi neste ambiente que a acção de um braço armado da extrema-esquerda mudou para sempre o destino de uma família – um pai que desaparece sem deixar rasto, uma mãe que opta por negar o passado e um filho que cresce sem respostas.
Em 2008 Pedro é um jovem adulto e toma a grande decisão da sua vida: revisitar a história familiar e do País, guiado pela sua avó mas acima de tudo pela sua vontade de resolver o enigma da sua infância.
Lança-se numa recolha de pistas quase apagadas pelo tempo, reencontra personagens que querem ser esquecidos e, aos poucos, chega ao momento em que o seu pai desapareceu. Homicídio? Fuga?
Nesta viagem interior que o leva de Portugal ao deserto em Espanha, Pedro redescobre a sua relação com os que lhes estão mais próximos e com a história do seu País. Pedro vai, perigosamente, reviver o episódio que fez desaparecer o seu pai mais de 20 anos antes.
Segunda longa-metragem de Ivo Ferreira, “Águas Mil” marca o regresso do realizador quase uma década depois de “Em Volta”.
LOURDES M12|DRAMA|AUSTRIA|96m
Realizador: Jessica Hausner Argumento: Jessica Hausner Intérpretes: Sylvie Testud, Léa Seydoux, Gilette Barbier, Gerhard Liebmann, Bruno Todeschini, Elina Löwensohn, Katharina Flicker, Linde Prelog, Heidi Baratta IMDB: 7,0 /10 (1 034 votos)
No filme “Lourdes”, presa a uma cadeira de rodas por causa de uma doença incurável, Christine decide fazer uma viagem a Lourdes, local icónico de peregrinação nos Pirinéus. Doentes do mundo inteiro deslocam-se a Lourdes para recuperar a sua saúde. Esperam por um milagre neste local que é sinónimo de esperança, conforto e cura para os moribundos e desesperados.
Confinada a uma cadeira de rodas devido a uma doença degenerativa nos ossos, Christine (Sylvie Testud) sente a revolta de quem, todos os dias, enfrenta as dificuldades inerentes à sua condição.
Sem perder a esperança, empenha-se numa peregrinação ao Santuário de Lourdes, nos Pirenéus franceses, visitada por milhares de crentes de todo o mundo.
Aí conhece Madame Hartl, uma senhora de meia-idade que, à custa de uma vida de profunda solidão, procura em Lourdes o sentido para a sua existência.
Entre as duas nasce uma relação de fé tão grandiosa que Christine, assistindo ao milagre da sua própria vida, acaba por voltar a andar. Decidida a agarrar aquela que considera ser a grande oportunidade da sua vida, nada a parece fazer parar.
Terceira longa-metragem de Jessica Hausner (“Lovely Rita”, “Hotel”), um filme sobre a fé e a coragem das pessoas comuns perante a adversidade.
MONSTERS – ZONA INTERDITA M12|FICÇÃO CIENTÍFICA, TERROR, THRILLER|REINO UNIDO|94m
Realizador: Gareth Edwards Argumento: Gareth Edwards Intérpretes: Whitney Able, Scoot McNairy IMDB: 6,5 /10 (19 226 votos)
No filme “Monsters – Zona Interdita”, os humanos enviaram uma sonda espacial à procura de vida extraterrestre. Quando o material regressa à Terra, um buraco gigantesco forma-se na região do México. Sem saber exactamente o que fazer,as autoridades militares declaram estado de quarentena no local. Não demoram muito a aparecer as primeiras criaturas que vieram com a sonda. Nesse contexto, um jornalista precisa de acompanhar a filha do chefe dele a uma região próxima do desastre.
À seis anos atrás a NASA descobriu a possibilidade de existir vida no nosso sistema solar. Foi lançada uma sonda para recolher amostras, mas ao reentrar na atmosfera a sonda perde o controle e cai algures na América Central.
Pouco tempo depois do acidente as amostras que vinham na sonda começam a sofrer mutações… Toda a região do México é posta de quarentena. Actualmente os exércitos Americano e Mexicano continuam a lutar contra as “criaturas”.
A nossa história começa quando um jornalista concorda em escoltar uma rapariga através da zona infectada no México, até à segurança da fronteira Norte Americana.
PINA M12|DANÇA, DOCUMENTÁRIO, MUSICAL|ALEMANHA|106m
Realizador: Wim Wenders Argumento: Wim Wenders Intérpretes: Regina Advento, Malou Airaudo, Ruth Amarante, Pina Bausch, Rainer Behr, Andrey Berezin, Damiano Ottavio Bigi, Bénédicte Billet, Ales Cucek, Clementine Deluy IMDB: 7,9 /10 (491 votos)
“Pina” é um filme para Pina Bausch de Wim Wenders, com o Tanztheater Wuppertal, sobre a obra única da extraordinária coreógrafa alemã que morreu em 2009. É uma viagem sensual e deslumbrante através das coreografias dançadas no palco e em locais da cidade de Wuppertal – cidade que durante 35 anos foi a casa e o centro de criatividade de Pina Bausch.
Uma homenagem a Pina Bausch (1940-2009) pelo aclamado realizador Wim Wenders com coreografia da companhia Tanztheater Wuppertal a partir da obra da coreógrafa alemã.
Traçado à volta de “A Sagração da Primavera”, “Café Müller”, “Kontakthof” e “Vollmond”, as quatro mais famosas peças da coreógrafa, o filme leva-nos numa viagem às profundezas da arte da dança, tendo como cenário a cidade de Wuppertal, Alemanha, que Pina Bausch escolheu para viver os últimos 35 anos da sua vida e que Wenders quis que se tornasse, ela mesma, uma personagem da história a contar.
REAL DESATINO M12|ACÇÃO, AVENTURA, COMÉDIA, FANTÁSTICO|EUA
Realizador: David Gordon Green Argumento: Danny McBride, Ben Best Intérpretes: Natalie Portman, James Franco, Zooey Deschanel, Charles Dance, Toby Jones, Danny McBride, Rasmus Hardiker, Justin Theroux, Damian Lewis, Deobia Oparei IMDB: 6,1 /10 (5 125 votos)
“Real Desatino” é o novo filme do realizador David Gordon Green (“Pineapple Express”). A história é sobre um príncipe arrogante e preguiçoso interpretado por Danny McBride, que tem que completar uma missão para salvar o reino do pai. James Franco interpreta o irmão heróico, Zooey Deschanel é a sua noiva, e Natalie Portman é a princesa guerreira que tem um interesse amoroso por McBride.
Thadeous (McBride) passou a vida a ver o seu perfeito irmão mais velho Fabious (Franco), embarcar em corajosas jornadas e conquistar o coração do povo. Cansado de ser excluído da aventura, adoração e do trono, resignou-se a uma vida de erva “medicinal”, bebida e donzelas fáceis.
Mas quando Belladonna (Zooey Deschanel), a futura noiva de Fabious, é raptada pelo malvado feiticeiro Leezar (Justin Theroux), o rei faz-lhe um ultimato: ou ajuda no resgate ou acaba-se a boa vida.
Contrariado, Thadeous junta-se a Fabious numa perigosa jornada para salvar a princesa. Acompanhados por Isabel (Natalie Portman) – uma guerreira com uma perigosa agenda privada – os irmãos têm de derrotar terríveis criaturas e maléficos cavaleiros para chegarem a Belladonna.
Se no seu íntimo, Thadeous encontrar um herói, poderá ajudar o irmão a evitar a destruição do reino, mas se mantiver o estilo calão, não só morrerá cobarde, como assistirá na primeira fila ao surgimento de uma nova Era das Trevas.
SONHOS DE DANÇA M12|DANÇA, DOCUMENTÁRIO|ALEMANHA|92m
Realizador: Rainer Hoffmann, Anne Linsel Argumento: Anne Linsel Intérpretes: Pina Bausch, Bénédicte Billet, Josephine Ann Endicott IMDB: 7,7 /10 (70 votos)
Em 2008, Pina Bausch escolheu 40 adolescentes que nunca tinham ouvido falar nela e convidou-os a dançar “Kontakthof”. Em dez meses, os jovens descobrem o génio de Bausch e os seus corpos. Pina Bausch morre em 2009 e “Sonhos de Dança” é um testemunho da sua obra revolucionária.
Ao longo de 2008, Anne Linsel e Rainer Hoffman documentaram dez meses de ensaios de “Kontakthof”, a obra de referência de Pina Bausch, estreada em 1978, desta vez com 40 jovens raparigas da cidade de Wuppertal, Alemanha.
Para além de testemunhar o processo de amadurecimento daquelas jovens enquanto bailarinas, o filme é também uma delicada análise dos medos e anseios característicos da adolescência.
“Sonhos de Dança” é mais um testemunho da grandiosidade da obra da coreógrafa e bailarina que morreu em 2009.