Pplware

Tardes de Cinema

Nesta semana cinematográfica, temos boas estreias nas salas portuguesas, desde logo com destaque para o filme “A Rapariga do Capuz Vermelho”, uma adaptação cinematográfica por Catherine Hardwicke (do conto infantil “Capuchinho vermelho” e também do filme “O Código Base”, um thriller de ação centrado num soldado que acorda no corpo de um homem desconhecido.

Estreia ainda o filme de animação “Rio”, que conta a história de Blu, uma arara rara que pensa ser o último da sua espécie; o thriller “London Boulevard – Crime e Redenção”, um filme de gangsters construído a partir do livro homónimo de Ken Bruen; e por fim o documentário “A Cidade dos Mortos”, no Cairo, onde um milhão de pessoas vivem dentro do cemitério – em casas tumulares ou nos edifícios que cresceram em redor.

A RAPARIGA DO CAPUZ VERMELHO M12|DRAMA, FANTÁSTICO, ROMANCE|EUA

Realizador: Catherine Hardwicke Argumento: David Johnson Intérpretes: Amanda Seyfried, Lukas Haas, Gary Oldman, Billy Burke, Shiloh Fernandez, Max Irons, Virginia Madsen, Julie Christie, Michael Hogan, Adrian Holmes, Cole Heppell IMDB: 4,8 /10 (4 056 votos)

“A Rapariga do Capuz Vermelho” (Red Riding Hood) é uma adaptação cinematográfica por Catherine Hardwicke (realizadora de “Crepúsculo”) do conto infantil “Capuchinho vermelho”. Nesta versão moderna, o Capuchinho vermelho encontra-se num triângulo amoroso obscuro do qual fazem parte Amanda Seyfreid, Billy Burke e Max Irons. O filme tem estado a ser descrito como sendo uma adaptação irreverente – uma narrativa moderna, com diálogos e música contemporâneos – do célebre conto sobre a rapariga que atravessa a floresta para ir visitar a sua avó doente.

Baseado no clássico conto do “Capuchinho Vermelho”, esta versão desenrola-se numa aldeia medieval, rodeada por uma floresta mística onde habita um lobisomem.

Valerie (Amanda Seyfried) é uma jovem e bonita mulher que se encontra indecisa entre dois homens. Por um lado, está apaixonada por um estranho, Peter (Shiloh Fernandez), por outro lado os seus pais arranjaram-lhe um casamento com um homem rico, Henry (Max Irons).

Valerie e Peter planeiam fugir, quando descobrem que a irmã mais velha de Valerie foi morta por um Lobisomem. Durante anos, as pessoas mantiveram tréguas com a besta, oferecendo um sacrifício mensal. Mas, debaixo de uma lua vermelha, o Lobisomem quer sangue humano.

Sedentas por vingança, as pessoas chamam um famoso caçador de Lobisomens, Solomon (Gary Oldman). Mas a chegada de Solomon acarreta consequências, pois avisa que o Lobisomem pode ser qualquer pessoa e estar entre eles.

Valerie paulatinamente começa a desconfiar que a criatura pode ser alguém que ela ama.

A CIDADE DOS MORTOS M12|DOCUMENTÁRIO|PORTUGAL

Realizador: Sérgio Tréfaut Argumento: Sérgio Tréfaut Intérpretes: (nada a assinalar) IMDB: (ainda sem votação)

“A Cidade dos Mortos”, no Cairo, é a maior necrópole do mundo. Um milhão de pessoas vivem dentro do cemitério – em casas tumulares ou nos edifícios que cresceram em redor. Dentro do cemitério há de tudo: padarias, cafés, escolas para as crianças, teatros de fantoches… “A Cidade dos Mortos” estende-se por mais de dez quilómetros ao longo de uma auto-estrada, mas não deixa de ser uma aldeia, com mães à caça de um bom partido para as filhas, rapazes a correr atrás das raparigas, disputas entre vizinhos. Preparado e rodado ao longo de cinco anos (2004-2009), este filme procura dar a ver o a alma invisível deste cemitério.

Cairo, Egipto. Um cemitério que é uma cidade dentro da própria cidade, ao longo de dez quilómetros de auto-estrada.

Entre túmulos, ou dentro deles, um milhão de pessoas monta as suas casas sobre os familiares que partiram. Tudo nesta cidade é igual a qualquer outra: existem lojas, oficinas, cafés, escolas.

“Aquele, no filme, é o ‘meu’ cemitério do Cairo, é a expressão daquilo que sinto”, confessa Sérgio Tréfaut que afirma ainda encontrar-se nesta simultaneidade: “a consciência da materialidade das coisas, a podridão da carne, o estarmos próximos dos vermes e uma enorme capacidade espiritual daquelas pessoas, uma enorme fé e energia na vida. Uma noção da finitude das coisas sem resignação nem niilismo”.

LONDON BOULEVARD – CRIME E REDENÇÃO M12|CRIME, ROMANCE, THRILLER|REINO UNIDO|103m

Realizador: William Monahan Argumento: Ken Bruen, William Monahan Intérpretes: Keira Knightley, Colin Farrell, Anna Friel, Ray Winstone, David Thewlis, Jamie Campbell Bower, Stephen Graham, Eddie Marsan, Ben Chaplin IMDB: 6,4 /10 (5 277 votos)

“London Boulevard – Crime e Redenção” é um filme de gangsters que marca a estreia na realização do prestigiado argumentista William Monahan (“The Departed”). Com Colin Farrell, Keira Knightley, Ray Winstone e Stephen Graham, o filme é construído a partir do livro homónimo de Ken Bruen, que segue um homem (Farrel) que acaba de sair da prisão que se apaixona por uma atriz e que terá de lidar com um grupo de gangsters a que esteve ligado.

Depois de cumprida a pena a que foi condenado, Mitchell (Colin Farrell) decide regressar à vida real e mudar radicalmente o seu modo de vida. Assim, acaba por conhecer Charlotte (Keira Knightley), uma famosa atriz de cinema com algumas dificuldades em lidar com a fama e com a perseguição dos paparazzi.

Sentindo-se desde logo atraído pela sua beleza e vulnerabilidade, aceita trabalhar como seu guarda-costas.

Mas, apesar das suas boas intenções, a vida em liberdade não promete grandes facilidades pois, infelizmente, Mitchel ainda não conseguiu romper com o seu passado criminoso.

O CÓDIGO BASE M12|AÇÃO, FICÇÃO CIENTÍFICA, THRILLER|EUA|93m

Realizador: Duncan Jones Argumento: Ben Ripley Intérpretes: Jake Gyllenhaal, Michelle Monaghan, Vera Farmiga, Jeffrey Wright, Michael Arden, Cas Anvar, Russell Peters, Brent Skagford, Craig Thomas IMDB: 7,9 /10 (8 986 votos)

O filme “O Código Base” é um thriller de ação centrado num soldado que acorda no corpo de um homem desconhecido, e que aos poucos descobre que faz parte de uma missão para encontrar um terrorista entre os viajantes habituais de um comboio de Chigago. Os atores Jake Gyllenhaal, Michelle Monhaghan e Vera Farmiga são os protagonistas do filme.

Quando o soldado Capitão Colter Stevens (Gyllenhaal) acorda no corpo de um homem estranho, ele descobre que faz parte de uma missão para descobrir um bombista que está num comboio.

Numa missão como nunca havia experimentado, ele aprende que integra uma experiência governamental denominada de “Source Code”, um programa que permite-lhe assumir a identidade de outro homem nos últimos 8 minutos da sua vida.

Colter revive o mesmo incidente várias vezes, recolhendo de cada vez uma pista, até poder resolver o mistério de quem é responsável pelas bombas, de modos a poder prevenir o próximo ataque.

RIO M6|ANIMAÇÃO, AVENTURA, COMÉDIA|EUA

Realizador: Carlos Saldanha Argumento: Don Rhymer Intérpretes: Karen Disher, Jason Fricchione, Sofia Scarpa Saldanha, Leslie Mann, Kelly Keaton, Jesse Eisenberg, Wanda Sykes, Jane Lynch, Rodrigo Santoro, Jamie Foxx, Anne Hathaway, Bernardo de Paula IMDB: 7,5 /10 (1 123 votos)

Situado na magnífica cidade do Rio de Janeiro e nas exuberantes florestas do Brasil, o filme de aventura “Rio” (dos criadores de “Idade do Gelo”) conta a história de Blu, uma arara rara que pensa ser o último da sua espécie. “Rio” reúne uma fauna de personagens vibrantes, uma história comovente, lindas paisagens e o melhor da música latina contemporânea. “Rio” é realizado por Carlos Saldanha e conta com as vozes de Jesse Eisenberg, Anne Hathaway e George Lopez, entre outros.

Blu (voz de Jesse Eisenberg), uma arara de uma espécie em vias de extinção, vive na pacata cidade de Moose Lake, EUA, com Linda (Leslie Mann), a sua dona e melhor amiga.

Quando os cientistas anunciam a descoberta de Jewel (Anne Hathaway), uma fêmea da sua espécie, nas florestas do Rio de Janeiro, os dois decidem partir à aventura de modo a que Blu possa encontrar o amor da sua vida.

Já no Brasil, quando as duas aves se encontram, algo de irremediável acontece entre elas. Fascinado, mas com alguma dificuldade nas abordagens, Blue vai fazer os possíveis para conquistar aquele amor, até mesmo superar a sua maior fobia: voar.

Mas, felizmente para todos, no Brasil ele não vai apenas encontrar o amor e o samba, mas também amigos que estarão a seu lado para o que der e vier.

“Rio” é uma comédia de animação realizada pelo brasileiro Carlos Saura, criador da série “Idade do Gelo”.

Exit mobile version