Nesta semana cinematográfica, temos uma vez mais muitas estreias nas salas portuguesas, com particular destaque para a estreia de “Os Agentes do Destino”, inspirado num conto da autoria de Philip K. Dick, e que narra a história de David Norris (Matt Damon), um carismático membro do Congresso Norte-Americano; e também para estreia de “O Ritual”, um thriller sobrenatural que se baseia em factos verídicos.
Estreia ainda o filme francês “As Múmias do Faraó – As Aventuras de Adèle Blanc-Sec”; o thriller “Época das Bruxas”, com Nicolas Cage; o documentário “Chelsea Hotel”; o filme português “E o Tempo Passa”, protagonizado por Sofia Aparício; o drama/thriller “Em Último Recurso”; a comédia “A Igualdade de Sexos”; e por fim o documentário “Os 2 da (Nova) Vaga”.
OS AGENTES DO DESTINO M12|ROMANCE, THRILLER|EUA
Realizador: George Nolfi Argumento: George Nolfi, Philip K. Dick Intérpretes: Matt Damon, Emily Blunt, Shohreh Aghdashloo, Lisa Thoreson, Florence Kastriner, Phyllis McBryde, Natalie Carter, Chuck Scarborough, Jon Stewart, Darrell Lenormand IMDB: 7,3 /10 (3 911 votos)
A história do filme “Os Agentes do Destino” é inspirada num conto da autoria de Philip K. Dick e narra a história de David Norris (Matt Damon), um carismático membro do Congresso Norte-Americano, que parece destinado a voos mais altos na vida política. No desenrolar da narrativa, conhece a bela bailarina Elise Sellas (Emily Blunt), uma mulher como nunca tinha conhecido anteriormente.
À beira de conquistar um lugar no Senado, o ambicioso político David Norris (Matt Damon) conhece a bela bailarina contemporânea Elise Sellas (Emily Blunt), uma mulher como ele nunca conheceu. Mas assim que se começam a apaixonar, misteriosos homens conspiram para mantê-los afastados.
David percebe que está a lutar contra os próprios Agentes do Destino, que farão tudo ao seu alcance para evitar que David e Elise fiquem juntos. Perante tão estranhos acontecimentos, ele tem de deixá-la ir e aceitar o caminho que lhe foi destinado… ou arriscar tudo e desafiar o Destino.
AS MÚMIAS DO FARAÓ – AS AVENTURAS DE ADÈLE BLANC-SEC M6|ACÇÃO, AVENTURA, FANTASTICO|FRANÇA|107m
Realizador: Luc Besson Argumento: Luc Besson, Jacques Tardi Intérpretes: Louise Bourgoin, Mathieu Amalric, Gilles Lellouche, Jean-Paul Rouve, Jacky Nercessian, Philippe Nahon, Nicolas Giraud, Laure de Clermont-Tonnerre, Gérard Chaillou IMDB: 6,0 /10 (2 404 votos)
Estamos no ano de 1912. Adèle Blanc-Sec é uma jovem e intrépida repórter, disposta a qualquer coisa para atingir os seus objectivos, inclusive navegar rumo ao Egipto para enfrentar múmias de todas as formas e tamanhos.
Enquanto isso, em Paris, o pânico está instalado. Um ovo de dinossauro com 136 milhões de anos eclode misteriosamente no Museu de História Natural, e o pássaro invade os céus da cidade espalhando o terror.
Mas nada nem ninguém conseguirá parar Adèle Blanc-Sec, cujas aventuras vão revelar ainda mais surpresas extraordinárias.
ÉPOCA DAS BRUXAS M12|AVENTURA, DRAMA, FANTASTICO, THRILLER|EUA
Realizador: Dominic Sena Argumento: Bragi F. Schut Intérpretes: Nicolas Cage, Ron Perlman, Claire Foy, Stephen Campbell Moore, Stephen Graham, Ulrich Thomsen, Robert Sheehan, Christopher Lee, Fernanda Dorogi, Rebekah Kennedy, Matt Devere IMDB: 5,5 /10 (5 588 votos)
“Época das Bruxas” é um thriller medieval com fantasia pela meio que conta nos principais papéis com Nicolas Cage e Ron Perlman. No filme, um grupo de cavaleiros do século XIV, em França, tem de transportar uma mulher acusada de feitiçaria para uma abadia nas montanhas, onde os monges vão procurar perceber e destruir os seus poderes, os quais se acredita serem a fonte da Peste Negra.
Em “Época das Bruxas”, a história traz como protagonista Behmen (Nicolas Cage), um cavaleiro que, após um longo período envolvido em Cruzadas, perde algumas batalhas, muitos amigos e por fim a fé.
De volta à sua terra natal, encontra uma Europa devastada pela fome e pela peste negra.
Perante este cenário de destruição, decide juntar-se com um grupo de guerreiros, encarregados de conduzir uma rapariga – suspeita de ser bruxa – para um mosteiro.
Mas demora pouco tempo até que o grupo perceba que a jovem rapariga tem mesmo poderes sobrenaturais, e que se preparam para enfrentar um Mal que vai para alem da sua compreensão.
CHELSEA HOTEL M12|DOCUMENTÁRIO|EUA|88m
Realizador: Abel Ferrara Argumento: Abel Ferrara, David Linter Intérpretes: Vito Acconci, Donald Baechler, Stanley Bard, Ethan Hawke, Abel Ferrara, Dennis Hopper, Bijou Phillips, Milos Forman IMDB: 5,7 /10 (131 votos)
“Chelsea Hotel” é um documentário do aclamado cineasta independente Abel Ferrara sobre o mais icónico hotel da cidade de Nova Iorque que, ao longo da sua existência, foi morada de algumas das maiores personalidades do mundo das artes: Mark Twain, Jean-Paul Sartre, Simone de Beauvoir, Thomas Wolfe, Jack Kerouac, Bob Dylan, Charles Bukowski, Janis Joplin, Patti Smith, Leonard Cohen, Stanley Kubrick… Hoje em dia, apesar do Chelsea estar ainda aberto ao público, as regras não permitem que novos hóspedes se alojem por mais de 24 noites seguidas.
“Chelsea Hotel” celebra as personalidades e vozes artísticas que emergiram do lendário “Chelsea Hotel” em Nova Iorque, considerado no passado, uma torre intocável e impenetrável, para os escritores, artistas, músicos e Mavericks.
No entanto, tudo isso mudou e os dias de junkies a correrem pelos corredores e das frequentes overdoses após as festas, fazem agora parte do passado do hotel, o que ao invés de ser um alívio, é para muitos, uma decepção.
Após a saída de Bard e a entrada do novo proprietário, uma ameaça ao Chelsea Hotel foi criada. Os inquilinos de longa data podem agora ser despejados, numa tentativa de o transformar em mais um Hotel Boutique de Manhattan.
E O TEMPO PASSA M12|DRAMA|PORTUGAL
Realizador: Alberto Seixas Santos Argumento: Alberto Seixas Santos Intérpretes: Sofia Aparício, Isabel Ruth, Américo Silva, Christian Cloarec, Rita Durão, Atílio Riccó, Pedro Górgia, Ricardo Aibéo, Joana Metrass, Patricia Resende, Cecilia Henriques IMDB: (ainda sem votação)
“E o Tempo Passa” é o novo filme de Alberto Seixas Santos, realizador de filmes como “Mal” e “A Rapariga da Mão Morta”. Protagonizado por Sofia Aparício, Isabel Ruth, Américo Silva, Christian Cloarec, Rita Durão, Atílio Riccó, Pedro Górgia, Ricardo Aibéo e Joana Metrass.
Teresa é uma actriz de telenovela. O reencontro de uma velha paixão traz-lhe memórias que ela própria julgava perdidas, levando-a a questionar não apenas a sua vida afectiva, mas também as suas opções profissionais. No estúdio onde decorrem as gravações, o labor quotidiano é pontuado pela agitação de um grupo de jovens actores. Afinal, todos perguntam: onde está a felicidade?
No estúdio onde decorrem as gravações de uma telenovela, Teresa é a actriz principal, cumprindo uma rotina sem grandes surpresas, mas nos últimos tempos assombrada pelo reencontro com um homem com quem já viveu uma agitada história amorosa.
Pressionada para retomar essa relação, confessa-se a Renata, uma figurinista que mantém uma estranha ilusão na sua vida: fala ao telefone para um amante que, de facto, já não existe… Aliás, ilusões não faltam neste mundo habitado por câmaras, ecrãs e microfones: há mesmo quem, com ingénua alegria, confunda as peripécias das cenas que vão sendo registadas com as convulsões da vida real.
Os actores mais novos formam um pequeno mundo à parte, vivendo as histórias das suas personagens num misto de provocação e paródia.
No meio de tudo isto, Teresa tenta encontrar uma saída para a sua solidão, questionando as suas próprias opções profissionais. Tal como as personagens principais da telenovela, também ela quer saber se faz sentido perguntar onde está a felicidade.
EM ÚLTIMO RECURSO M12|DRAMA, THRILLER|EUA|100m
Realizador: Baltasar Kormákur Argumento: Walter A. Doty III, John Claflin, Christian Escario Intérpretes: Mia Stallard, Dermot Mulroney, Diane Kruger, Sam Shepard, Jordi Mollà, Vincent Perez, Rosanna Arquette, David Selby IMDB: 6,7 /10 (685 votos)
I
O filme “Em Último Recurso” é um drama/thriller, onde um casal procura no México por um pulmão para ser transplantado na sua filha, que sofre de uma doença muito rara. Mas depois de concordar com a cirurgia, os pais enfrentam um dilema ético ao descobrir que o órgão foi retirado sem o consentimento do doador. Deverão eles aceitar esse órgão ou esperar por um outro obtido de um modo legal, colocando para isso a vida da sua filha em risco?
Paul e Diane Stanton (Dermot Mulroney e Diane Kruger) são um casal disposto a tudo para salvar a vida da filha Choe (Mia Stallard) que sofre de uma doença rara que lhe danificou um pulmão.
Para sobreviver, a criança precisa com urgência de um transplante e, depois de esperarem meses em vão por um dador compatível, Paul e Diane recorrem a uma clínica no México.
Porém, depois de concordarem com a operação que salvará a pequena Choe, descobrem que o médico tem ligações ao tráfico de órgãos e que várias crianças são raptadas e mortas para servirem de doadoras. Até que ponto Paul e Diane serão capazes de ignorar a sua consciência para salvar a vida da sua filha?
IGUALDADE DE SEXOS M12|COMÉDIA, DRAMA, HISTÓRIA|REINO UNIDO|113m
Realizador: Nigel Cole Argumento: William Ivory Intérpretes: Sally Hawkins, Bob Hoskins, Andrea Riseborough, Jaime Winstone, Lorraine Stanley, Nicola Duffett, Geraldine James, Matthew Aubrey, Daniel Mays, Sian Scott IMDB: 7,1 /10 (1 007 votos)
O filme “A Igualdade de Sexos” estreou no Festival de Toronto e tem vindo a causar sensação, principalmente em relação às suas actrizes, Sally Hawkins e Miranda Richardson. A história do filme segue a greve de 1968 nas fábricas da Ford, enquanto as mulheres protestaram contra a discriminação sexual.
O filme retrata Rita O’Grady, a catalizadora da greve de 1968 na fábrica da Ford de Dagenham, que juntou 187 operárias e levou ao advento da Lei de Igualdade de Pagamento.
A trabalhar em condições extremamente precárias, muitas horas seguidas, e preocupadas em conciliar o trabalho com a vida doméstica, as mulheres da fábrica de Dagenham perdem finalmente a paciência, quando são classificadas como “não qualificadas”.
Com humor, bom senso e coragem, Rita e as outras mulheres, reivindicando igualdade de direitos, viram-se contra os seus patrões, contra a comunidade local e, finalmente, contra o governo, usando a sua inteligência e imprevisibilidade que se revelam à altura de qualquer um dos seus oponentes masculinos.
Ousando resistir e quebrando barreiras, as mulheres mudam um sistema que ninguém queria admitir que estivesse ultrapassado.
O RITUAL M12|DRAMA, TERROR, THRILLER|EUA
Realizador: Mikael Håfström Argumento: Michael Petroni, Matt Baglio Intérpretes: Colin O’Donoghue, Anthony Hopkins, Ciarán Hinds, Alice Braga, Toby Jones, Rutger Hauer, Marta Gastini, Maria Grazia Cucinotta, Arianna Veronesi, Chris Marquette, Torrey DeVitto IMDB: 6,2 /10 (3 421 votos)
“O Ritual” trata-se de um thriller sobrenatural, o qual se baseia em factos verídicos. O filme segue um estudante seminarista, Michael Kovak (Colin O’Donoghue), o qual aceita de forma relutante ter aulas na escola de exorcismo do Vaticano. Durante a sua estadia em Roma, ele conhece um padre inortodoxo, o padre Lucas (Anthony Hopkins), que lhe faz a introdução ao lado negro da fé.
Michael Kovak (Colin O’Donoghue), um padre americano a atravessar um momento de crise, é enviado para uma escola de exorcismo recentemente criada no Vaticano.
Debatendo-se com a perda de fé na religião que professa, começa a pôr em causa os seus superiores, apelando para os resultados das últimas descobertas em neurologia e psiquiatria que podem ter a justificação necessária para as possessões e criações diabólicas.
Contudo, quando é enviado para aprendiz do veterano Padre Lucas (Anthony Hopkins), que tem centenas de exorcismos no currículo, as convicções de Michael começam a ceder. E, ao tomar conhecimento de um caso particularmente complexo de possessão demoníaca, começa a vislumbrar factos que nem mesmo a ciência pode compreender… ou controlar.
Em 2007, a Igreja Católica anunciou que, em cada uma das suas dioceses, iria existir um exorcista. Pouco depois o Vaticano negou essas declarações. Este anúncio foi o ponto de partida para o jornalista italiano Matt Baglio escrever “The Rite: The Making of a Modern Exorcist”, o livro onde relata a experiência do padre Gary Thomas, que serviu como base ao argumento deste “thriller” realizado por Mikael Håfström (“1408”, “Pecado Capital”, “Cruel”).
OS 2 DA (NOVA) VAGA M12|DOCUMENTÁRIO|FRANÇA|91m
Realizador: Emmanuel Laurent Argumento: Antoine de Baecque Intérpretes: Anouk Aimée, Jean-Pierre Aumont, Charles Aznavour, Jean-Paul Belmondo, Jacqueline Bisset, Jean-Claude Brialy, Claude Chabrol, Jean Cocteau IMDB: 6,9 /10 (105 votos)
“Os 2 da (Nova) Vaga” é um documentário sobre dois dos mais emblemáticos cineastas franceses, membros fundadores do mais icónico movimento cinematográfico francês do século XX, a Nouvelle Vague: Jean-Luc Godard (1930) e François Truffaut (1932 -1984).
Através de várias imagens de arquivo, excertos dos filmes de ambos e recortes de imprensa, o realizador Emmanuel Laurent e o crítico Antoine de Baecque mostram a enorme influência que a sua amizade, e posterior ruptura, teve no cinema mundial.