Nesta semana cinematográfica, temos estreias para todos os gostos e feitios! O destaque vai para o thriller “Atraídos pelo Crime”, um filme que conta com Richard Gere, Ethan Hawke, Don Cheadle e Wesley Snipes nos principais papeis. Chega-nos também o drama português “Duas mulheres”, com a história de uma relação lésbica e cenas a soar o erotismo; a comédia romântica “Em Roma”, em que uma moeda muda a vida de uma bela jovem.
Temos ainda o filme “Flor do Deserto”, baseado na história verídica duma menina somali excisada aos 5 anos; o filme Francês “Partir”, onde um ex-presidiário ajuda uma mulher a redescobrir os irresistíveis prazeres da vida; o drama/thriller “Sem Nome”, uma grande aposta cinematográfica vindo do México; e por fim o filme “Shirin”, baseado num relato popular iraniano com mais de 800 anos. Esperemos que gostem…
ATRAÍDOS PELO CRIME M12|ACÇÃO, CRIME, THRILLER|EUA|132m
Realização: Antoine Fuqua Argumento: Michael C. Martin Intérpretes: Ethan Hawke, Richard Gere, Don Cheadle, Jesse Williams, Ellen Barkin, Wesley Snipes, Lili Taylor, Brian F. O’Byrne, Shannon Kane, Will Patton, Vincent D’Onofrio IMDB: 7,2/10 (6 484 votos)
Depois de nos presentear com filmes como “Dia de Treino” (2001), “Operação Especial” (2003), “Rei Artur” (2004) e “O Atirador” (2007), o realizador Antoine Fuquamas apresenta-nos agora o seu novo filme, “Atraídos pelo Crime”, deixando boas indicações. No filme, após uma longa carreira na qual traçaram caminhos completamente diferentes, três experientes policias de Brooklyn são guiados na mesma direcção e acabam por se encontrar na mesma cena de um crime.
Com um rol de actores de gabarito, como Richard Gere, Ethan Hawke, Don Cheadle e Wesley Snipes, o filme conta a história de três polícias da área de Brooklyn que apesar de não se conhecerem, vêem a sua lealdade e moralidade ser testadas num espaço de sete dias.
DUAS MULHERES M16|DRAMA|PORTUGAL|100m
Realização: João Mário Grilo Argumento: Rui Cardoso Martins, Tereza Coelho Intérpretes: Beatriz Batarda, Débora Monteiro, Virgílio Castelo, Nicolau Breyner, Dmitry Bogomolov, Márcia Breia, Raquel Castro, Filipe Cochofel, António Cordeiro, Adelaide de Sousa, Miguel Monteiro, José Wallenstein IMDB: (ainda sem votação)
O filme “Duas mulheres” é a primeira incursão de João Mário Grilo na ficção em dez anos e integra um tríptico sobre a condição humana. “Duas Mulheres” conta a história de Joana (Beatriz Batarda), lisboeta, casada, que se apaixona por outra mulher (Débora Monteiro).
Joana, médica psiquiatra de 40 anos, é casada com Paulo, executivo de uma grande empresa financeira. O casal tem a existência dourada a que dá direito a profissão e a estabilidade de Joana e o poder de Paulo, apesar de, neste caso, os circuitos do dinheiro e dos seus interesses obrigarem a recondicionamentos e sobressaltos constantes, como agora acontece com uma guerra de accionistas à porta.
Paulo espera que Joana cumpra o seu papel e o siga nas suas constantes demonstrações sociais de influência e competência.
Mas a disposição e o quotidiano de Joana são profundamente alterados, quando Mónica, uma jovem modelo, entra na sua vida, por via de uma consulta de urgência.
Mónica traz com ela a beleza, o espírito e a juventude, que Joana interpreta como sendo, ao mesmo tempo, os sinais de um futuro, mas também as marcas de um passado que podia bem ter sido o seu.
Irresistivelmente atraída, como a abelha pelo pólen, Joana envolve-se romanticamente com Mónica, que a transporta para um mundo libertador de experiências e sentimentos, cuja aventura e turbulência está muito longe da futilidade que a persegue no dia a dia.
Será, porém, uma viagem breve, já que a revelação do romance força Paulo a tomar medidas drásticas…
EM ROMA M12|COMÉDIA, DRAMA, ROMANCE|EUA
Realização: Mark Steven Johnson Argumento: David Diamond, David Weissman Intérpretes: Kristen Bell, Josh Duhamel, Will Arnett, Alexis Dziena, Jon Heder, Dax Shepard, Kate Micucci, Bobby Moynihan, Danny DeVito, Anjelica Huston IMDB: 5,1/10 (4 892 votos)
No filme “Em Roma”, Beth Harper (Kristen Bell) é uma jovem bem-sucedida, mas sem muita sorte no amor. No entanto, quando decide visitar a sua irmã em Roma e rouba, impulsivamente, moedas de uma famosa fonte do amor, passa a ser perseguida por vários pretendentes amorosos.
Uma ambiciosa jovem de Nova York, Beth Harper (Kristen Bell), desiludida com o amor, faz uma atribulada viagem para Roma para ver a sua irmã recém-casada.
De forma desafiadora, ela pega moedas mágicas de uma fonte do amor deflagrando, inexplicavelmente, a paixão daqueles que as atiraram para lá.
Depois desse dia e já de regresso a NewYork, ela é agressivamente perseguida por um bando de homens perdidamente apaixonados por ela… Um magnata das salsichas, um mágico de rua, um amável pintor e um modelo egocêntrico. Mas quando um charmoso jornalista a persegue com igual entusiasmo, como ela poderá saber se seu amor é verdadeiro?
FLOR DO DESERTO M12|DRAMA|REINO UNIDO|120m
Realização: Sherry Horman Argumento: Smita Bhide, Waris Dirie Intérpretes: Liya Kebede, Sally Hawkins, Craig Parkinson, Timothy Spall, Meera Syal, Anthony Mackie, Juliet Stevenson, Soraya Omar-Scego, Teresa Churcher IMDB: 6,9/10 (692 votos)
O filme “Flor do Deserto”, do realizador Sherry Horman, é baseado na história verídica e best-seller mundial, duma menina somali excisada aos 5 anos, vendida para casar aos 13, e que acabou por se tornar numa super-modelo em Inglaterra, sendo hoje uma porta-voz da ONU contra a excisão feminina.
Como num conto de fadas, Waris Dirie, nascida na Somália, tornou-se uma das top-models internacionais mais desejadas.
Nascida numa família de pastores nómadas, o fascinante percurso de Waris haveria de a levar dos desertos do nordeste africano às mais prestigiadas passadeiras e revistas de moda de todo o mundo.
Mas por detrás da fachada de glamour da nova vida de Waris esconde-se um destino terrível. Apesar do seu sucesso, carrega para sempre o peso de um violento segredo de infância.
No auge da carreira, Waris Dirie revela ao mundo que foi vítima de mutilação genital. A sua história desencadeia uma onda de simpatia e controvérsia, e Waris decide dedicar a sua vida à luta contra esta bárbara tradição.
PARTIR M12|DRAMA, ROMANCE|FRANÇA|85m
Realização: Catherine Corsini Argumento: Catherine Corsini, Gaelle Macé Intérpretes: Kristin Scott Thomas, Sergi López, Yvan Attal, Bernard Blancan, Aladin Reibel, Alexandre Vidal, Daisy Broom, Berta Esquirol, Gérard Lartigau, Geneviève Casile, Philippe Laudenbach IMDB: 6,4/10 (404 votos)
No filme Francês “Partir”, Suzanne (Kristin Scott Thomas) vive uma existência tranquila com o marido e os filhos, com quem reside no sul de França. Cansada da sua própria ociosidade, Suzanne anseia por uma vida mais emocionante. Ivan (Sergi Lopez) é o ex-presidiário que a vai ajudar a redescobrir os irresistíveis prazeres da vida…
A vida tranquila no sul de França não satisfaz Suzanne (Kristin Scott Thomas), uma mulher de 40 anos, casada e mãe de dois filhos.
À procura de uma mudança, ela decide dedicar-se à sua antiga profissão como fisioterapeuta. Com o apoio do marido, dá-se início à construção de uma nova clínica.
É durante estas obras que Suzanne se surpreende com uma irresistível atracção por um trabalhador. Ivan (Sergi Lopez) é um ex-presidiário que a vai ajudar a redescobrir os irresistíveis prazeres da vida…
SEM NOME M12|CRIME, DRAMA, THRILLER|EUA, MÉXICO|80m
Realização: Cary Joji Fukunaga Argumento: Cary Joji Fukunaga Intérpretes: Paulina Gaitan, Edgar Flores, Kristyan Ferrer, Tenoch Huerta Mejía, Diana García, Luis Fernando Peña, Héctor Jiménez IMDB: 7,7/10 (5 218 votos)
“Sem Nome” é a grande aposta cinematográfica vindo do México. O filme traz-nos uma história de sobrevivência e perseguição de um sonho por parte da hondurenha Sayra (Paulina Gaitan), o qual deve chegar à fronteira dos EUA. Um filme notável, segundo a critica que o acompanha, que reúne road trips com gangsters e um pouco de miséria à mistura. Realizado e escrito por Cary Fukunaga e orgulhosamente apresentado dos mesmos estúdios de “Traffic” e “Diário de Che Guevara”.
Em busca do sonho americano, Sayra (Paulina Gaytan), uma jovem das Honduras, junta-se ao seu pai e ao seu tio numa odisseia desafiante da travessia da paisagem latino-americana para os Estados Unidos.
Ao longo do caminho, cruza-se com um jovem membro de um gangue mexicano, El Casper (Edgar M. Flores), que tenta escapar ao seu passado violento e aos pouco compreensivos antigos associados.
Juntos têm que contar com a fé, confiança e esperteza de rua a fim de sobreviver à cada vez mais arriscada viagem em direcção à esperança de uma nova vida.
SHIRIN M12|DRAMA|IRÃO|92m
Realização: Abbas Kiarostami Argumento: Abbas Kiarostami Intérpretes: Mahnaz Afshar, Taraneh Alidoosti, Juliette Binoche, Golshifteh Farahani, Niki Karimi IMDB: 7,1/10 (294 votos)
O filme “Shirin”, é baseado num relato popular iraniano com mais de 800 anos, que nasce de dois trabalhos anteriores do realizador Abbas Kiarostami: uma obra de teatro religioso que pôs em cena em Roma em 2004 – e que misturou com cenas dos seus filmes – e a curta-metragem que filmou para celebrar o sexagésimo aniversário do Festival de Cannes no projecto colectivo “Chacun son cinèma”. A história de “Shirin” é a de uma princesa que, enamorada de um homem que não é o escolhido pela família para o seu casamento, luta para ser ela a decidir o seu destino e assume as trágicas consequência do seu acto.
Cento e catorze actrizes iranianas e uma estrela francesa: espectadoras mudas da representação teatral Khosrow e Shirin, um poema persa do século XII, encenado por Kiarostami. O desenvolvimento do texto – que sempre apaixonou os espectadores na Pérsia e no Médio Oriente – permanece invisível para o espectador do filme.
Toda a história é contada pelos rostos intensos e belos das mulheres que assistem ao espectáculo. Um mapa de ricas e pungentes emoções. É um trabalho “fora de campo” levado ao limite.