Pplware

Tardes de Cinema…

Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia de “A mulher do Viajante do Tempo”, um drama/romance, com Eric Bana e Rachel McAdams nos principais papeis, e ainda para a estreia do filme de aventura “Nanny McPhee e o Toque de Magia” que conta a história de duas famílias, uma do campo e outra da cidade, que vêem o mundo balançar quando os pais saem para a guerra.

Para além destes dois filmes, temos a ainda a estreia de “24 City”, um filme chinês que narra a dramática queda de uma fábrica estatal de munições e a sua conversão num complexo de apartamentos de luxo e, por fim, da Irlanda, o drama “Nada Pessoal”, um filme sobre a necessidade de liberdade e de solidão.

A MULHER DO VIAJANTE DO TEMPO M12|DRAMA, ROMANCE|EUA|107m

Realização: Robert Schwentke Argumento: Bruce Joel Rubin, Audrey Niffenegger Intérpretes: Eric Bana, Rachel McAdams, Ron Livingston, Jane McLean, Katherine Trowell, Michelle Nolden, Alex Ferris, Arliss Howard, Eric Bana, Bart Bedford, Esther Jun, Matt Birman, Craig Snoyer IMDB: 7,1/10 (20 753 votos)

“A mulher do Viajante do Tempo” conta-nos a história de Henry DeTamble (Eric Bana), um bibliotecário aventureiro que viaja no tempo involuntariamente, e de Clare Abshire (Rachel McAdams), uma artista no qual a vida leva o seu curso natural. Este filme é baseado no romance (best-seller) de Audrey Niffenegger com o mesmo nome.

“A mulher do Viajante do Tempo” é um pungente drama com tons românticos e fantásticos que segue a relação amorosa entre Henry de Tamble, um livreiro que em situações de alto stress acaba por involuntariamente viajar no tempo, e uma jovem que conhece numa dessas viagens.

O filme explora a relação entre ambos à medida que ele viaja atrás no tempo e conhece a jovem em distintas etapas da sua vida, apaixonando-se perdidamente. Um amor impossível e que se transforma na maior obsessão da sua vida.

Clare sempre foi apaixonada por Henry. Ela acredita que estão destinados a ficar juntos, mesmo que a separação esteja sempre eminente: Henry é um viajante no tempo, amaldiçoado com uma anomalia genética rara que faz com que viva a sua vida num tempo cronológico inconstante, sendo atirado para o passado e para o futuro, sem qualquer controlo.

Apesar das viagens de Henry os forçarem a separarem-se sem qualquer aviso, Clare tenta, desesperadamente, construir uma vida junto do seu verdadeiro amor.

24 CITY M12|DRAMA|CHINA|112m

Realização: Zhang Ke Jia Argumento: Yongming Zhai, Zhang Ke Jia Intérpretes: Jianbin Chen, Joan Chen, Liping Lü, Tao Zhao IMDB: 7,1/10 (466 votos)

“24 City” narra a dramática queda de uma fábrica estatal de munições e a sua conversão num complexo de apartamentos de luxo. O filme entrelaça as histórias de três gerações de trabalhadores da fábrica (alguns reais, outros interpretados por actores) numa história oral da China pós-revolucionária. Uma meditação sobre as enormes mudanças físicas e psicológicas responsáveis pela transformação do país.

Chengdu, China. Uma fábrica estatal de produção de motores de aviões, fecha e demite todos os seus 420 empregados para que seja construído no local o “24 City”, um condomínio de apartamentos de luxo.

A partir daqui o realizador revisita o passado através três gerações de trabalhadores daquela fábrica e, através das histórias de oito pessoas, conta os últimos 50 anos da História da China.

Misturando muitas imagens de arquivo e entrevistas com representação, Jia Zhang-ke cria um “documentário ficcionado” sobre a(s) história(s) do seu país.

NANNY MCPHEE E O TOQUE DE MAGIA M6|AVENTURA, COMÉDIA, FAMILIAR, FANTÁSTICO|REINO UNIDO|109m

Realização: Susanna White Argumento: Emma Thompson, Christianna Brand Intérpretes: Ralph Fiennes, Maggie Smith, Maggie Gyllenhaal, Emma Thompson, Rhys Ifans, Asa Butterfield, Daniel Mays, Bill Bailey, Nonso Anozie, Katy Brand, Sam Kelly, Eros Vlahos, Rosie Taylor-Ritson, Oscar Steer, Lil Woods IMDB: 6,7/10 (638 votos)

O filme “Nanny McPhee e o Toque de Magia” conta a história de duas famílias, uma do campo e outra da cidade, que vêem o mundo balançar quando os pais saem para a guerra. Para ajudá-los, chega a babbysiter McPhee, que para controlar o comportamento de sete crianças usa os seus poderes mágicos. O filme é protagonizado por Emma Thompson, Ralph Fiennes e Maggie Smith.

Nesta nova aventura, Nanny McPhee (Emma Thompson) bate à porta de uma jovem mãe, Mrs. Isabel Green (Maggie Gyllenhaal), que tenta desesperadamente gerir a sua quinta familiar enquanto o seu marido está longe na guerra.

Mas quando chega, Nanny McPhee descobre que os filhos de Mrs. Green travam uma guerra contra dois primos mimados vindos da cidade, que se mudaram para a quinta.

Socorrendo-se de tudo, desde uma mota voadora e uma estátua que ganha vida, a um porquinho que trepa árvores e um elefante bebé que surge nos lugares mais estranhos, Nanny McPhee usa a sua magia para ensinar às suas crianças cinco novas lições.

O argumento uma vez mais foi adaptado por Emma Thompson a partir da colecção infantil intitulada “Nurse Matilda”, da autoria de Christianna Brand.

NADA PESSOAL M12|DRAMA|IRLANDA|85m

Realização: Urszula Antoniak Argumento: Urszula Antoniak Intérpretes: Stephen Rea, Lotte Verbeek, Tom Charlfa, Fintan Halpenny, Ann Marie Horan, Sean McRonnel IMDB: 7,5/10 (281 votos)

“Nada Pessoal” é um drama que nos chega da Irlanda, e traz-nos a história de Anna, que decide mudar drasticamente de vida, e deixar tudo para trás ao sair do seu país e rumar à Irlanda, onde se abandona à solidão, até encontrar uma quinta onde vive um homem que também tem o seu quê de eremita.

Uma jovem (Lotte Verbeek), após uma separação dolorosa, decide deixar toda a sua vida para trás e andar sem rumo, em busca de silêncio e paz.

Depois de algum tempo a deambular sozinha pelas paisagens da Connemara, no Oeste da Irlanda, ela acaba por encontrar uma casa isolada numa pequena ilha onde vive Martin (Stephen Rea), um homem de meia-idade que, tal como ela, também ama a natureza e a solidão.

Martin propõe-lhe trabalho em troca de comida e é assim que, dia após dia, sem quase necessitarem de palavras, nasce entre eles uma ligação profunda, de mútua compreensão e cumplicidade.

Vencedor de cinco importantes prémios no Festival Internacional de Cinema de Locarno (entre os quais o de melhor interpretação feminina, melhor obra e o prémio da crítica), é um filme sobre a necessidade de liberdade e de solidão, realizado pela holandesa Urszula Antoniak.

Exit mobile version