Por BestCine para o Pplware Nesta semana cinematográfica temos nada mais nada menos que 8 estreias nas salas portuguesas. Com filmes para todos os gostos, o grande destaque da semana vai para o filme “A Estrada”, uma adaptação para o cinema do romance de Cormac McCarthy, que se passa num ambiente pós-apocalipse e conta com Charlize Theron, Guy Pearce e Robert Duvall nos principais papeis. Temos ainda a comédia romântica “Ouviste falar dos Morgans?” protagonizada por Hugh Grant e Sarah Jessica Parker que nos conta os problemas de um casal nova-iorquino que testemunham um assassinato.
Por fim, destacamos ainda “O Sítio das Coisas Selvagens”, uma adaptação do livro para crianças de Maurice Sendak, e ainda “$9.99″, um filme sobre o sentido da vida e que se baseia em contos do escritor israelita Etgar Keret. UM FELIZ ANO DE 2010 a todos os nossos leitores…
A ESTRADA M12|THRILLER, DRAMA|EUA|112m
Realização: John Hillcoat Argumento: Joe Penhall, Cormac McCarthy Intérpretes: Viggo Mortensen, Robert Duvall, Charlize Theron, Guy Pearce, Kodi Smit-McPhee, Molly Parker, Garret Dillahunt IMDB: 8,1/10 (4 863 votos)
“A Estrada” é uma adaptação para o cinema do romance de Cormac McCarthy, galardoado com um prémio Pulitzer, e que se passa num ambiente pós-apocalipse, que conta com a realização de John Hillcoat e a presença de actores como Viggo Mortensen, Robert Duvall, Charlize Theron, Guy Pearce e Kodi Smit-McPhee.
Num mundo em ruínas após um evento apocalíptico, um pai e o seu filho caminham para Sul numa tentativa de escapar ao frio de Inverno que cada vez está mais intenso, mas ao longo do caminho eles têm que evitar bandos de assassinos sem lei, tendo como única arma uma pistola com 2 balas.
O pai tem sonhos sobre a sua esposa, que se suicidou ainda antes do começo da história. Na sua jornada para um lugar melhor, eles encontram canibais e milícias organizadas, bem como outros refugiados. Na sua viagem chegam a um abrigo contra bombas cheio de comida e outros suplementos, mas em vez de ficar nesse local, continuam o seu caminho até chegaram à costa…
OUVISTE FALAR DOS MORGANS? M12|COMÉDIA, ROMANCE|EUA
Realização: Marc Lawrence Argumento: Marc Lawrence Intérpretes: Hugh Grant, Sarah Jessica Parker, Mary Steenburgen, Elisabeth Moss, Kim Shaw, Sam Elliott, Michael Kelly, Seth Gilliam, Peter Conboy, Mario D’Leon, David Call IMDB: 2,6/10 (1 398 votos)
“Ouviste falar dos Morgans?” é uma comédia romântica protagonizada por Hugh Grant e Sarah Jessica Parker (Sexo e a Cidade), com a realização de Marc Lawrence. O filme mostra os problemas de um casal nova-iorquino que testemunham um assassinato e são transferidos para a pequena cidade de Wyoming ao abrigo do programa de protecção de testemunhas.
Hugh Grant e Sarah Jessica Parker , são um bem-sucedido casal nova-iorquino com uma vida quase perfeita… com excepção do seu casamento que está à beira do fim. Mas um dia são testemunhas de um assassinato e obrigados a mudar-se uma pequena cidade de Wyoming ao abrigo do programa de protecção de testemunhas. No campo, eles terão que abrandar o ritmo e quem sabe reacender a chama do amor…
É mais uma comédia que não acrescenta nada de novo ao que já existe e para quem a crítica tem sido impiedosa.
$9,99 M12|ANIMAÇÃO|ISRAEL|78m
Realização: Tatia Rosenthal Argumento: Etgar Keret Intérpretes: Tom Budge, Joel Edgerton, Leon Ford, Samuel Johnson, Claudia Karvan IMDB: 7,2/10 (335 votos)
“$9.99″, da realizadora Tatia Rosenthal que utiliza a técnica de figuras de plasticina e moldáveis, é um filme sobre o sentido da vida e baseia-se em contos do escritor israelita Etgar Keret. O filme fala-nos sobre grupo de pessoas que vive num apartamento em Sidney e que procura um sentido para as suas vidas.
“$9.99″ é um filme de animação sobre um grupo de pessoas que vive num apartamento em Sidney e que procuram um sentido para suas vidas.
Além da particularidade de ser destinada a um público adulto, bem como o facto de ser realizada por uma mulher, a animação em stop-motion, focada no sentido da vida, resulta de mais uma colaboração de Rosenthal com o conterrâneo Etgar Keret, célebre escritor israelita.
O SÍTIO DAS COISAS SELVAGENS M6|AVENTURA, FAMILIAR|EUA
Realização: Spike Jonze Argumento: Spike Jonze Intérpretes: Catherine Keener, Benicio Del Toro, Forest Whitaker, Lauren Ambrose, Catherine O’Hara, Tom Noonan, Michael Berry, James Gandolfini IMDB: 7,7/10 (15 434 votos)
O filme “O Sítio das Coisas Selvagens” é uma adaptação do livro para crianças de Maurice Sendak, que nos conta a história de Max, um rapaz desobediente que fica de castigo no seu quarto, e cria o seu próprio mundo – uma floresta habitada por criaturas ferozes e selvagens, que coroam Max como governante.
Max vai ter a uma ilha onde encontra criaturas misteriosas e estranhas, cujas emoções são tão selvagens e imprevisíveis como as suas acções. As Coisas Selvagens procuram desesperadamente um líder para orientá-los, tal como Max anseia por um reino para governar.
Quando Max é coroado rei, ele promete criar um lugar onde todos serão felizes. No entanto, cedo descobre que governar o seu reino não é tão fácil como parece e os seus relacionamentos tornam-se complicados.
CINZAS E SANGUE M12|DRAMA|FRANÇA|105m
Realização: Fanny Ardant Argumento: Ismail Kadare, Fanny Ardant Intérpretes: Ronit Elkabetz, Abraham Belaga, Marc Ruchmann, Claire Bouanich, Olga Tudorache, Ion Besoiu, Tudor Istodor, Madalina Constantin, Razvan Vasilescu IMDB: 5,8/10 (33 votos)
Há dez anos exilada do seu país, desde o assassinato do marido, Judith vive em Marselha com os seus três filhos. Depois de muitos anos longe da terra natal e afastada da família, Judith decide voltar à Roménia para celebrar o casamento de uma prima. Mas este regresso não será pacífico: antigas rivalidades familiares vão reacender-se. “Cinzas e Sangue” é um drama familiar escrito e realizado por Fanny Ardant.
Há dez anos exilada do seu país, desde o assassinato do marido, Judith vive em Marselha com os seus três filhos. Ao longo do tempo recusou-se a rever a família, mas agora Judith, apesar dos seus medos e segredos, deixa-se convencer pelo desejo dos filhos e aceita o convite para assistir ao casamento de uma prima.
Juntos regressam ao país de Judith, onde irão em busca das suas raízes e história. Mas o regresso de Judith reanima velhos ódios entre clãs rivais. Inexoravelmente, a engrenagem da violência é desencadeada: o sangue apelando ao sangue.
BRIGHT STAR – ESTRELA CINTILANTE M12|DRAMA, ROMANCE|REINO UNIDO|120m
Realização: Jane Campion Argumento: Jane Campion Intérpretes: Thomas Sangster, Abbie Cornish, Ben Whishaw, Paul Schneider, Samuel Barnett, Kerry Fox, Roger Ashton-Griffiths e Samuel Roukin IMDB: 7,6/10 (1 757 votos)
“Bright Star” traz-nos a história de um amor entre o poeta britânico John Keats (Londres, 1795 – Roma, 1821) e a sua encantadora vizinha Fanny Brawne, vista pelo olhar de Jane Campion (Wellington, Nova Zelândia, 1954).
Londres 1818: começo de um caso amoroso entre o poeta inglês John Keats, na altura com 23 anos, e Fanny Brawe, uma estudante expansiva sua vizinha.
Irremediavelmente e intensamente envolvidos um com o outro, o jovem par amoroso embrenhou-se em sensações novas e muito poderosas, “Tenho a impressão de que me estou a dissolver”, escreveu Keats a Fanny.
Juntos navegaram por ondas de obsessão romântica, que se tornaram mais profundas à medida que os seus problemas aumentaram. Apenas a doença de Keats provou ser intransponível.
Uma história de amor real, narrada sob o ponto de vista da jovem Fanny.
BOMBÓN EL PERRO M12|DRAMA|ARGENTINA|97m
Realização: Carlos Sorin Argumento: Santiago Calori, Salvador Roselli Intérpretes: Juan Villegas, Walter Donado, Gregorio, Rosa Valsecchi IMDB: 7,1/10 (2 087 votos)
Uma grande empresa petrolífera multinacional compra a velha estação de serviço de Tres Cerros, uma paragem perdida no meio da Patagónia. O motivo da compra é a construção de uma estação de serviço moderna, juntamente com um empreendimento turístico internacional que se vai construir numa reserva próxima de lobos marinhos.
Com tudo isto os poucos trabalhadores da estação ficam desempregados. Um deles é Juan Villegas que saiu da sua terra Santiago del Estero e chegou à Patagónia quando ainda era muito jovem e há 20 anos que trabalhava na pequena estação de serviço.
Com esta nova realidade o seu mundo começa a desabar e sem qualquer perspectiva de vida, começa por tentar vender as suas facas artesanais, mas sem qualquer tipo de sorte porque ninguém compra. A casualidade leva-o a fazer um pequeno trabalho de reparação num velho veículo. A dona que se encontra com dificuldades financeiras decide pagar-lhe o trabalho com um cão, mas não um cão qualquer, trata-se de um Dogo Argentino. Juan tenta recusar a oferta uma vez que está desempregado e não consegue alimentá-lo, mas acaba por ceder.
A partir de então Bombóm começa a ser elogiado por todos e Juan apercebe-se que o animal tem pedigree suficiente para ganhar concursos internacionais. A sua sorte começa a mudar e dá-se início a uma bela amizade. Decide então contratar Walter Donado, treinador de cães nas horas vagas…
A RUA M12|DRAMA|PORTUGAL
Realização: José Filipe Costa Argumento: José Filipe Costa Intérpretes: Ana Brandão, Sérgio Praia, Paula Só IMDB: (sem classificação)
Esta semana temos a estreia de um filme português: “A Rua” de José Filipe Costa. Que Portugal não é conhecido pelos seus grandes feitos no mundo cinematográfico, penso que já todos nós sabemos mas, para além disso, junta-se também, em alguns casos, a reduzida ou mesmo nenhuma divulgação do que se vai fazendo por cá… Não acredita? Ora veja a sinopse disponível para este filme (trailer simplesmente não existe!)…
Ana e Ricardo mudaram-se há pouco tempo para uma casa num condomínio privado. Ana descansa, Ricardo arruma os livros na estante, Sofia, a empregada, faz a limpeza. Lá fora, os vizinhos jogam golfe…
(trailer não disponível)