Pplware

Tardes de Cinema…

Por Ricardo Vieira para o Pplware. O cheiro a metal queimado já se sente no ar. A vingança dos Decepticons aproxima-se. Optimus Prime, Mikaela e Sam preparam-se. E nós bebemos um pouco da nossa cola, tiramos uma mão-cheia de pipocas sem fazer barulho e apreciamos o grande blockbuster do verão.


COCO AVANT CHANEL M12|Biografia|França|105 min Realização: Anne Fontaine Argumento: Anne Fontaine Intérpretes: Alessandro Nivola, Audrey Tautou, Benoît Poelvoorde, Emmanuelle Devos IMDB: 7,1/10 (464 votos) RT: 100% (6 críticas)

Esta é a história de uma jovem francesa no início do século XX. Uma rapariga pobre mas que conseguiu transformar a promessa de uma vida banal num surpreendente destino. Ela usou o seu talento natural de costureira para se impor no mundo da moda, inventando um estilo que não só ofuscou todos os outros, como permaneceu na moda quase um século depois.

O seu nome era Gabrielle e quando, num cabaret, um grupo de homens bêbados a apelidou de “Coco”, no seguimento de uma canção que tentou cantar entre a animada multidão, ela não aceitou apenas esta alcunha embaraçosa, mas adoptou-a orgulhosa e teimosamente, impondo-a ao mundo inteiro: Coco Chanel.


COM OUTRA?… NEM MORTA! M12|Comédia|EUA|98 min Realização: Jeff Lowell Argumento: Jeff Lowell Intérpretes: Eva Longoria, Jason Biggs, Lake Bell, Paul Rudd IMDB: 5,2/10 (6 407 votos) RT: 15% (99 críticas)

Quando a sua linda mas possessiva noiva, Kate, morre acidentalmente no dia do casamento, Henry não consegue seguir em frente com a sua vida. Após muita insistência da sua irmã Chloe, decide consultar Ashley, uma psíquica que também gere um negócio de catering junto com o seu amigo Dan.

Apesar do cepticismo sobre as suas capacidades psíquicas, Henry apaixona-se perdidamente por Ashley e vice-versa. Mas há um pequeno problema… Ashley está a ser perseguida pelo fantasma de Kate, que vai fazer de tudo para impedir o romance, nem que seja a última coisa que faça na Terra…

TRANSFORMERS – RETALIAÇÃO M12|Acção|EUA|143 min Realização: Michael Bay Argumento: Ehren Krueger, Roberto Orci, Alex Kurtzman Intérpretes: John Turturro, Megan Fox, Rainn Wilson, Shia LaBeouf IMDB: 7,5/10 (4 381 votos) RT: 21% (113 críticas)

A extraordinária saga dos Transformers – seres gigantes de um planeta distante que se sentem forçados a camuflar a sua verdadeira identidade sob a forma de automóveis, aviões e inúmeros outros aparelhos electrónicos, no planeta Terra. Presos numa batalha por uma fonte de energia escondida no nosso planeta, os pacíficos Autobots lutam contra os cruéis Decepticons, determinados em dominar o Universo apoiando-se na sua superior tecnologia.

Fundamentais no desenrolar da história são Sam e Mikaela, dois estudantes do secundário, que, inconscientemente, detêm a chave da fonte de energia, tão cobiçada pelos Transformers.

O primeiro Transfomers foi um sucesso estrondoso. Efeitos especiais topo de gama, dois protagonistas jovens, muita acção salpicada por momentos de humor, doses industriais de metal queimado e uma banda sonora moderna. Michael Bay, que inicialmente havia recusado o filme dizendo “Transformers é um estúpido filme para crianças”, ao saber que um dos monstros de Hollywood estava envolvido no projecto – aka Steven Spielberg – acaba por anuir em realizar a longa-metragem.

Para quem não conhece Michael Bay, muito resumidamente, posso dizer que o realizador é um entertainer comercial por excelência. Os seus filmes são facilmente reconhecidos, ou porque têm uma bandeira americana desfraldada ao vento, ou uma sequência de acção em que nos momentos mais intensos entra em slow-motion, ou ainda, um helicóptero a voar em direcção ao pôr-do-sol. São “imagens de marca” de alguém que descobriu como fazer dinheiro e isso viu-se em filmes como Bad Boys, The Rock, Armageddon, Pearl Harbor, Transformers, etc.

Este Transformers – Revenge of the Fallen, não será muito diferente do primeiro. Certamente terá história diferente, obviamente, efeitos especiais mais afinados, mais sequências de acção, mais Megan Fox a mostrar pele, banda sonora nova com o hit New Divide dos Linkin Park, mais Transformers à porrada, incluindo Devastator – o supra-sumo dos Decepticons – mas, no fundo a fórmula será igual ao primeiro. Acrescento que, segundo Michael Bay, será mais épico e mais negro.

No IMDB a classificação dada por quem vota não está muito má. Por enquanto tem 7,4/10 mas, provavelmente terá tendência em descer, uma vez que os votos ainda são poucos. No Rotten Tomatoes, a crítica tem lançado muitos tomates ao novo filme do Michael Bay, pois em 113 críticas, apenas 24 são positivas, o que, diga-se de passagem, não foge muito à regra dos filmes do realizador. Pessoalmente, se for parecido ao primeiro, vou ficar bem servido. Mas, tenho quanto a mim, que será melhor.

Recentemente, Michael Bay, disse estar farto de Transformers e de receber tantas críticas negativas por parte dos críticos em relação aos seus filmes.

A verdade é uma: se queres bom entretenimento e ver a fita sem utilizar grande parte das funções cerebrais, não percas Transformers – Retaliação.


SUGESTÃO DA SEMANA O Rochedo (the rock) de 1996 Realizador: Michael Bay

Um grupo de renegados comandos de Marines rouba uma reserva de armas químicas e toma conta de Alcatraz, com 81 turistas como reféns. O seu líder, um altamente condecorado general de EUA na reforma, exige 100 milhões de dólares de resgate, a serem pagos como restituição às famílias dos Marines que morreram em operações secretas e às quais foram negadas compensações.

Caso contrário, ameaça lançar 15 foguetes carregados de VX, um mortal gás neurotóxico, na área da Baía de São Francisco. Uma equipa de SEAL, com o apoio de um perito de químico de guerra do FBI e um antigo fugitivo de Alcatraz, é reunida para penetrar nas defesas dos terroristas em Alcatraz e neutralizar a ameaça dos foguetes antes que finde o tempo.


Exit mobile version