Por BestCine para o Pplware.com
Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia de “Hércules”, um filme de acção e aventura realizado por Brett Ratner, que retoma a história da personagem mitológica depois da realização dos famosos 12 trabalhos hercúleos.
Estreia ainda o filme “Step Up 5 – Todos dançam”, o quinto filme da saga de dança urbana iniciada em 2006 por Anne Fletcher; “Belém”, um thriller dramático sobre o conflito israelo-palestiniano; “Ciúme”, um drama familiar do premiado realizador francês Philippe Garrel; “O Guardião das Causas Perdidas”, um thriller criminal realizado pelo dinamarquês Mikkel Nørgaard; e por fim, a comédia portuguesa “Ruas Rivais”, uma longa-metragem independente assinada por Márcio Loureiro que conta com António Raminhos, Fernando Alvim, João Manzarra, Luís Filipe Borges, entre outros.
HÉRCULES M12|ACÇÃO, AVENTURA|EUA|98m
Realizador: Brett Ratner Argumento: Ryan Condal, Evan Spiliotopoulos Intérpretes: Dwayne Johnson, Irina Shayk, John Hurt, Ian McShane, Rufus Sewell, Joseph Fiennes, Aksel Hennie, Rebecca Ferguson, Antje Traue IMDB: 6,7 /10 (8 214 votos)
“Hércules” é um filme de acção e aventura realizado por Brett Ratner (“Hora de Ponta”, “Alta Golpada”, “X-Men 3 – O Confronto Final”), que retoma a história da personagem mitológica depois da realização dos famosos 12 trabalhos hercúleos. Além de Dwayne Johnson, conta no elenco com John Hurt, Joseph Fiennes, Ian David McShane e Irina Shayk, modelo russa que aqui se estreia como actriz.
Filho de Zeus e de uma mulher mortal, Hércules (Dwayne Johnson) sempre viveu atormentado por esta dualidade: por um lado, tem poderes reservados aos semideuses; por outro, sente a dor como qualquer homem comum. Durante anos, lutou com todas as suas forças para proteger a sua família, mas perdeu-a.
Desiludido, virou as costas aos deuses e enveredou por uma vida de sangue e guerra a troco de ouro, deambulando pela Grécia na companhia de um grupo de mercenários como ele.
Mas o destino não se compadece da sua recusa em aceitar a condição de semideus. O rei da Trácia contrata-o – e ao seu grupo – para treinar um exército que defenda o povo da ameaça de um terrível tirano.
Apesar de resistir a assumir novamente o papel de líder, Hércules aceita o trabalho. Envereda assim por uma jornada de batalhas épicas e recontros com seres fantásticos, jornada essa para a qual terá de mobilizar níveis de força e coragem que o levarão a reencontrar-se com a sua natureza de herói e lhe devolverão o estatuto de lenda.
STEP UP 5 – TODOS DANÇAM M12|DRAMA, MUSICAL, ROMANCE|EUA|112m
Realizador: Trish Sie Argumento: John Swetnam, Duane Adler Intérpretes: Ryan Guzman, Briana Evigan, Stephen Boss, Misha Gabriel, Izabella Miko, Alyson Stoner, Adam G. Sevani IMDB: 6,3 /10 (1 343 votos)
Realizado por Trish Sie, que aqui se estreia no formato de longa-metragem, “Step Up 5 – Todos dançam” é o quinto filme da saga de dança urbana iniciada em 2006 por Anne Fletcher. Os fãs vão reconhecer personagens dos capítulos anteriores. Desta vez, convicto nas suas capacidades de “street dancer”, Sean Asa (Ryan Guzman) persegue agora o sonho de se tornar dançarino profissional.
Quando Sean Asa, street dancer, se muda de Miami para Hollywood com sonhos de fama e fortuna, descobre como vai ser difícil concretizá-los no mundo da dança profissional.
Mas, assim que o novo grupo de dança que ele forma em conjunto com a bela e teimosa Andie West chega às etapas finais de um concurso de televisão, na reluzente cidade de Las Vegas, ele tem finalmente uma oportunidade para tornar os seus sonhos realidade, conseguir afastar-se de rivalidades de longa data e fazer o que mais gosta: dançar.
BELÉM M12|DRAMA, THRILLER|ISRAEL|99m
Realizador: Yuval Adler Argumento: Yuval Adler, Ali Wakad Intérpretes: Yossi Eini, Tsahi Halevi, George Iskander, Tarik Kopty, Shhadi Maryee, Hitham Omari, Hisham Suliman, Michael Shtamler, Dudu Niv IMDB: 7,4 /10 (675 votos)
“Belém” é um thriller dramático sobre o conflito israelo-palestiniano. Corresponde à primeira longa-metragem de Yuval Adler e nasce de anos de investigação, levantamento de testemunhos e experiência pessoal do realizador. O filme ganhou seis prémios da Academia do Cinema Israelita, incluindo os de melhor filme, realização e argumento (co-escrito por Adler e Ali Wakad). Foi ainda apresentado na selecção oficial do Festival Internacional de Cinema de Toronto e nos Dias de Veneza.
Razi (Tsahi Halevi) é um agente dos serviços secretos israelitas que cria laços com Sanfur (Shadi Mar’i), um adolescente que trabalha como seu informador do outro lado da barricada.
Com o tempo, desenvolve-se entre eles uma relação muito próxima e pessoal, quase de pai-filho, com ternura, respeito e atenção. Mas Sanfur é irmão de Ibrahim, o militante palestiniano que Razi tem de capturar ou assassinar…
Gera-se assim uma teia de conflitos de lealdade e dilemas morais de que é impossível fugir.
CIÚME M12|DRAMA|FRANÇA|77m
Realizador: Philippe Garrel Argumento: Marc Cholodenko, Caroline Deruas-Garrel Intérpretes: Louis Garrel, Anna Mouglalis, Emanuela Ponzano, Arthur Igual IMDB: 6,6 /10 (238 votos)
O filme “Ciúme” é um drama familiar do premiado realizador francês Philippe Garrel (“Liberté, la Nuit”, “Os Amantes Regulares”, “Inocência Selvagem”). O argumento – que escreveu em parceria com Caroline Deruas (a companheira), Arlette Langmann e Marc Cholodenko – tem contornos autobiográficos, já que se inspira num caso extraconjugal do pai.
Louis (Louis Garrel) vive com Claudia (Anna Mouglalis) num estúdio modesto e minúsculo. Foi por ela que deixou Clothilde (Rebecca Convenant), a mãe da sua filha, Charlotte.
Tanto Louis como Claudia são actores em dificuldade. Ele ainda vai conseguindo alguns papéis; ela, outrora uma estrela em ascensão, nunca mais recebeu ofertas.
Louis, que acredita no talento dela, tenta constantemente encontrar-lhe trabalhos, mas em vão. Claudia receia que ele a deixe, tal como fez com Clothilde. Mas, um dia, recebe uma proposta sedutora.
Agora, é Louis quem tem medo de perder Claudia… No meio de toda esta trama de encontros, desencontros, paixão, medo e ciúme, a pequena Charlotte tenta dar sentido ao que a rodeia.
O GUARDIÃO DAS CAUSAS PERDIDAS M12|CRIME, MISTÉRIO, THRILLER|DINAMARCA|97m
Realizador: Mikkel Nørgaard Argumento: Jussi Adler-Olsen, Nikolaj Arcel Intérpretes: Nikolaj Lie Kaas, Fares Fares, Sonja Richter, Mikkel Boe Følsgaard, Søren Pilmark, Troels Lyby, Marie Mondrup, Eric Ericson, Marijana Jankovic, Claes Ljungmark IMDB: 7,1 /10 (4 502 votos)
“O Guardião das Causas Perdidas” é um “thriller” criminal realizado pelo dinamarquês Mikkel Nørgaard (“Klown”). O argumento, assinado por Nikolaj Arcel (“Um Caso Real”), baseia-se no “best-seller” homónimo de Jussi Adler-Olsen.
Carl Mørck (Nikolaj Lie Kaas) é um detective de homicídios que perdeu a capacidade de sorrir e muito mais: a mulher deixou-o, o parceiro morreu, o melhor amigo ficou inválido e ele próprio foi ferido em serviço. Além disso, é um homem temperamental e de feitio difícil, o que faz com que ninguém da sua divisão queira trabalhar consigo.
É então transferido para uma nova secção, o Departamento Q, onde terá a função de rever casos arquivados nos últimos 20 anos, auxiliado apenas por Assad (Fares Fares), o seu assistente.
Não lhe é pedido mais do que abrir as pastas, fazer pequenos relatórios e voltar a fechá-las, de preferência sem grandes alaridos. Mas Carl, sem mais nada que o mova, entrega-se ao sentido de dever que ainda mantém.
Assim, quando reabre o caso de Merete Lynggaard (Sonja Richter), uma jovem em ascensão no mundo da política que se terá suicidado, começa a seguir pistas que levam a factos inesperados. O seu empenho na procura da verdade vai chocar de frente com o interesse de quem só quer ver aquele caso esquecido no fundo dos arquivos.
RUAS RIVAIS M12|COMÉDIA|PORTUGAL
Realizador: Márcio Loureiro Argumento: Márcio Loureiro Intérpretes: António Raminhos, Catarina Mira, Fernando Alvim, João Manzarra, Luís Filipe Borges, Luís Franco-Bastos, Rui Unas, Salvador Martinha
Conjugando um retrato social crítico com um tom de sátira, “Ruas Rivais” é uma longa-metragem independente assinada por Márcio Loureiro, realizador conhecido pelo trabalho em séries televisivas como “Conta-me História” ou “Música Maestro”. É desse meio (e do radiofónico) que vem boa parte do elenco: António Raminhos, Catarina Mira, Fernando Alvim, João Manzarra, Luís Filipe Borges, Luís Franco-Bastos, Rui Unas e Salvador Martinha, entre outros.
Num bairro onde impera a lei das ruas e os “gangs” discutem o domínio, qualquer um sabe que tem de conquistar o respeito dos outros para ter o seu lugar.
É neste mundo, em que a competição pela sobrevivência pode estar ao virar da esquina, que um grupo de adolescentes é compelido a unir-se para derrotar o poderoso Mister U, chefe do “gang” que tomou conta do bairro.
Está em marcha uma guerra que não será travada com tiros, mas sim com o “flow” e as palavras do hip-hop. A tarefa não se afigura fácil.
Mas a amizade, as alianças e o amor também vão entrar no jogo. E parece que até o deus do “freestyle” está interessado em assistir a uma boa “battle”…