Pplware

Tardes de Cinema

Por BestCine para o Pplware.com

Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia de “Agentes Universitários”, uma comédia realizada pela dupla Phil Lord e Chris Miller, que continua as aventuras dos agentes Schmidt e Jenko. Destaque ainda para “Na Terceira Pessoa”, um filme que nos traz três histórias de amor interligadas envolvem três casais noutras tantas cidades: Roma, Paris e Nova Iorque.

Estreia ainda o film “A Temporada do Rinoceronte”, baseado nos diários de poeta curdo-iraniano Sadegh Kamangar; o thriller “Night Moves”, que nos traz a história de três ambientalistas radicais que se juntam para executar a maior acção das suas vidas: a explosão de uma barragem hidroeléctrica; e por fim, a biografia “Njinga, Rainha de Angola”.

AGENTES UNIVERSITÁRIOS M12|ACÇÃO, COMÉDIA, CRIME|EUA|112m

Realizador: Phil Lord, Christopher Miller Argumento: Michael Bacall, Oren Uziel Intérpretes: Amber Stevens, Channing Tatum, Ice Cube, Jillian Bell, Jonah Hill, Wyatt Russell IMDB: 7,9 /10 (37 549 votos)

“Agentes Universitários” é uma comédia realizada pela dupla Phil Lord e Chris Miller (“Chovem Almondegas”), que continua as aventuras dos agentes Schmidt e Jenko. O filme inspira-se na série televisiva em voga nos anos 1980, criada por Stephen J. Cannell e Patrick Hasburgh, e que contou com Johnny Deep como um dos protagonistas.

Morton Schmidt e Greg Jenko (Jonah Hill e Channing Tatum) eram, na juventude, inimigos declarados: o primeiro era o típico estudante marrão e complexado; o segundo, o engraçadinho da turma que gostava de ridicularizar os mais fracos. Quando, anos mais tarde, se encontram na academia de polícia, deixam para trás as divergências e acabam por se tornar os melhores amigos.

Apesar das grandes dificuldades da recruta, ambos conseguem terminá-la, acabando por ser bem-sucedidos na dificílima missão de se transformarem em estudantes de liceu e acabar com o tráfico de uma perigosa droga sintética que se estava a vulgarizar entre os estudantes.

Agora que todos lhes reconhecem o mérito de fazerem transparecer a sua (falta de) maturidade, são destacados para uma missão semelhante numa universidade, que envolve a morte de um aluno. Porém, e apesar da grande experiência revelada anteriormente, parece que levaram demasiado a sério o espírito académico, revelando um envolvimento excessivo com algumas das suas “colegas de curso”…

A TEMPORADA DO RINOCERONTE M12|DRAMA|IRÃO|88m

Realizador: Bahman Ghobadi Argumento: Bahman Ghobadi Intérpretes: Behrouz Vossoughi, Monica Bellucci, Yılmaz Erdoğan, Caner Cindoruk, Belçim Bilgin Erdoğan, Arash Labaf, Ali Pourtash, Beren Saat IMDB: 6,8 /10 (3 711 votos)

Baseado nos diários de poeta curdo-iraniano Sadegh Kamangar, “A Temporada do Rinoceronte” conta a história do poeta curdo-iraniano Sahel e sua esposa Mina, um casal injustamente preso durante a Revolução Islâmica iraniana. O elenco conta com Behrouz Vossoughi (também obrigado a exilar-se há mais de 30 anos), Monica Bellucci, Yilmaz Erdogan, Caner Cindoruk e Beren Saat, entre outros.

Irão, década de 1980. Sahel é um poeta iraniano cuja vida foi destruída durante a Revolução Islâmica. Condenado injustamente a 30 anos de prisão, sobrevive a cada dia agarrado à esperança de vir a reencontrar Mina, a mulher com quem casou e a quem sempre dedicou a sua arte. Mina, por seu lado, é presa por se ter negado a assinar os papéis do divórcio.

Quando é libertada, dez anos depois, é-lhe dito que Sahel morreu. Cheia de mágoa, decide partir para Istambul (Turquia), onde tenta refazer a sua vida com os dois filhos pequenos. Três décadas depois do encarceramento, Sahel pouco mais é do que a sombra do homem que foi.

Finalmente em liberdade, o seu maior desejo é reencontrar a família que lhe foi tirada. Mas o seu estado mental, depois de anos de tortura e maus tratos, torna difícil a sua adequação ao mundo.

Assim, ao mesmo tempo que se tenta reencontrar como ser humano, é forçado a reviver lembranças que o levam a sentimentos de revolta difíceis de conter. Mas, depois de tanto tempo, será que o amor entre eles se manteve intacto?

Estreado em 2012, no Festival de Cinema de Toronto, é inspirado na história verídica do poeta curdo-iraniano conhecido pelo pseudónimo Sadegh Kamangar. Esta história dramática, sobre várias injustiças praticadas ao longo dos anos no Irão, marca o regresso à realização de Bahman Ghobadi (“As Tartarugas também Voam”, “Os Gatos Persas”) após o seu exílio, em 2009.

NA TERCEIRA PESSOA M12|DRAMA, ROMANCE|EUA|137m

Realizador: Paul Haggis Argumento: Paul Haggis Intérpretes: Liam Neeson, Mila Kunis, James Franco, Olivia Wilde, Adrien Brody, Maria Bello, Kim Basinger IMDB: 6,4 /10 (722 votos)

O filme “Na Terceira Pessoa” traz-nos três histórias de amor interligadas envolvem três casais noutras tantas cidades: Roma, Paris e Nova Iorque. Com realização e argumento de Paul Haggis (“Colisão”) conta com a participação dos actores Liam Neeson, Kim Basinger, Olivia Wilde, Mila Kunis, James Franco, Adrien Brody, Moran Atias e Maria Bello.

Michael é um escritor premiado com o prémio Pulitzer isolado num quarto de hotel em Paris à procura de inspiração para terminar o seu último livro. Michael deixou recentemente a mulher Elaine e está a ter um caso apaixonado com Anna, uma jovem jornalista ambiciosa que deseja começar a escrever e a publicar.

Ao mesmo tempo, Scott, um obscuro homem de negócios americano, está em Itália para roubar projetos de casas de moda. Scott entra no “Café Americano”, à procura de algo familiar para comer.

Lá, ele conhece Monika, uma bela romana, que está prestes a reencontrar a sua jovem filha. Mas quando o dinheiro que Monika tem para pagar pela filha é roubado, Scott sente-se obrigado a ajudá-la e viajam juntos para uma perigosa cidade no sul da Itália.

Enquanto Scott começa a suspeitar que está a ser alvo de um golpe muito elaborado, Julia, uma ex-atriz, enfrenta uma batalha judicial pela custódia do filho de seis anos com o ex-marido Rick, um famoso artista de Nova Iorque. Sem dinheiro e com enormes custos legais, Julia vê-se obrigada a trabalhar como empregada doméstica num hotel de luxo que antes frequentava.

Quando tudo parecia perdido, Theresa, a advogada de Julia, consegue uma última oportunidade para Julia provar em tribunal que é uma mãe capaz. Enquanto Julia prova as agruras de uma vida diferente da vida glamorosa que antes tinha, SAM a atual namorada de Rick assiste a toda esta situação com grande pesar.

NIGHT MOVES M12|DRAMA, THRILLER|EUA|112m

Realizador: Kelly Reichardt Argumento: Jonathan Raymond, Kelly Reichardt Intérpretes: Dakota Fanning, Jesse Eisenberg, Alia Shawkat, Peter Sarsgaard, James Le Gros, Katherine Waterston IMDB: 6,6 /10 (1 114 votos)

O filme “Night Moves” traz-nos a história de três ambientalistas radicais que se juntam para executar a maior acção das suas vidas: a explosão de uma barragem hidroeléctrica – fonte e símbolo da cultura industrial que eles desprezam. Realizado por Kelly Reichardt (“Old Joy”, “Wendy & Lucy”, “O Atalho”), um “thriller” psicológico sobre a paranóia e o medo.

Josh (Jesse Eisenberg) é um jovem e inteligente ambientalista determinado a salvar o planeta de todos os excessos do capitalismo moderno. Com uma visão fria e calculista da vida, ele considera que, para alguns efeitos, os fins podem justificar os meios. Dena (Dakota Fanning) é uma rapariga de famílias abastadas que despreza o meio onde nasceu.

Decidida a mudar o mundo, corta os laços com o passado e embrenha-se no radicalismo político. Harmon (Peter Sarsgaard), por seu lado, é um ex-fuzileiro que, apesar da idade, ainda anseia por aventura e destruição.

Na quinta biológica onde Josh trabalha, os três arquitectam um plano para demolirem uma barragem hidroeléctrica de grandes dimensões. Compram um barco, enchem-no de explosivos e partem para a barragem. Durante a noite, detonam a bomba. Depois disso, cada um segue a sua vida como se nada se tivesse passado.

Contudo, ao verem as notícias no dia seguinte, percebem que uma pessoa inocente perdeu a vida devido à força das águas. Surpreendidos pelas terríveis consequências daquele acto, acabam por ter de enfrentar uma situação para a qual não estavam minimamente preparados…

NJINGA, RAINHA DE ANGOLA M12|BIOGRAFIA, DRAMA|ANGOLA|109m

Realizador: Sérgio Graciano Argumento: Joana Jorge Intérpretes: Lesliana Pereira, Sílvio Nascimento, Rui Paulo, Joaquim Nicolau, José Fidalgo IMDB: (ainda sem votação)

A história do filme “Njinga, Rainha de Angola” começa em 1617, ano em que o pai de Njinga, o rei Kilwanji, morre. Njinga é testemunha do crescente domínio português e da perda de soberania dos povos. Ao presenciar o declínio do reino, dá início à luta de libertação dos Mbundu. Após quatro décadas de conflito com o lema “quem ficar, luta até vencer”, é selada a paz com os portugueses, que a reconhecem como a rainha de Matamba e Ndongo.

Rainha dos reinos do Ndongo (ou Ngola) e de Matamba, Njinga (1583-1663) foi uma guerreira africana que durante quatro décadas tudo fez para poupar o seu povo ao destino cruel da escravatura, generalizada pelos europeus no séc. XVI. Corajosa e decidida, ela era filha do rei Kilwanji e irmã de Mbandi. Este, tendo-se revoltado contra o domínio português em 1618, foi derrotado pelas forças de Luís Mendes de Vasconcelos.

O nome de Njinga surge nos registos históricos alguns anos mais tarde, como uma enviada a uma conferência de paz com o governador português de Luanda. Após vários anos de incursões portuguesas para captura de escravos, e entre batalhas intermitentes, Njinga conseguiu negociar um tratado de termos iguais, chegando a converter-se ao cristianismo de forma a fortalecer a confiança entre os dois povos, adoptando o nome português de Ana de Sousa.

Determinada a proteger os seus, ajudou a reinserir antigos escravos e formou uma economia que, ao contrário de outras, não dependia do tráfico de pessoas. Njinga faleceu aos 80 anos de idade, admirada e respeitada por Portugal, depois de uma luta corajosa contra a ocupação colonial, em defesa do povo mbundu.

Exit mobile version