Pplware

Tardes de Cinema

Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia do quinto filme da saga Homem-Aranha, “O Fantástico Homem-Aranha 2: O Poder de Electro” que é a sequela do filme que tanto sucesso fez em 2012. Destaque ainda para o drama “Jovem e Bela”, que nos traz as aspirações e motivações de uma jovem de 17 anos que a levam a prostituir-se, não pela falta recursos económicos, mas pelo prazer da descoberta da sexualidade e do jogo da sedução.

Estreiam ainda os documentários “A Dois passos do Estrelato” e “O Acto de Matar”; o drama “O Mal-Intencionado”, onde um mendigo entra na vida de uma família de classe alta, transformando a vida desta família num enorme pesadelo psicológico; o drama “Em Segredo” que se passa em Paris, 1867; o filme “O que mais a Maisie sabe”, adaptado do romance homónimo do século XIX de Henry James; e por fim, “Supercondríaco”, uma comédia franco-belga realizada e protagonizada pelo francês Dany Boon.

O FANTÁSTICO HOMEM-ARANHA 2: O PODER DE ELECTRO M12|ACÇÃO, AVENTURA, FANTÁSTICO, THRILLER|EUA|142m

Realizador: Marc Webb Argumento: Alex Kurtzman, Roberto Orci Intérpretes: Andrew Garfield, Emma Stone, Shailene Woodley, Dane DeHaan, Jamie Foxx, Martin Sheen, Paul Giamatti, Felicity Jones, Colm Feore, Sally Field, Chris Cooper IMDB: 8,1 /10 (3 293 votos)

Quinto filme da saga “Homem-Aranha” pela Columbia Pictures e segundo a ser realizado por Marc Webb (“(500) Days of Summer”), “O Fantástico Homem-Aranha 2: O Poder de Electro” é a sequela do filme que tanto sucesso fez em 2012. O elenco conta com os actores Andrew Garfield, Emma Stone, Jamie Foxx, Dane DeHaan, Campbell Scott, Paul Giamatti e ainda com a participação especial de Stan Lee, o criador da personagem.

Peter Parker encontrou finalmente o sentido para a sua existência, seja a ajudar os outros enquanto Homem-Aranha, seja na sua relação com Gwen, a rapariga que sempre amou. Mas ser um super-herói tem o seu preço e a sua vida está constantemente ameaçada pelos criminosos que o querem destruir a qualquer custo.

Agora, com o aparecimento de Electro, um inimigo com enormes poderes, Peter terá de estar à altura de um novo confronto.

Mas, com o regresso de Harry Osborn, outrora o seu melhor amigo, ele apercebe-se de que os seus adversários têm sempre algo em comum: os laboratórios da Oscorp, a multinacional onde, em tempos, o seu pai trabalhou…

A DOIS PASSOS DO ESTRELATO M12|DOCUMENTÁRIO|EUA|91m

Realizador: Morgan Neville Argumento: Morgan Neville Intérpretes: Bette Midler, Mick Jagger, Sting, Sheryl Crow, Bruce Springsteen, Stevie Wonder, Darlene Love, Lou Adler, Stevvi Alexander, Patti Austin, Chris Botti, Merry Clayton, Lisa Fischer IMDB: 7,5 /10 (3 854 votos)

Neste novo filme do documentarista Morgan Neville, “A Dois passos do Estrelato” revela as histórias das vozes que se escondem nos coros de ídolos tão célebres como Bruce Springsteen, Stevie Wonder ou Ray Charles. Para além de revelar as caras que se escondem por trás destas extraordinárias vozes, o filme recorre aos depoimentos de músicos tão célebres como Mick Jagger, Sheryl Crow ou David Bowie, por exemplo.

Com este documentário, vencedor de um Óscar, o realizador Morgan Neville faz uma homenagem aos artistas que emprestam as suas vozes a algumas das mais populares estrelas da música. Sem eles nos coros, as canções das grandes bandas não seriam as mesmas.

No entanto, apesar de terem sido escolhidos entre milhares por um talento inquestionável, não são eles que encaram os holofotes ou acolhem a glória. Agora, através de entrevistas a músicos veteranos e uma série de imagens de arquivo e bastidores, é-lhes dada a justa oportunidade de darem rostos às suas vozes.

Com alguma amargura, explicam como é verem as suas vidas passar sempre ao lado da fama, sem nunca experimentarem verdadeiramente a sensação de reconhecimento por tudo o que foram capazes de fazer.

BORGMAN M12|THRILLER|HOLANDA|113m

Realizador: Alex van Warmerdam Argumento: Alex van Warmerdam Intérpretes: Jan Bijvoet, Hadewych Minis, Jeroen Perceval, Alex van Warmerdam, Tom Dewispelaere, Sara Hjort Ditlevsen, Dirkje van der Pijl, Annet Malherbe, Eva van de Wijdeven, Pieter-Bas de Waard, Elve Lijbaart IMDB: 7,0 /10 (3 094 votos)

No filme “O Mal-Intencionado”, mendigo entra na vida de uma família de classe alta, transformando a vida desta família num enorme pesadelo psicológico. O filme competiu pela Palma d’Ouro em Cannes 2013 e é o candidato holandês aos Óscares 2014.

Três homens armados, um dos quais um padre, andam à caça na floresta. A presa de que andam à caça está mesmo debaixo dos seus pés: um homem, sórdido e barbudo, que dorme debaixo de terra, numa cova que ele próprio fez.

Borgman acabou de acordar quando os atacantes enfiam uma lança no chão que por pouco não atinge o seu rosto.

Borgman consegue fugir e avisa os seus seguidores que estão escondidos em buracos semelhantes. Cada qual desaparece numa direcção diferente.

A chegada de Borgman à avenida ladeada de belas árvores de uma exclusiva área residencial é o início de uma série de perturbadores acontecimentos à volta da fachada cuidadosamente construída de um casal rico, dos seus três filhos e da ama da casa.

Em competição pela Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes, um “thriller” psicológico sobre a natureza do Mal, que conta com argumento e realização de Alex van Warmerdam.

EM SEGREDO M12|CRIME, DRAMA, THRILLER|EUA|101m

Realizador: Charlie Stratton Argumento: Charlie Stratton, Neal Bell Intérpretes: Elizabeth Olsen, Tom Felton, Jessica Lange, Matt Lucas, Oscar Isaac, Shirley Henderson, Mackenzie Crook, John Kavanagh, Lily Laight, Dimitrije Bogdanov IMDB: 7,1 /10 (397 votos)

O filme “Em Segredo” passa-se em Paris, 1867, e traz-nos a história de Therese (Elizabeth Olsen), uma jovem encantadora, presa a um casamento sem amor com o primo Camille (Tom Felton), um homem frágil e doente, imposto pela dominadora tia Madame Raquin (Jessica Lange). O filme é inspirado no romance “Therese Raquin” de Emile Zola.

Therese é uma jovem encantadora mas sexualmente reprimida, presa a um casamento sem amor com o seu primo Camille, um homem frágil e doente, imposto pela sua dominadora tia Madame Raquin.

O dia-a-dia de Therese é passado em quase reclusão, atrás do balcão de uma pequena loja, enquanto as noites são gastas a assistir a tia a jogar dominó.

Mas quando Therese conhece Laurent, um sedutor amigo de infância do seu marido, tudo muda. O que começa como uma excitante relação ilícita vai acabar por se desenvolver em acontecimentos com trágicas consequências para todos.

Com realização de Charlie Stratton, uma história dramática cujo argumento se baseia no romance “Thérèse Raquin”, escrito por Émile Zola, em 1867. No elenco, os actores Elizabeth Olsen, Tom Felton, Jessica Lange e Oscar Isaac, entre outros.

JOVEM E BELA M12|DRAMA, ERÓTICO|FRANÇA|95m

Realizador: François Ozon Argumento: François Ozon Intérpretes: Marine Vacth, Géraldine Pailhas, Charlotte Rampling, Frédéric Pierrot, Nathalie Richard, Johan Leysen, Fantin Ravat, Laurent Delbecque IMDB: 6,9 /10 (7 342 votos)

Em quatro estações e quatro canções, as aspirações e motivações de uma jovem de 17 anos que a levam a prostituir-se, não pela falta recursos económicos, mas pelo prazer da descoberta da sexualidade e do jogo da sedução. Escrito e realizado por François Ozon, o filme “Jovem e Bela” conta com Marine Vacth, Géraldine Pailhas e Frédéric Pierrot nos principais papeis.

Durante uma viagem de férias com a família, Isabelle (Marine Vacth), de 17 anos, vive a sua primeira experiência sexual. De regresso a casa, obcecada pelo desejo e pela sensação de poder que esse momento lhe proporcionou, começa a marcar encontros com desconhecidos em troca de dinheiro.

Assim, ao mesmo tempo que vai explorando a sua sexualidade, vai ficando dependente do que lucra com a venda do seu corpo.

Quando um homem morre num quarto de hotel ao seu lado, a sua vida dupla é revelada, o que deixa chocada toda a família.

Em competição na 66.ª edição do Festival de Cannes, um filme escrito e realizado por François Ozon (“Sob a Areia”, “Potiche”, “Dentro de Casa”), que se divide em quatro capítulos, correspondentes às estações do ano, e que usa quatro canções como tema de fundo.

O ACTO DE MATAR M12|DOCUMENTÁRIO, HISTÓRIA|DINAMARCA|115m

Realizador: Joshua Oppenheimer Argumento: Joshua Oppenheimer Intérpretes: Haji Anif, Syamsul Arifin, Sakhyan Asmara, Anwar Congo IMDB: 8,2 /10 (11 338 votos)

Num país onde os assassinos são celebrados como heróis, o realizador e a sua equipa desafiaram os líderes impenitentes dos esquadrões da morte a encenar o seu papel no genocídio. No documentário “O Acto de Matar”, o resultado alucinante é um delirante sonho cinematográfico, um mergulho perturbador nas profundezas da imaginação de assassinos em massa e no chocante regime de corrupção e impunidade banais em que vivem.

Num país onde os assassinos são celebrados como heróis, o realizador e a sua equipa desafiaram os líderes impenitentes dos esquadrões da morte a encenar o seu papel no genocídio.

O resultado alucinante é um delirante sonho cinematográfico, um mergulho perturbador nas profundezas da imaginação de assassinos em massa e no chocante regime de corrupção e impunidade banais em que vivem.

Este documentário, que conta com Werner Herzog, Errol Morris, Joram ten Brink e Andre Singer na equipa de produção, tem feito carreira em vários festivais internacionais, tendo recebido o Bafta para Melhor Documentário e uma nomeação para o Óscar na mesma categoria.

O QUE A MAISIE SABE M12|DRAMA|EUA|99m

Realizador: Scott McGehee, David Siegel Argumento: Nancy Doyne, Carroll Cartwright, Henry James Intérpretes: Julianne Moore, Steve Coogan, Alexander Skarsgård, Joanna Vanderham, Onata Aprile, Jesse Stone Spadaccini, Diana García, Amelia Campbell, Maddie Corman IMDB: 7,5 /10 (12 140 votos)

O filme “O que mais a Maisie sabe” é adaptado do romance homónimo do século XIX de Henry James que se concentra num divórcio agressivo visto pela perspectiva da sua pequena filha. O filme conta com Alexander Skarsgård (“True Blood”), Julianne Moore (“A Single Man”), Steve Coogan (“Tropic Thunder”), Joanna Vanderham e a jovem Onata Aprile.

Baseado numa interpretação contemporânea do clássico romance de Henry James, e situado na cidade de Nova Iorque, a história centra-se em Maisie, uma menina de seis anos de idade, involuntariamente envolvida no amargo divórcio dos pais – a mãe, um ícone do rock, o pai um encantador mas distraído negociante de arte.

À medida que Maisie é empurrada para trás e para a frente entre eles, começa a depender cada vez mais de Lincoln, o novo companheiro da mãe, e de Margo a sua ex-ama e que entretanto se torna a nova mulher do pai.

Na ausência dos pais, e através do apoio que acabam por ter de dar a Maisie, Lincoln e Margo apercebem-se de como egoístas desequilibrados aqueles eram.

SUPERCONDRÍACO M12|COMÉDIA|FRANÇA|107m

Realizador: Dany Boon Argumento: Dany Boon Intérpretes: Dany Boon, Kad Merad, Alice Pol, Jean-Yves Berteloot, Judith El Zein, Marthe Villalonga, Valérie Bonneton, Bruno Lochet IMDB: 5,9 /10 (396 votos)

O filme “Supercondríaco” é uma comédia franco-belga realizada e protagonizada pelo francês Dany Boon (“Bem-vindo ao Norte”, “Nada a Declarar”), que conta ainda com a participação dos actores Kad Merad e Alice Pol. O filme conta a história de Roman Faubert, um homem de quase aos 40 anos, sem mulher nem filhos, que sofre de hipocondria.

Aos 40 anos, Romain Faubert, não tem nem mulher nem filhos. O facto de ser fotógrafo para um dicionário médico online, não ajuda à hipocondria que domina o seu estilo de vida há muito tempo e que faz com que seja um neurótico apavorado. O seu único e verdadeiro amigo é o seu médico, o Dr. Dimitri Zvenska que, inicialmente, cometeu o erro de lhe dar atenção e que, actualmente, muito o lamenta.

A doença imaginária não é fácil de gerir e Dimitri daria tudo para se conseguir livrar de Romain de uma vez por todas. Dimitri pensa ter encontrado a cura que o livrará de Romain: ajudá-lo a encontrar a mulher da sua vida. Convida-o para serões lá em casa, inscreve-o em sites de encontros, obriga-o a fazer desporto, chega mesmo a ensinar-lhe como seduzir e comportar-se com as mulheres.

Mas descobrir a pérola rara capaz de suportar Romain e que, por amor, o ajude a superar finalmente a sua hipocondria, mostra-se bem mais difícil que o esperado…

Uma comédia franco-belga realizada e protagonizada pelo francês Dany Boon (“Bem-vindo ao Norte”, “Nada a Declarar”), que conta ainda com a participação dos actores Kad Merad e Alice Pol.

Esta publicação é da autoria do blog Bestcine, para o Pplware.

Exit mobile version