Pplware

Tardes de Cinema…

Por Ricardo Vieira para o Pplware.

J.J.Abrams, um dos criadores de Lost, tenta fazer renascer uma das mais famosas sagas de Ficção-Científica do séc. XX. A todos os Trekkies e não só, resta a certeza que chegou uma nova era de aventuras espaciais a bordo da USS Enterprise. Descubram Star Trek, a estreia da semana.


CIDADE DOS HOMENS

M12|Drama|Brasil|106 min Realização: Paulo Morelli Argumento: Paulo Morelli, Elena Soarez Intérpretes: Darlan Cunha, Douglas Silva, Rodrigo dos Santos IMDB: 7,3/10 (3 615 votos) RT: 76% (75 críticas)

Laranjinha e Acerola são dois amigos que cresceram juntos na favela do Morro da Sinuca, no Rio de Janeiro. Acerola só pensa em conhecer outras mulheres. Quer de volta a liberdade precocemente perdida ao assumir, ainda adolescente, esposa e filho.

Laranjinha, namorador inveterado que sempre teve as mulheres que quis, sonha com aquilo que nunca teve: um pai.

Este filme, apesar de ter os mesmos produtores, é diferente do conhecidíssimo Cidade de Deus. É baseado numa série com o mesmo nome que teve exibição no canal Globo no Brasil, entre 2002 e 2005. “Cidade de Deus é um filme sobre traficantes”, afirmou Paulo Morelli, que recebeu do amigo e sócio Fernando Meirelles a “responsabilidade” de encerrar a saga de Acerola e Laranjinha. “Cidade dos Homens é sobre a comunidade.” Essa diferença é fundamental.

A câmara solta, a fotografia lavada e o óleo no corpo dos meninos (para acentuar a sensação de calor) foram apontadas pelos detractores como técnicas publicitárias.

Facto, é que essa estética foi aprimorada em Cidade de Deus e adaptada para a televisão quando Cidade dos Homens e seus dois jovens protagonistas foram convertidos numa série. E funcionou muito bem em ambos os casos, diga-se.

No cinema, Cidade dos Homens tem como temas: a maturidade, a paternidade e o trabalho. Apesar de não ter a força de Cidade de Deus, esta fita é bastante tocante e aprazível de se ver. Não deixem de dar uma olhadela.

STAR TREK

M12|Acção,Aventura|EUA|122 min Realização: J.J.Abrams Argumento: Alex Kurtzman, Roberto Orci Intérpretes: Chris Pine, Simon Pegg, Winona Ryder, Zachary Quinto, Eric Bana IMDB: 8,2/10 (1 982 votos) RT: 100% (24 críticas)

Um olhar sobre a fundação de uma das tripulações espaciais mais emblemáticas da Sétima Arte. Teremos a oportunidade de ver como o Capitão Kirk entrou na Academia Starfleet, o início da sua amizade com Spock e as primeiras batalhas contra os Romulanos.

Uma visão inovadora da maior aventura espacial de todos os tempos, “Star Trek”, com uma tripulação jovem e totalmente nova aventurando-se ousadamente onde nenhum Homem jamais chegou…

Star Trek é um franchise americano de ficção científica criado pelo argumentista e produtor Gene Roddenberry na década de 1960 e, posteriormente desenvolvida por ele e por outros produtores.

O universo ficcional de Star Trek é o cenário de seis séries televisivas, dez filmes para o cinema, centenas de livros – romances, banda desenhada, desenhos animados, enciclopédias, dicionários, “manuais técnicos” e mesmo textos científicos e filosóficos -, dúzias de jogos para computador e consolas e um parque temático em Las Vegas.

Isto tudo, para quem desconhecia, ter uma pequena noção do que realmente é Star Trek e o que significou para muitos milhares de pessoas. Com o avançar da indústria cinematográfica, e com os constantes remakes de filmes antigos e sagas marcantes da sétima arte, não tardaria um novo filme baseado nesta saga mítica.

J.J. Abrams, criador de (e pessoalmente acho uma das melhores séries em televisão de sempre) Lost e Fringe e produtor de Cloverfield, é o responsável por esta nova incursão da nave USS Enterprise pelo espaço infindável.

Não percam a oportunidade de ver o filme no cinema, porque só na grande tela, é que poderão verdadeiramente apreciar o festim visual e sonoro.

A estreia foi estrondosa: o público deu nota positiva e a crítica também. Aliás, no RT em 24 críticas, 24 foram positivas, tendo StarTrek um excelente 100%. Parece-me ser um “Reborn” daqueles. E esperemos que seja o início de mais algumas sequelas. Recomendo vivamente, não só aos Trekkies, como aos cinéfilos, dos mais comuns aos mais aficionados!


RESTANTES ESTREIAS

As Operações SAAL, A Zona


SUGESTÃO DA SEMANA

Perigo Iminente (blade runner) de 1982 Realizador: Ridley Scott

Num futuro longínquo, a integridade humana estará ameaçada pelos chamados «replicants», andróides que desejam acima de tudo ser humanos.

Para combater e proteger a autenticidade humana foi criada a Blade Runner, uma associação que promove, persegue e abate estes mesmos andróides. Entre os Blades Runners encontra-se Rick Deckard (Harrison Ford) que tem como missão abater quatro replicants foragidos.


Exit mobile version