Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia do filme “Uma Longa Viagem”, que nos conta a história verídica de um ex-prisioneiro que foi torturado pelos japoneses na 2ª Guerra Mundial na construção dos caminhos de ferro.
Estreia ainda “Mr. Peabody e Sherman”, um filme repleto de aventura; “Fruitvale Station”, um filme dramático sobre um caso de segregação racial que causou uma enorme polémica nos EUA; o drama italiano “Miele”; “Non-Stop”, um thriller claustrofóbico realizado por Jaume Collet-Serra; o filme de animação “O Congresso”; e por fim, o filme “Um Amor entre Dois Mundos”.
UMA LONGA VIAGEM M12|BIOGRAFIA, DRAMA|AUSTRÁLIA|116m
Realizador: Jonathan Teplitzky Argumento: Frank Cottrell Boyce, Andy Paterson Intérpretes: Nicole Kidman, Stellan Skarsgård, Colin Firth, Jeremy Irvine, Hiroyuki Sanada, Sam Reid, Marta Dusseldorp, Tom Hobbs, Masa Yamaguchi, Byron J. Brochmann, Shinji Ikefuji, Ewan Leslie, Charlie Ruedpokanon, Yukata Izumihara, Akos Armont IMDB: 7,3 /10 (2 129 votos)
O filme “Uma Longa Viagem” conta-nos a história verídica de um ex-prisioneiro que foi torturado pelos japoneses na 2ª Guerra Mundial na construção dos caminhos de ferro e que passados muitos anos vai tentar descobrir onde se encontram os seus responsáveis. Com realização de Jonathan Teplitzky, uma história dramática que adapta a obra autobiográfica com o mesmo nome, da autoria de Eric Lomax, que veio a falecer com 93 anos, a 8 de Outubro de 2012, já depois de o filme entrar em produção.
Em 1942, durante a Segunda Grande Guerra, o oficial britânico Eric Lomax (Jeremy Irvine e Colin Firth) é capturado pelo exército japonês em Singapura e enviado para um campo de prisioneiros, onde é forçado a trabalhar na Ferrovia da Birmânia (também conhecida por Ferrovia da Morte), que percorre 415 km entre Banguecoque, na Tailândia, e Rangum, na Birmânia (actual Myanmar).
Durante o tempo em que esteve detido, Lomax, assim como tantos milhares de outros prisioneiros, foi alvo de terríveis maus tratos e tortura.
Cinco décadas mais tarde, já em liberdade, num esforço de superar os traumas de guerra, este homem atormentado decide aceitar a ajuda de Patti (Nicole Kidman), a sua dedicada mulher, e Finlay (Stellan Skarsgård), um dos seus amigos mais próximo, e enfrentar Takashi Nagase (Hiroyuki Sanada), o seu torturador mais cruel.
Para isso, tem de regressar ao locar onde antes esteve encarcerado e lidar com os fantasmas que teimaram em não o deixar avançar com a sua vida. Mas será ele capaz de perdoar alguém que, durante tanto tempo, viu morrerem de fadiga, tortura e exaustão milhares de seres humanos?
MR. PEABODY E SHERMAN M6|ANIMAÇÃO, AVENTURA, COMÉDIA|EUA|92m
Realizador: Rob Minkoff Argumento: Jay Ward, Craig Wright Intérpretes: Ariel Winter, Allison Janney, Ellie Kemper, Ty Burrell, Stephen Colbert, Stephen Tobolowsky, Karan Brar, Max Charles, Joshua Rush, Adam Alexi-Malle IMDB: 7,1 /10 (3 607 votos)
A nova animação da DreamWorks está a caminho! Do realizador de “Stuart Little” e dos criadores de “Os Croods” e “Como Treinares o teu Dragão”, “Mr. Peabody e Sherman” promete ser um filme repleto de aventura! Com argumento de Craig Wright, o filme baseia-se numa personagem criada por Ted Key para as séries animadas “Rocky and His Friends” e “The Bullwinkle Show”, nos anos 50 e 60.
Para além de doce e fiel como todos os cães devem ser, Peabody é também o ser mais inteligente que existe à face da Terra. A sua vida é um acumular de vitórias, seja enquanto explorador, inventor, cientista laureado com um Nobel ou atleta olímpico medalhado.
Tudo lhe corre de feição até decidir adoptar Sherman, uma cria humana que tenciona amar como se fosse do seu próprio sangue. Se, ao princípio, o desafio não lhe parece nada de excepcional, o caso muda de figura quando a criança resolve usar, inadvertidamente, a WABAC, uma engenhosa máquina do tempo da autoria de Peabody.
Sem que ninguém estivesse à espera, o pequeno desata a modificar o passado. Agora, os dois vão ter de voltar atrás no tempo, de modo a reparar a História, salvar o presente e restaurar a ordem do universo.
FRUITVALE STATION – A ÚLTIMA PARAGEM M12|BIOGRAFIA, DRAMA|EUA|90m
Realizador: Ryan Coogler Argumento: Ryan Coogler Intérpretes: Michael B. Jordan, Octavia Spencer, Melonie Diaz, Ahna O’Reilly, Kevin Durand, Chad Michael Murray IMDB: 7,6 /10 (24 673 votos)
No filme “Fruitvale Station” seguimos a história real das últimas horas de vida do norte-americano Oscar Grant (Michael B. Jordan), um jovem de 22 anos, morto a tiro pelas costas pela polícia na estação de metro de Fruitvale (São Francisco), no último dia de 2008. O elenco conta com Michael B. Jordan, Kevin Durand, Chad Michael Murray, Octavia Spencer, Ahna O’Reilly, entre outros.
Incerto do que poderá ser, Oscar toma o pressentimento como um sinal para adiantar as resoluções de ano novo: ser um melhor filho para a mãe (Spencer) – cujo aniversário é precisamente no último dia do ano – ; ser um melhor namorado para Sophina (Diaz), com quem não tem sido completamente honesto nos últimos tempos; e um pai melhor para Tatiana (Neal), a sua filha de quatro anos.
Enquanto o início do dia parece promissor nos encontros com família e amigos, mas à medida que as horas se desenrolam, Grant percebe que a mudança não é assim tão fácil.
As resoluções chegam ao fim quando Oscar é morto a tiro pela polícia local, na estação de Metro de Fruitvale, no dia de ano novo.
A morte trágica que abalou não só a Bay Area, como os Estados Unidos, já recebeu os aplausos da crítica com o Grande Prémio do Júri para Filme Dramático e o Prémio da Audiência para Filme Dramático Americano no Festival de Cinema de Sundance, no início deste ano.
MEL M12|DRAMA|ITÁLIA|96m
Realizador: Valeria Golino Argumento: Mauro Covacich, Valeria Golino Intérpretes: Jasmine Trinca, Carlo Cecchi, Libero De Rienzo, Vinicio Marchioni, Iaia Forte, Valeria Bilello IMDB: 6,7 /10 (529 votos)
No drama “Miele”, Irene, mais conhecida por “Mel”, dedica-se a auxiliar pessoas em dificuldades e tenta aliviar o sofrimento de cada um mesmo quanto tomam decisões radicais. Até ao dia em que conhece Grimaldi e a sua doença invisível…
Aos 30 anos, e de um modo pouco convencional, Irene (Jasmine Trinca) dedica a sua existência aos mais fragilizados, auxiliando doentes terminais a morrerem de um modo digno e indolor.
A viver em Itália, onde a eutanásia é criminalizada, viaja frequentemente para o México, de forma a obter um fármaco utilizado para abater animais doentes, e usa-o nos seus “pacientes”.
Certo dia, é-lhe dado o contacto do Sr. Grimaldi, um homem que deseja morrer. Porém, depressa descobre que, afinal, ele está de perfeita saúde e que, devido a uma depressão profunda, perdeu o gosto pela vida. Decidida a mostrar-lhe o valor de estar vivo, Irene acaba por ser confrontada com a própria natureza do que está a fazer…
NON-STOP M12|ACÇÃO, MISTÉRIO, THRILLER|EUA|106m
Realizador: Jaume Collet-Serra Argumento: John W. Richardson, Christopher Roach Intérpretes: Anson Mount, Julianne Moore, Liam Neeson, Michelle Dockery, Bar Paly, Corey Stoll, Scoot McNairy, Linus Roache, Jon Abrahams IMDB: 7,4 /10 (18 331 votos)
Liam Neeson é a estrela neste filme “Non-Stop”, um intenso thriler de ação que se desenrola a 40.000 pés de altitude. Durante o voo transatlântico entre N. York e Londres, o US Air Marshall Bill Marks (Neeson) recebe uma série de misteriosas mensagens de texto, ordenando-lhe que instrua o governo para transferir 150 milhões de dólares para uma conta off-shore ou um passageiro será morto a cada 20 minutos…
Durante um voo transatlântico entre Nova Iorque e Londres, o agente Bill Marks recebe várias mensagens de texto ordenando-lhe que dê instruções ao Governo dos EUA para que faça uma transferência de 150 milhões de dólares para uma conta “offshore”.
Caso contrário, um passageiro será morto a cada 20 minutos. Enquanto notifica a tripulação do que está prestes a acontecer, é encontrado o corpo da primeira vítima.
A situação complica-se quando as autoridades descobrem que o número da conta para onde supostamente terão de transferir o dinheiro está em nome de Bill.
Com passageiros e tripulação em pânico e um clima de suspeição sobre si, este homem terá de encontrar um meio de descobrir o responsável antes que seja demasiado tarde…
O CONGRESSO M12|ANIMAÇÃO, FICÇÃO CIENTÍFICA|ISRAEL|122m
Realizador: Ari Folman Argumento: Stanislaw Lem, Ari Folman Intérpretes: Robin Wright, Paul Giamatti, Harvey Keitel, Kodi Smit-McPhee, Danny Huston, Frances Fisher, Sami Gayle, Michael Landes, Michael Stahl-David, Christopher B. Duncan IMDB: 6,8 /10 (2 147 votos)
“O Congresso” segue Robin quando o contrato expira e ela regressa para um mundo de fantasia no cinema. O filme é baseado no livro de Stanislaw Lem, com realização de Ari Folman, o mesmo de “Waltz with Bashir”.
Robin Wright, interpretando-se a si própria, recebe uma oferta de um estúdio importante para vender a sua identidade cinematográfica: ela será digitalizada e serão criados vários clones digitais seus que podem ser usados sem restrições em qualquer filme de Hollywood – mesmo os mais comerciais e que a actriz no passado recusara fazer.
Em troca, Robin receberá uma avultada quantia, mas, mais importante que isso, o estúdio promete-lhe que fará com que o seu clone digital nunca envelheça e fique para jovem para toda a eternidade. O contrato será válido por 20 anos.
“O Congresso” segue Robin quando o contrato expira e ela regressa para um mundo de fantasia no cinema.
UM AMOR ENTRE DOIS MUNDOS M12|DRAMA, FANTÁSTICO, FICÇÃO CIENTÍFICA, THRILLER|CANADÁ, FRANÇA|109m
Realizador: Juan Diego Solanas Argumento: Juan Diego Solanas Intérpretes: Jim Sturgess, Kirsten Dunst, Timothy Spall, Agnieshka Wnorowska, Neil Napier, Frank M. Ahearn, Jayne Heitmeyer, James Kidnie, Holly O’Brien, Heidi Hawkins, Vincent Messina IMDB: 6,4 /10 (40 200 votos)
“Um Amor entre Dois Mundos” é um filme realizado por Juan Solanas e tem como protagonistas Jim Sturgess (“One Day”), Kirsten Dunst (“Homem-Aranha”) e Jayne Heitmeyer. Uma mulher (Kirsten Dunst) e um homem (Jim Strugess) apaixonam-se loucamente um pelo outro, mas o facto de viverem em dimensões completamente distintas complica irreversivelmente o desenvolvimento do seu romance.
Adam e Eden vivem em mundos separados por leis gravitacionais contrárias. Os planetas onde habitam, apesar de quase se tocarem, possuem regras específicas e estão organizados por classes e sistemas políticos opostos: o mundo de baixo, onde vive Adam, é pobre e desolado; o de Eden, pelo contrário, é rico e desenvolvido.
Anos antes, ainda muito novos, os dois conheceram-se no topo das montanhas mais altas de ambos os planetas.
Depois de anos a viverem um romance secreto, são apanhados por agentes fronteiriços e Eden sofre uma queda aparentemente fatal. Destroçado e cheio de culpa, Adam vai sobrevivendo ao difícil dia-a-dia do mundo de baixo.
Até que, dez anos após o incidente que os separou, vê Eden num programa de televisão e descobre que, para além de estar viva, trabalha na TransWorld, uma grande empresa cuja sede une os dois mundos.
Para a reencontrar, está disposto a ir até às últimas consequências, nem que tenha de pagar com a sua própria vida…
Esta publicação é da autoria do blog Bestcine, para o Pplware.