Pplware

Tardes de Cinema

Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia de “The Monuments Men – Caçadores de Tesouros”, baseado na história verídica da maior caça ao tesouro de sempre. Destaque também para o filme “O Sobrevivente”, que se centra na história verídica de como Lutrell (Wahlberg) e a sua equipa dos SEAL rechaçou uma emboscada talibã durante uma missão para matar um líder terrorista no Afeganistão.

Estreia ainda “A Grande Beleza”, um filme com argumento e realização do italiano Paolo Sorrentino; o filme português “Eclipse em Portugal”, inspirado na história real do jovem que matou os pais em Ílhavo em 1999; e por fim, “Obsessão Ardente” um thriller erótico com argumento e realização de Iain Softley.

THE MONUMENTS MEN – CAÇADORES DE TESOUROS M12|ACÇÃO, COMÉDIA, GUERRA|EUA|118m

Realizador: George Clooney Argumento: George Clooney, Grant Heslov, Robert M. Edsel Intérpretes: Daniel Craig, Matt Damon, Cate Blanchett, George Clooney, Bill Murray, John Goodman, Hugh Bonneville, Jean Dujardin, Bob Balaban IMDB: 6,5 /10 (7 568 votos)

Baseado na história verídica da maior caça ao tesouro de sempre, «The Monuments Men – Caçadores de Tesouros» centra-se num improvável pelotão da Segunda Guerra Mundial, enviado para a Alemanha a fim de resgatar grandes obras de arte de ladrões nazis e devolvê-las aos seus legítimos proprietários.

Seria uma missão impossível: com a arte presa para lá das linhas inimigas e com o exército alemão com ordens para destruir tudo durante a queda do Reich, como poderiam estes homens – sete diretores de museus, curadores e historiadores de arte, mais familiarizados com Michelangelo que com armas – ser bem sucedidos?

Ao se encontrarem numa corrida contra o tempo para evitar a destruição de 1.000 anos de cultura, os chamados Caçadores de Tesouros arriscam as suas vidas, para proteger e defender as melhores obras criadas pelo homem.

Uma história de coragem sobre os heróis invisíveis da guerra, que conta com a realização de George Clooney e com a participação de Matt Damon, John Goodman, Jean Dujardin, Bill Murray e Cate Blanchett, entre outros.

Este filme adapta o romance de não-ficção “Os Homens dos Monumentos: Heróis Aliados, Ladrões Nazis e a Maior Caça ao Tesouro da História”, escrito por Robert M. Edsel, presidente e fundador da Monuments Men Foundation for the Preservation of Art.

A GRANDE BELEZA M12|COMÉDIA|ITÁLIA|142m

Realizador: Paolo Sorrentino Argumento: Paolo Sorrentino Intérpretes: Toni Servillo, Carlo Verdone, Sabrina Ferilli, Carlo Buccirosso, Iaia Forte IMDB: 7,8 /10 (15 910 votos)

“A Grande Beleza” é um filme com argumento e realização do italiano Paolo Sorrentino (“Il Divo – A Vida Espectacular de Giulio Andreotti”, “Este é o Meu Lugar”), que conta com Toni Servillo como protagonista. A ação passa-se em Roma, durante o verão, onde o escritor Jap Gambardella reflete sobre sua vida. Ele tem 65 anos de idade, e desde o grande sucesso do romance “O Aparelho Humano”, escrito décadas atrás, ele não concluiu nenhum outro livro.

Roma, no esplendor do verão. Turistas enchem a colina do Janiculum: um japonês desfalece, deslumbrado por tamanha beleza.

Jep Gambardella (Toni Servillo), elegante e com um charme irresistível apesar dos primeiros sinais de envelhecimento goza a vida social da cidade ao máximo. Frequenta jantares e festas chiques, onde o seu brilhante humor e agradável companhia são sempre bem-vindos.

Jep é um jornalista bem sucedido e um sedutor inveterado que, na juventude, escreveu um romance de sucesso, recebeu um prémio literário e conquistou uma reputação de escritor frustrado. É também um homem que esconde o desencanto por detrás de uma atitude cínica que lhe permite ver o mundo com uma lucidez amarga.

No terraço do seu apartamento em Roma, com vista para o Coliseu, dá festas onde “o aparelho humano” – o título do seu livro – é despido de pretensões e a comédia da vacuidade se desenrola.

Cansado deste estilo de vida, Jep sonha por vezes em voltar a escrever, assombrado por memórias de um amor da juventude. Mas conseguirá ele lidar com esse sentimento? Terá capacidade para superar esse desgosto profundo por si mesmo e pelos outros, numa cidade cuja beleza deslumbrante leva à imobilidade?

ECLIPSE EM PORTUGAL M12|COMÉDIA, DRAMA|PORTUGAL|88m

Realizador: Alexandre Valente, Edgar Alberto Argumento: Alexandre Valente Intérpretes: Pedro Fernandes, Sofia Ribeiro, FF, Ricardo Carriço, Fernanda Serrano, Pedro Lima, José Eduardo, Sandra Cóias, Silvia Rizzo, José Wallenstein, Rute Miranda, António Raminhos IMDB: (ainda sem votação)

Filmado em Santarém e inspirado na história real do jovem que matou os pais em Ílhavo em 1999, “Eclipse em Portugal” é o mais recente filme do também produtor Alexandre Cebrian Valente, que realizou “Second Life” e produziu fitas como “O Crime do Padre Amaro” e “Corrupção”. Protagonizado por Pedro Fernandes, um dos anfitriões do programa “5 para a Meia-Noite”, conta no elenco com Sofia Ribeiro, Pedro Lima, Fernanda Serrano, Sandra Cóias, FF, Ricardo Carriço, José Wallenstein, José Eduardo, Mena Caetano, São José Lapa e Silvia Rizzo.

O caso remonta a Agosto de 1999, quando um casal foi encontrado assassinado em sua casa, em Ílhavo, num crime que a Polícia Judiciária admitiu estar ligado a rituais litúrgicos de apologia satânica.

Mais tarde, Tó Jó, filho do casal, confessou o crime, sustentando que o praticou sozinho, embora instigado pela companheira da altura, que era também sua parceira na banda de “death metal” Agonizing Terror.

Porém, apesar de Tó Jó ter sido considerado culpado e estar hoje a cumprir uma pena de 25 anos, mantêm-se por esclarecer os factos que envolveram este caso.

As versões que contou ao tribunal deixam dúvidas, nomeadamente quando alega que estava só na noite do crime, noite essa que correspondeu ao dia do último eclipse solar total do milénio.

O SOBREVIVENTE M16|ACÇÃO, AVENTURA, DRAMA, GUERRA, THRILLER|EUA|121m

Realizador: Peter Berg Argumento: Peter Berg, Marcus Luttrell Intérpretes: Mark Wahlberg, Taylor Kitsch, Eric Bana, Emile Hirsch, Ben Foster, Sammy Sheik, Alexander Ludwig, Scott Elrod, Ali Suliman IMDB: 7,9 /10 (55 596 votos)

O enredo do filme “O Sobrevivente” é inspirado no livro “”Lone Survivor: The Eyewitness Account of Operation Redwing and the Lost Heroes of SEAL Team 10”, de Marcus Lutrell, e centra-se na história verídica de como Lutrell (Wahlberg) e a sua equipa dos SEAL rechaçou uma emboscada talibã durante uma missão para matar um líder terrorista no Afeganistão.

Quatro Navy SEALS norte-americanos partiram numa noite límpida, no início de Julho de 2005, para a fronteira montanhosa entre o Afeganistão e o Paquistão para uma missão de reconhecimento.

A sua tarefa era documentar a actividade de um líder da al Qaeda que, de acordo com alguns rumores, estaria muito perto de Bin Laden com um pequeno exército num quartel militar talibã. Cinco dias mais tarde, apenas um dos Navy SEALS conseguiu regressar.

Esta é a história do único sobrevivente da Operation Redwing, do líder de equipa SEAL Marcus Lutrell e do extraordinário confronto que este liderou contra a maior perda de vidas da história dos Navy SEALS.

Os seus colegas de equipa lutaram valentemente ao seu lado até este ser o único sobrevivente, tendo sido projecto pela explosão de um RPG para um local onde os seus perseguidores não conseguiram encontrar.

Nos próximos quatro dias, terrivelmente magoado e presumivelmente morto, Lutrell rastejou durante quilómetros, através das montanhas, tendo sido recebido por simpáticos aldeões que arriscaram as suas vidas para o manter a salvo dos circundantes guerreiros talibãs.

OBSESSÃO ARDENTE M12|CRIME, DRAMA, THRILLER|REINO UNIDO|100m

Realizador: Iain Softley Argumento: Sébastien Japrisot, Iain Softley Intérpretes: Tuppence Middleton, Frances de la Tour, Aneurin Barnard, Kerry Fox, Alexandra Roach, Stanley Weber IMDB: 5,5 /10 (549 votos)

O filme “Obsessão Ardente” é um thriller que nos traz a história de uma jovem que sofre de amnénisa após sobreviver ao incêndio que vitimou a sua melhor amiga. Este acontecimento inicia um tormentoso processo de recuperação…

Micky é uma fotógrafa que vive uma vida boémia na cidade de Londres, até que um encontro fortuito com Do, uma antiga amiga de infância, lhe vai mudar a vida para sempre. Do é uma simples e monótona funcionária de um banco, sem grande vida social e o oposto de Micky em termos de personalidade.

Mas mesmo assim, Micky fica encanta por retomar aquela amizade, apesar do desagrado do seu namorado Jake. Quando as duas resolvem matar saudades do local de férias onde passaram tantos verões de juventude, a tragédia acontece.

Um fogo na casa onde estavam alojadas mata Do e deixa Micky desfigurada e num estado amnésico. Micky será obrigada a reconstruir o seu passado, já que todos os que a rodeiam – amigos, familiares, e até ela própria – se tornaram meros desconhecidos.

Um “thriller” erótico com argumento e realização de Iain Softley (“K-Pax – Um Homem do Outro Mundo”, “Inkheart – Coração de Tinta”), que se inspira na obra do romancista francês Sébastien Japrisot.

Esta publicação é da autoria do blog Bestcine, para o Pplware.

Exit mobile version