Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia de “Ao Encontro de Mr. Banks”, um filme baseado em facto reais, que nos conta a história extraordinária e desconhecida de como o clássico da Disney Mary Poppins chegou ao grande ecrã. Destaque ainda para “Ninfomaníaca”, de Lars von Trier, com a história simples e poética da jornada erótica de uma mulher desde o seu nascimento até aos 50 anos.
Estreia ainda o filme de animação “Coelho Kung Fu”; o filme “Eu, Frankenstein”, dos mesmos criadores de “Underworld”; “Jack Ryan: Agente Sombra”, a nova aventura baseada nas conhecidas personagens do escritor Tom Clancy; e por fim, o drama “Thérèse Desqueyroux”, uma adaptação do romance homónimo de François Mauriac, que é o último filme da carreira do recém-falecido Claude Miller.
AO ENCONTRO DE MR. BANKS M12|BIOGRAFIA, COMÉDIA, DRAMA, FAMILIAR, HISTÓRIA|EUA|125m
Realizador: John Lee Hancock Argumento: Kelly Marcel, Sue Smith Intérpretes: Tom Hanks, Emma Thompson, Colin Farrell, Paul Giamatti, Jason Schwartzman, Bradley Whitford, Kathy Baker, Rachel Griffiths, Ruth Wilson, B. J. Novak IMDB: 7,8 /10 (24 764 votos)
Inspirado em factos reais, “Ao Encontro de Mr. Banks” é a história extraordinária e desconhecida de como o clássico da Disney Mary Poppins chegou ao grande ecrã – e de como a relação tempestuosa do lendário Walt Disney com a autora P. L. Travers quase o impediu.
Quando as filhas de Walt Disney lhe imploraram que fizesse um filme a partir do seu livro favorito, «Mary Poppins» de P. L. Travers, ele fez-lhes uma promessa – que não percebeu que levaria 20 anos a cumprir.
Na sua busca para obter os direitos, Walt depara-se com uma escritora grosseira e inflexível que não tem qualquer intenção de deixar a sua adorada ama mágica ser atacada pela máquina de Hollywood.
Mas, à medida que os livros param de vender e o dinheiro começa a faltar, Travers aceita relutantemente ir a Los Angeles para ouvir os planos de Disney para a adaptação. Durante aquelas duas curtas semanas em 1961, Walt Disney dá tudo o que tem.
Armado com storyboards imaginativos e canções alegres dos talentosos irmãos Sherman, Walt lança uma investida com tudo o que tem a P. L. Travers, mas a autora não se demove. Ele rapidamente começa a sentir-se impotente à medida que Travers se torna cada vez mais inflexível e os direitos vão ficando mais longe das suas mãos.
Somente quando chega à sua própria infância é que Walt descobre a verdade sobre os fantasmas que a assombram, e juntos eles libertam Mary Poppins para finalmente fazer um dos filmes mais cativantes da história cinematográfica.
COELHO KUNG FU M12|ANIMAÇÃO, AVENTURA|CHINA|89m
Realizador: Lijun Sun Argumento: Melanie Simka, Mychal Simka Intérpretes: Jon Heder, Tom Arnold, Rebecca Black, Michael Clarke Duncan, Claire Geare IMDB: 3,4 /10 (256 votos)
Co-produzido pela China e os EUA, e direccionado para os espectadores mais pequenos, “Coelho Kung Fu” é um filme de animação e aventura que conta com a realização de Sun Lijun. O filme conta a história de Fu, um modesto coelho cozinheiro, na sua pequena aldeia, a quem é entregue uma importante missão: recuperar uma tábua mágica muito importante.
Um dia, um mestre do Kung Fu quase nas últimas é encontrado por Fu, um modesto coelho cozinheiro, na sua pequena aldeia. O mestre, que tinha sido traído pelo seu principal discípulo, estava gravemente ferido e faz um último pedido: pede a Fu que devolva uma tábua mágica, muito importante, à sua filha Peony, na Cidade Imperial.
Fu faz-lhe uma simples promessa, aparentemente fácil de cumprir, mas que irá mudar a sua vida para sempre.
Sem nunca ter estado na Cidade Imperial, Fu inicia uma viagem perigosa. Quando encontra a Academia de Kung Fu, descobre que esta já foi tomada pelo principal discípulo, um traiçoeiro e implacável urso chamado Slash, que quer recuperar a tábua mágica a todo o custo.
Conseguirá Fu cumprir a promessa que fez ao mestre?
EU, FRANKENSTEIN M12|ACÇÃO, AVENTURA, FANTÁSTICO, FICÇÃO CIENTÍFICA|EUA|92m
Realizador: Stuart Beattie Argumento: Stuart Beattie, Kevin Grevioux Intérpretes: Aaron Eckhart, Bill Nighy, Miranda Otto, Yvonne Strahovski, Aden Young, Deniz Akdeniz IMDB: 5,5 /10 (3 658 votos)
Escrito e realizado por Stuart Beattie, o filme “Eu, Frankenstein” encontra o icónico personagem criado por Mary Shelley no meio de uma batalha épica entre dois clãs antigos e efeitos visuais de qualidade duvidosa. Com Aaron Eckhart, Bill Nighy, Yvonne Strahovski, Miranda Otto, Jai Courtney e Socratis Otto, “I, Frankenstein” surge dos criadores de “Underworld”, chega aos cinemas norte-americanos e nacionais em Janeiro de 2014.
Victor Frankenstein, médico do séc. XIX, vive obcecado pela ideia da génese da vida e da capacidade de ressuscitar os mortos. As suas experiências científicas levam-no a criar um ser feito a partir de fragmentos de cadáveres humanos.
Quase dois séculos passados, essa criatura solitária e menosprezada por todos continua à deriva, numa busca constante pelo seu lugar no mundo.
Quando descobre que vários outros seres monstruosos se preparam para extinguir a raça humana, ele vê-se a braços com algo com que nunca esperaria: a defesa daqueles que sempre o quiseram destruir.
JACK RYAN: AGENTE SOMBRA M12|ACÇÃO, MISTÉRIO, THRILLER|EUA|105m
Realizador: Kenneth Branagh Argumento: Adam Cozad, David Koepp Intérpretes: Keira Knightley, Chris Pine, Kevin Costner, Nonso Anozie, Gemma Chan, Deborah Rosan, Lenn Kudrjawizki, Price Lindsey, Celine Jedidi, Ricky Rajpal IMDB: 6,6 /10 (8 960 votos)
“Jack Ryan: Agente Sombra”, a nova aventura baseada nas conhecidas personagens do escritor Tom Clancy, apresenta Jack Ryan, um analista financeiro de Wall Street, recrutado por William Harper com o intuito de investigar o terrorismo financeiro a nível global. Quando um acontecimento que ameaça a Economia Americana é descoberto, Jack tem de se aventurar, viajando para Moscovo para confrontar Viktor Cherevin, um empresário russo que se encontra por detrás de toda a trama.
Ex-oficial da Marinha norte-americana, Jack Ryan tornou-se um exímio corretor da bolsa de Wall Street. Devido às capacidades fora do comum em detectar casos de corrupção, é recrutado por Thomas Harper, agente da CIA, para ser seu consultor financeiro num caso de terrorismo económico.
Durante o período que passa a dedicar-se a esta missão, Jack acaba por descobrir uma conspiração em larga escala, que visa desvalorizar a moeda americana e, consequentemente, destruir o sistema económico mundial.
A braços com uma missão quase impossível, ele terá de partir para Moscovo e encontrar o responsável: Viktor Cherevin, um bilionário russo conhecido pelos seus golpes financeiros à escala mundial.
NINF()MANÍACA M12|DRAMA|DINAMARCA|124m
Realizador: Lars von Trier Argumento: Lars von Trier Intérpretes: Charlotte Gainsbourg, Stellan Skarsgård, Stacy Martin, Shia LaBeouf, Christian Slater, Uma Thurman, Jamie Bell, Willem Dafoe, Jean-Marc Barr IMDB: 7,6 /10 (4 153 votos)
“Ninfomaníaca” é a história simples e poética da jornada erótica de uma mulher desde o seu nascimento até aos 50, contada pela personagem principal, a auto-diagnosticada ninfomaníaca Joe. No elenco constam os seguintes nomes: Charlotte Gainsbourg, Stellan Skarsgard, Uma Thurman, Jamie Bell, Connie Nielsen, Willem Dafoe, Udo Kier, Jean-Marc Barr e Christian Slater.
Desde sempre que Joe se debate com um desejo sexual descontrolado e se vê a si própria como ninfomaníaca.
Um dia, depois de um espancamento, é encontrada quase inconsciente por Seligman, um homem bondoso e celibatário que decide levá-la para casa, onde cuida dos seus ferimentos.
Seligman acaba então por se tornar o confidente improvável desta mulher que decide contar-lhe a sua vida. Assim, em oito capítulos, ela recua à infância e faz uma retrospectiva dos 50 anos da sua existência através de histórias onde a tragédia se mistura constantemente com desejo, sexo e jogos de poder.
THÉRÈSE DESQUEYROUX M12|DRAMA|FRANÇA|110m
Realizador: Claude Miller Argumento: Claude Miller, François Mauriac Intérpretes: Audrey Tautou, Gilles Lellouche, Anaïs Demoustier, Stanley Weber, Yves Jacques, Francis Perrin, Isabelle Sadoyan, Catherine Arditi, Jérôme Thibault IMDB: 6,1 /10 (1 431 votos)
O filme “Thérèse Desqueyroux” é uma adaptação do romance homónimo de François Mauriac, que é o último filme da carreira do recém-falecido Claude Miller, e é protagonizado por Audrey Tautou e Gilles Lellouche. O filme segue a história de uma jovem mulher com ideias vanguardistas, que contesta e desafia os que a rodeiam, numa região altamente conservadora. Para se libertar de um destino que lhe é imposto, ela fará frente a tudo e todos para conseguir viver uma vida independente.
A viver numa cidade rural no Sul de França no princípio dos anos 1920, Thérèse Laroque (Audrey Tautou) é obrigada a um casamento de conveniência com Bernard Desqueyroux (Gilles Lellouche), estabelecendo assim uma nova aliança entre as duas famílias mais ricas da região.
Frustrada e terrivelmente infeliz com o que lhe foi imposto, ela vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para se libertar desta união, mesmo que, para isso, tenha de lutar contra as mais rígidas convenções da sua época.
Escrita e realizada por Claude Miller (“A Acompanhante”), esta foi a última obra do cineasta francês, que faleceu em Abril de 2012. A história dramática, contada na primeira pessoa, tem por base o romance homónimo escrito, em 1927, por François Mauriac.
Esta publicação é da autoria do blog Bestcine, para o Pplware.