Pplware

Tardes de Cinema…

Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia de “Grudge Match – Ajuste de Contas”, filme protagonizado por Robert De Niro e Sylvester Stallone, onde dois boxeadores reformados, são persuadidos a participar numa última luta e assim regressarem ao ringue de combate. Destaque também para o filme “Horas”, um drama sobre o furacão Katrina e que é o último filme de Paul Walker.

Estreia ainda o filme “12 Anos Escravo”, uma adaptação ao cinema das memórias de Solomon Snorthup, raptado no norte dos Estados Unidos em 1841 e mantido como escravo durante 12 anos; o drama “A Espuma dos Dias”, sobre uma mulher que sofre de uma doença incomum provocada por uma flor que lhe cresce nos pulmões; e por fim, “A Última Paixão do Sr. Morgan”, que nos traz um olhar sobre a ligação e mudança de vida entre um professor de filosofia americano aposentado e viúvo e uma jovem parisiense.

GRUDGE MATCH – AJUSTE DE CONTAS M12|COMÉDIA, DESPORTO|EUA|113m

Realizador: Peter Segal Argumento: Tim Kelleher, Rodney Rothman Intérpretes: Robert De Niro, Sylvester Stallone, Kevin Hart, Alan Arkin, Jon Bernthal, Kim Basinger, Judd Lormand, Nicole Andrews, Han Soto, Griff Furst, Don Lake, Camden Gray, Carrie Lazar, John L. Armijo, Todd Truley IMDB: 7,1 /10 (1 704 votos)

“Grudge Match – Ajuste de Contas”, filme protagonizado por Robert De Niro e Sylvester Stallone, centra-se na história de Billy “The Kid” McDonnen e Henry “Razor” Sharp, dois boxeadores reformados, que são persuadidos a participar numa última luta e assim regressarem ao ringue de combate. Basinger interpreta uma mulher que está no meio da rivalidade destes dois homens. Arkin interpreta o antigo treinador do personagem de Stallone.

Henry “Razor” Sharp (Sylvester Stallone) e Billy “The Kid” McDonnen (Robert De Niro), dois “boxeurs” de Pittsburgh, encontraram-se apenas duas vezes no ringue.

Mas esses encontros foram suficientes para que a sua rivalidade se tornasse lendária e para que os seus nomes ficassem para sempre na memória dos adeptos do pugilismo profissional.

Passados 30 anos, ambos se conformaram à vida de reformados. As lutas são agora com os obstáculos da idade. Mas, um dia, recebem a proposta que lhes vai dar um fôlego inesperado: um derradeiro duelo.

De início, mostram-se relutantes. Por um lado, nenhum deles tem vontade de voltar a ver o arquirrival; por outro, os seus corpos já não estão propriamente preparados para medir forças.

No entanto, o apelo do ringue é demasiado forte. Sabem que ali voltarão a sentir-se mais vivos que nunca. Podem não ter o vigor da juventude, mas têm, em compensação, muito mais experiência de vida, humor e determinação para darem ao mundo uma última prova de força. Agora os dois reformados só têm de se pôr em forma…

12 ANOS ESCRAVO M16|BIOGRAFIA, DRAMA, HISTÓRIA|REINO UNIDO|134m

Realizador: Steve McQueen Argumento: John Ridley, Solomon Northup Intérpretes: Michael Fassbender, Brad Pitt, Benedict Cumberbatch, Paul Dano, Quvenzhané Wallis, Sarah Paulson, Garret Dillahunt, Michael K. Williams, Chiwetel Ejiofor IMDB: 8,6 /10 (20 690 votos)

O filme “12 Anos Escravo” é uma adaptação ao cinema das memórias de Solomon Snorthup, raptado no norte dos Estados Unidos em 1841 e mantido como escravo durante 12 anos numa plantação de algodão do Louisiana. Em “12 Years a Slave”, Ejiofor é Solomon Norhup, um afro-americano livre, a viver em Nova-Iorque no período que antecede a Guerra Civil. Transportado à força para o sul dos Estados Unidos, torna-se escravo numa plantação de algodão no Louisiana.

O enredo de “12 Years a Slave” é inspirado no livro homónimo da autoria de Solomon Northup. O livro foi publicado originalmente em 1853 e acompanha a vida de Northup, um negro casado e com estudos, que vivia em Nova Iorque, quando dois homens o abordaram com uma tentadora oferta de trabalho em Washington.

Quando chega ao local este é raptado, e colocado no mercado de escravos, estando sujeito a uma dura vida com vários donos e condições de vida pouco adequadas ao ser humano.

O livro é um bom manual de estudo, detalhando como funcionavam os mercados de escravos em D.C., o tipo de comida que serviam aos escravos, entre outros pormenores.

Northup conseguiu assegurar a sua liberdade, quando um carpinteiro branco do Canadá com ideais contra a escravatura, decide lutar pelo caso do primeiro em tribunal.

A ESPUMA DOS DIAS M12|DRAMA, FANTÁSTICO|FRANÇA|125m

Realizador: Michel Gondry Argumento: Michel Gondry, Luc Bossi Intérpretes: Audrey Tautou, Romain Duris, Omar Sy, Gad Elmaleh, Alain Chabat, Tilly Scott Pedersen, Aïssa Maïga IMDB: 6,5 /10 (3 679 votos)

O filme “A Espuma dos Dias” conta-nos a história de uma mulher que sofre de uma doença incomum provocada por uma flor que lhe cresce nos pulmões. Um filme marcado pelo surrealismo em catadupa, nascido da adaptação da obra homónima de Boris Vian pelo realizador francês Michel Gondry (“O Despertar da Mente”, “A Ciência dos Sonhos”), que co-assina o argumento com Luc Bossi.

Colin (Romain Duris) é um homem que não se pode queixar da vida que leva: é abastado, tem um cozinheiro maravilhoso e pode dar-se ao luxo de passar o tempo a criar bebidas a partir de música, graças ao seu “pianocktail”.

Contudo, sente um vazio e, por isso, exige apaixonar-se. Assim acontece quando, numa festa, conhece Chloé (Audrey Tautou). Os dois enamoram-se e vivem uma história de amor sem paralelo, envolta em cenários de sonho, fantasia e ideais.

Mas essa história sofre um revés em plena lua-de-mel, quando descobrem que ela padece de uma doença rara, causada por um nenúfar que cresce dentro do seu pulmão esquerdo.

Agora, todos os momentos e todas as acções convergem para assegurar o bem-estar dela, levando Colin a percorrer caminhos tão desconcertantes e fantásticos como a própria doença de Chloé.

HORAS M12|DRAMA, THRILLER|EUA|97m

Realizador: Eric Heisserer Argumento: Eric Heisserer Intérpretes: Paul Walker, Génesis Rodríguez, Judd Lormand, Nick Gomez IMDB: 6,4 /10 (7 221 votos)

O filme “Horas”, é um drama sobre o furacão Katrina estrelado por Paul Walker (“Velocidade Furiosa”) e Genesis Rodriguez (“À Beira do Abismo”). Na trama, o protagonista vê sua mulher morrer durante o parto, e precisa ficar no hospital para cuidar do seu bebé prematuro, em plena passagem do furacão Katrina, que inundou a Louisiana em 2005 e deixou serviços públicos em colapso. O filme apenas chega agora ao grande ecrã, devido à trágica morte do ator Paul Walker.

Nova Orleães, 2005. Abigail Hayes (Genesis Rodriguez), uma mulher grávida, dá entrada no hospital. Ao seu lado está Nolan Hayes (Paul Walker), seu companheiro e pai da criança.

Algo não está a correr bem. O bebé só deveria nascer daí a cinco semanas. Nolan recebe uma notícia devastadora: a sua mulher não resistiu às complicações do parto.

Logo a seguir, é informado de que a filha sobreviveu. Porém, a criança ainda não consegue respirar sem a ajuda das máquinas. Apanhado numa tempestade de emoções, Nolan vai ainda ter de enfrentar um furacão real: o Katrina acaba de chegar, rompendo os diques e inundando toda a cidade. Todos abandonam o hospital, que não tarda a ficar isolado pela subida do nível das águas. A ajuda tarda a chegar.

Entretanto, a energia falha, pondo em perigo a vida da filha de Nolan, que está dependente da incubadora neonatal. A única opção é ir carregando manualmente um gerador cuja energia só dura alguns minutos…

Os Minutos transformam-se assim em horas, num intenso espaço de tempo em que um homem sozinho é forçado a tomar decisões vitais enquanto anseia desesperadamente por socorro.

Paul Walker (1973-2013) protagoniza este drama de “suspense” de Eric Heisserer, argumentista que aqui se estreia como realizador.

A ÚLTIMA PAIXÃO DO SR. MORGAN M12|COMÉDIA, DRAMA|ALEMANHA|116m

Realizador: Sandra Nettelbeck Argumento: Sandra Nettelbeck, Françoise Dorner Intérpretes: Michael Caine, Clémence Poésy, Gillian Anderson, Jane Alexander, Serge Hollogne, Fred Fuchs, Yohan Guignard IMDB: 6,9 /10 (1 899 votos)

O filme “A Última Paixão do Sr. Morgan” traz-no um olhar sobre a ligação e mudança de vida entre um professor de filosofia americano aposentado e viúvo e uma jovem parisiense. “Mr. Morgan Last Love” é inspirado na obra literária de Francoise Dorner, intitulada, “La douceur assassine”.

Matthew Morgan (Michael Caine) é um norte-americano em Paris. O mundo deste professor de Filosofia reformado parece ter perdido todo o sentido desde a morte da mulher. Hoje, mede os dias pela ausência do grande amor da sua vida.

Mas tudo começa a mudar no dia em que conhece a jovem parisiense Pauline Laubie (Clémence Poésy). Também ela dedica a vida ao ensino, mas enquanto professora de danças de salão.

Matthew vai desenvolver com ela uma relação especial, de ternura e partilha, que vai levá-lo a abraçar um recomeço. Afinal, como costuma dizer, “há uma fenda em tudo e é ela que permite a entrada de luz”.

Esta publicação é da autoria do blog Bestcine, para o Pplware.

Exit mobile version