Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia do filme “47 Ronin – A Grande Batalha Samurai”, onde Keanu Reeves interpreta Kai, um samurai que tinha abandonado o grupo e que se volta a reunir com os antigos colegas para os ajudar a vingar o mestre.
Estreia ainda o filme “A Vida Secreta de Walter Mitty”, baseado num conto de 1939 da autoria do humorista norte-americano James Thurber; o documentário “Justin Bieber’s Believe”; o drama francês “O Passado”, do realizador Asghar Farhadi; “Tal Pai, Tal Filho”, um drama soberbo sobre duas famílias que descobrem, ao fim de seis, que os seus filhos foram trocados na maternidade; e por fim, o filme “Temporário 12”, que foi o vencedor do Grande Prémio do Júri e Prémio do Público do festival SXSW 2013.
47 RONIN – A GRANDE BATALHA SAMURAI M12|ACÇÃO, AVENTURA|EUA|119m
Realizador: Carl Rinsch Argumento: Chris Morgan, Hossein Amini Intérpretes: Keanu Reeves, Hiroyuki Sanada, Kou Shibasaki, Tadanobu Asano IMDB: 7,0 /10 (2 651 votos)
Na vida real, os “47 ronin” são um grupo de samurais japoneses do século XVIII. No filme “47 Ronin – A Grande Batalha Samurai”, o grupo pretende vingar-se da morte do seu mestre. Keanu Reeves interpreta Kai, um samurai que tinha abandonado o grupo e que se volta a reunir com os antigos colegas para os ajudar a vingar o mestre.
Um mestre samurai é assassinado por um senhor da guerra. Os seus discípulos juram vingar a sua morte e devolver a honra ao seu povo.
Apesar de intrépido, resoluto e poderoso, o grupo foi banido e disperso, e sente-se decepado pela ausência de um líder. A derradeira esperança reside em Kai (Keanu Reeves), um mestiço exilado e escravizado.
Assim, aquele que antes era considerado um marginal, transforma-se na fonte de inspiração e na arma letal para vencer a luta violenta e desigual dos 47 samurais contra o “shogun”, o seu imenso exército e um caminho habitado por sombras, feitiços e criaturas fantásticas.
Um épico recheado de efeitos especiais, com realização de Carl Rinch (naquela que é a sua estreia nas longas-metragens), que assinala o regresso de Keanu Reeves como protagonista de filmes de acção e aventura. O elenco conta ainda com Hiroyuki Sanada e Kô Shibasaki.
A VIDA SECRETA DE WALTER MITTY M12|AVENTURA, COMÉDIA, DRAMA|EUA|114m
Realizador: Ben Stiller Argumento: Steve Conrad, James Thurber Intérpretes: Ben Stiller, Kristen Wiig, Patton Oswalt, Shirley MacLaine, Adam Scott, Kathryn Hahn, Sean Penn, Terence Bernie Hines, Gurdeep Singh, Alex Anfanger IMDB: 7,4 /10 (5 633 votos)
Ben Stiller realiza e protagoniza “A Vida Secreta de Walter Mitty”, baseado num conto de 1939 da autoria do humorista norte-americano James Thurber sobre um eterno sonhador que escapa à sua vida anónima desaparecendo num mundo de fantasia repleto de heroísmo, romance e aventura.
Walter Mitty (Ben Stiller) passa a vida a sonhar acordado. Para fugir ao tédio, ao vazio e à mesmice do quotidiano, entrega-se a devaneios que o levam a cenários de aventura e romance onde pode ser quem quiser.
Mas a sua tranquilidade é posta em causa quando o seu posto de trabalho é ameaçado e ele não tem alternativa senão descer das nuvens e enfrentar os duros contornos da realidade.
Mais do que uma mera transição ou mudança de postura, a atitude de Mitty será o início de toda uma nova forma de ver o mundo, construída ao longo de uma jornada de viagens incríveis e momentos de autodescoberta que o levarão mais longe do que alguma vez poderia imaginar.
Além de protagonista, Ben Stiller ocupa a cadeira de realizador nesta adaptação do conto homónimo de James Thurber, originalmente publicado na revista “The New Yorker” em Março de 1939. O elenco inclui também Kristen Wiig, Adam Scott, Sean Penn e Shirley MacLaine.
JUSTIN BIEBER’S BELIEVE M12|DOCUMENTÁRIO, MUSICAL|EUA|92m
Realizador: Jon M. Chu Argumento: Sarah Landman Intérpretes: Justin Bieber, Scooter Braun, Ryan Good, Usher Raymond IMDB: 1,4 /10 (3 492 votos)
O filme “Justin Bieber’s Believe”, realizado por Jon M. Chu (G.I. Joe: Retaliação), terá estreia mundial a 25 de dezembro (Portugal incluído!) numa exibição exclusiva nos cinemas ZON Lusomundo. O objectivo é mostrar que ele é, afinal, um adolescente como qualquer outro. A diferença é que cresceu – ainda cresce – perante o olhar esmiuçador da imensa arena mediática global.
Justin Drew Bieber nasceu a 11 de Março de 1994, em Ontário (Canadá). Aos 15 anos, já convivia com famosos, aparecia em capas de revistas, era um ídolo para milhares de adolescentes – “beliebers”, assim se chamam os fãs –, contava milhões de discos vendidos, acumulava prémios…
O puto que um dia inundou a internet com “Baby” foi caminhando assim em direcção ao posto que ocupa aos 19 anos: o de estrela maior do firmamento pop. Mas Bieber não é notícia só pela música, pelo brilho, pelo sucesso ou pelas muitas “selfies” que publica nas redes sociais.
O percurso também tem sido feito de polémicas, da agressão a um fotógrafo em Buenos Aires à passagem por um bordel carioca, sem esquecer os altos e baixos da relação com Selena Gomez.
Este documentário procura dar a conhecer as histórias por detrás das manchetes e conduzir o público aos bastidores da ribalta. Para isso concorrem imagens inéditas, comentários de estrelas (Usher, Ludacris, Ellen DeGeneres, Nicki Minaj, will.i.am…), palavras do próprio Bieber e até conselhos da sua mãe.
O objectivo é mostrar que ele é, afinal, um adolescente como qualquer outro. A diferença é que cresceu – ainda cresce – perante o olhar esmiuçador da imensa arena mediática global.
O PASSADO M12|DRAMA, MISTÉRIO|FRANÇA|130m
Realizador: Asghar Farhadi Argumento: Asghar Farhadi, Massoumeh Lahidji Intérpretes: Bérénice Bejo, Tahar Rahim, Babak Karimi, Ali Mosaffa, Pauline Burlet IMDB: 8,1 /10 (11 895 votos)
Após o sucesso internacional com “Uma Separação”, que lhe valeu um Oscar, o realizador Asghar Farhadi filma a história de um iraniano que abandona a esposa francesa e os filhos para regressar ao seu país. Em “O Passado”, a mulher escreve-lhe a pedir o divórcio, o que obriga o a regressar a França onde vê um outro homem a ocupar o seu lugar e a educar os seus filhos.
O iraniano Ahmad (Ali Mosaffa) regressa ao subúrbio parisiense de Sevran para, após quatro anos de separação, finalizar o divórcio da sua mulher, Marie (Bérénice Bejo) e reencontrar as duas filhas dela.
Quando chega, descobre que Marie se envolveu com um homem árabe chamado Samir (Tahar Rahim), cuja mulher se encontra em coma. A situação complica-se porque Lucie (Pauline Burlet), a filha mais velha de Marie, não só se recusa a aceitar a presença de um estranho como acredita que a sua própria mãe é culpada do estado da mulher de Samir.
Ahmad chega no momento em que a relação entre mãe e filha se deteriora cada vez mais. O encontro resulta assim num reviver de dramas familiares do passado que se concretizam no presente e deixam as personagens perante dilemas morais que põem em causa o seu futuro. E existe ainda um segredo que, se revelado, pode mudar a vida de todos…
TAL PAI, TAL FILHO M12|DRAMA|JAPÃO|120m
Realizador: Hirokazu Koreeda Argumento: Hirokazu Koreeda Intérpretes: Masaharu Fukuyama, Yôko Maki, Jun Kunimura, Kirin Kiki, Machiko Ono, Lily Franky, Jun Fubuki IMDB: 7,9 /10 (1 257 votos)
O filme “Tal Pai, Tal Filho” é um drama soberbo sobre duas famílias que descobrem, ao fim de seis, que os seus filhos foram trocados na maternidade. Realizado e escrito de forma magistral por Hirokazu Koreeda (também autor do argumento), faz-nos sentir a angústia dos pais, o seu desconforto nos primeiros encontros com os respetivos filhos biológicos, as suas relações afetivas, as decisões que têm que tomar.
Ryota (Masaharu Fukuyama), um homem determinado, trabalhador e bem-sucedido, e a sua mulher, Midori (Machiko Ono), formam um casal com um projecto de vida ambicioso, que inclui proporcionar ao seu filho Keita, de seis anos, a melhor preparação para o futuro e todas as oportunidades para vencer na vida.
Mas tudo muda no dia em que recebem um telefonema avassalador: houve uma troca na maternidade e, afinal, o filho que pensavam ser seu não o é. O filho biológico vive com um casal humilde que, embora não lhe falte com amor e bons valores, está longe de ter planos comparáveis aos de Ryota.
Este pai de família vê-se assim forçado a questionar tudo, incluindo a própria condição de pai e educador, sem perder de vista os fortes laços familiares e o bem-estar emocional das crianças.
Em simultâneo, vai ter de encontrar forças para lidar com o profundo dilema de ter de escolher entre a força do sangue ou do amor.
TEMPORÁRIO 12 M12|DRAMA|EUA|96m
Realizador: Destin Cretton Argumento: Destin Cretton Intérpretes: Brie Larson, John Gallagher Jr., Kaitlyn Dever, Melora Walters, Rami Malek, Alex Calloway, Kevin Hernandez, Lydia Du Veaux, Keith Stanfield IMDB: 8,2 /10 (2 060 votos)
O filme “Temporário 12”, foi o vencedor do Grande Prémio do Júri e Prémio do Público do festival SXSW 2013. O filme acompanha a história de uma supervisora de uma instituição social que acolhe adolescentes em risco e que terá de confrontar o seu passado à medida que lida com os jovens.
Grace dedicou a sua vida a ajudar miúdos que escaparam por entre as falhas do sistema. Comprometida com o seu emprego e apaixonada pelo seu colega Mason, continua a debater-se com o seu próprio passado conturbado quando descobre que a sua vida está prestes a mudar para sempre.
Entretanto, dá entrada nas instalações uma jovem que tem sido constantemente transferida entre instituições, devido ao seu comportamento perigoso. Quase imediatamente, cria-se uma ligação poderosa entre ambas.
Se Grace conseguisse confiar e falar com Mason da mesma forma que encoraja os miúdos a fazê-lo, conseguiria encontrar uma maneira de fazer as pazes com o futuro, ao mesmo tempo que apoia aqueles que mais dependem dela.
Esta publicação é da autoria do blog Bestcine, para o Pplware.