Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia de “Dança de Sombras” é um obra cinematográfica que faz parte da safra dos bons thrillers britânicos que têm vindo a ser desenvolvidos. Destaque também para “Os Jogos da Fome: Em Chamas”, a continuação das Aventuras de Katniss Everdeen.
Estreia ainda o documentário “A História do Cinema – Uma Odisseia”; o drama francês “A Vida de Adèle”, que adapta uma graphic novel francesa com o mesmo nome; “Frozen – O Reino do Gelo”, uma fantástica comédia de aventura; “Um Novo Final”, um filme protagonizado por Julianne Moore; e por fim, “Viva a França”, uma comédia francesa com argumento e realização do actor Michaël Youn.
DANÇA DE SOMBRAS M12|DRAMA, THRILLER|EUA|101m
Realizador: James Marsh Argumento: Tom Bradby Intérpretes: Clive Owen, Andrea Riseborough, Gillian Anderson, Aidan Gillen, Domhnall Gleeson, David Wilmot, Stuart Graham, Martin McCann IMDB: 6,2 /10 (6 084 votos)
“Dança de Sombras” é um obra cinematográfica que faz parte da safra dos bons thrillers britânicos que têm vindo a ser desenvolvidos. O filme remete-nos para o interior de uma história onde a incerteza parece sempre pairar sobre a sua protagonista, Colette (Andrea Riseborough), uma agente do IRA que é coagida a colaborar com o MI5. O filme é inspirado no livro homónimo da autoria de Tom Bradby, um jornalista que trabalhou como correspondente na Irlanda do Norte, entre 1993 a 1996.
Colette McVeigh é uma mãe solteira que vive em Belfast com a mãe e os irmãos, que são membros do IRA.
Quando Colette acaba por ser presa em Londres na sequência de um plano bombista do IRA que acaba mal, vê-se confrontada com apenas duas soluções que o agente Mac, do MI5, lhe dá a escolher: ir para a cadeia durante 25 anos e perder tudo o que tem; ou regressar a Belfast como informadora, espiando a sua própria família.
Com a vida do filho nas suas mãos, Collette decide confiar em Mac e voltar a casa.
Mas quando a operação secreta dos seus irmãos é alvo de uma emboscada, levanta-se a suspeita-se sobre a existência de um informador e Collette descobre que tanto ela como a sua família se encontram em grave perigo.
A HISTÓRIA DO CINEMA – UMA ODISSEIA M12|DOCUMENTÁRIO, HISTÓRIA|REINO UNIDO|60m
Realizador: Mark Cousins Argumento: Mark Cousins Intérpretes: Mark Cousins, Aleksandr Sokurov, Norman Lloyd IMDB: 7,9 /10 (1 356 votos)
O documentário “A História do Cinema – Uma Odisseia”, traz-nos a história do cinema contada através das inovações cinematográficas. Abarca 6 continentes e 12 décadas, mostrando como os realizadores se deixaram influenciar uns pelos outros e pelas épocas históricas respetivas. É um extraordinário guia do cinema mundial, uma viagem dos filmes dos realizadores ocidentais ao cinema africano, asiático e do médio oriente, uma compilação dos melhores filmes até hoje realizados, uma odisseia.
Mark Cousins, conhecido crítico e historiador de cinema, usa excertos de filmes, entrevistas a personalidades e imagens ilustrativas para guiar os espectadores através da História do Cinema, desde o final do séc. XIX até aos dias de hoje, do mudo ao digital.
Como resultado, surge um documentário sobre a sétima arte que reflecte sobre algumas das mais importantes obras de realizadores ocidentais, africanos, asiáticos e do médio oriente.
A VIDA DE ADÈLE M12|DRAMA, ROMANCE|FRANÇA|179m
Realizador: Abdellatif Kechiche Argumento: Julie Maroh, Abdellatif Kechiche, Ghalia Lacroix Intérpretes: Léa Seydoux, Adèle Exarchopoulos, Salim Kechiouche, Aurélien Recoing, Catherine Salée, Benjamin Siksou, Alma Jodorowsky IMDB: 8,1 /10 (7 037 votos)
O filme “A Vida de Adèle” adapta uma graphic novel francesa com o mesmo nome, que narra o despertar sexual de uma adolescente, que se apaixona por outra jovem. O filme conta a história de uma adolescente de 15 anos que vive um intenso caso de amor com outra mulher e provocou polêmica pelas fortes cenas de sexo.
“La vie d’Adèle” foi o filme sensação da edição deste ano do Festival de Cannes, tendo vencido a Palma de Ouro e o prémio FIPRESCI.
Aos quinze anos de idade, Adèle está convencida que uma rapariga tem de namorar com rapazes e esperar por um grande amor. Como todas as adolescentes, pensa que o encontra na pessoa de Thomas (Jeremie Laheurte), um jovem misterioso, mas amigável.
Adèle conhece no mesmo dia Emma, uma jovem mulher de cabelo azul, e este encontro muda por completo a sua vida. Emma passa a assombrar todas as noites os seus sonhos e desejos mais íntimos.
Ao tentar ignorar tais sentimentos Adèle envolve-se com Thomas, mas percebe que não se sente atraída por rapazes, mas sim por raparigas. Adèle descobre desejo com Emma que a ajuda a afirmar-se como mulher e como um adulta.
FROZEN – O REINO DE GELO M12|ANIMAÇÃO, AVENTURA, COMÉDIA, FAMILIAR|EUA|108m
Realizador: Chris Buck, Jennifer Lee Argumento: Jennifer Lee, Shane Morris Intérpretes: Kristen Bell, Idina Menzel, Josh Gad, Jonathan Groff, Josh Gad, Santino Fontana, Alan Tudyk, Ciarán Hinds, Chris Williams IMDB: 7,4 /10 (1 036 votos)
A Walt Disney Animation Studios, o estúdio que nos trouxe “Entrelaçados” e “Força Ralph,” apresenta “Frozen – O Reino do Gelo”, uma fantástica comédia de aventura no grande ecrã. A destemida optimista Anna parte para uma aventura épica com Kristoff, um grosseiro homem das montanhas, e a sua leal rena Sven, para encontrar a sua irmã Elsa, cujos gélidos poderes encarceraram o reino de Arendelle num Inverno eterno.
Há algum tempo, um terrível incidente condenou o reino de Arendelle a um Inverno sem fim. Nesse reino triste e frio vive a princesa Anna que, apesar das circunstâncias, tem um carácter optimista que a faz acreditar que nem tudo está perdido.
Assim, decidida a não se deixar abater seja pelo que for, embarca numa longa viagem para encontrar a sua irmã Elsa, a Rainha das Neves que, com os seus poderes sobre o gelo e a neve, foi a causadora de tudo e é a única que pode reverter a situação. Ao seu lado vai a sua amiga rena, um carismático boneco de neve e Kristoff, um jovem campónio cheio de boas intenções.
Mas serão eles capazes de sobreviver à tempestade e regressar com Elsa a tempo de salvar o reino?
OS JOGOS DA FOME: EM CHAMAS M12|ACÇÃO, AVENTURA, FICÇÃO CIENTÍFICA|EUA|146m
Realizador: Francis Lawrence Argumento: Simon Beaufoy, Michael Arndt Intérpretes: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Sam Claflin, Elizabeth Banks, Alan Ritchson, Jena Malone, Stanley Tucci, Willow Shields, Woody Harrelson, Philip Seymour Hoffman, Donald Sutherland, Amanda Plummer, Meta Golding, Lenny Kravitz IMDB: 8,3 /10 (58 152 votos)
O filme “Os Jogos da Fome: Em Chamas” é a continuação das Aventuras de Katniss Everdeen, num futuro não muito distante, onde os E.U.A. sucumbiram a secas, guerras, fogos e fome, e deram lugar a Panem, dividido em 12 Distritos. Realizado por Francis Lawrence, segundo o argumento de Simon Beaufoy e Michael Arnd, é baseado no segundo tomo da trilogia de ficção científica escrita por Suzanne Collins, que se tornou um “best-seller” mundial.
Alguns meses após a 74.ª edição dos Jogos da Fome, que sagrou Katniss Everdeen e Peeta Mellark como vencedores, os jovens são obrigados a deixar família e amigos e percorrer os 12 Distritos, marcando presença em eventos oficiais.
Nessas visitas, a jovem Katniss apercebe-se de um sentimento de revolta que lhe alimenta a esperança numa rebelião colectiva.
Porém, o Capitólio está ainda sob o controlo do terrível Presidente Snow que, ao perceber o perigo que cada um dos vencedores representa enquanto símbolo de força e liberdade, decide preparar um novo evento: uma edição especial dos jogos, nos quais os vencedores dos anos anteriores terão de digladiar-se entre si, até à morte.
Assim, percebendo que o objectivo do Governo é eliminá-los a todos, eles sabem que lhes resta uma última oportunidade de encontrar um meio de organizar uma revolta contra o poder instituído e, dessa forma, reconstruir uma sociedade justa em Panen.
UM NOVO FINAL M12|COMÉDIA, DRAMA|EUA|93m
Realizador: Craig Zisk Argumento: Dan Chariton, Stacy Chariton Intérpretes: Lily Collins, Julianne Moore, Michael Angarano, Greg Kinnear, Nathan Lane, Fiona Shaw, Jessica Hecht, Nikki Blonsky, Charlie Saxton, Jim Breuer, Remy Auberjonois IMDB: 5,7 /10 (3 167 votos)
“Um Novo Final”, um filme protagonizado por Julianne Moore, marca a estreia de Craig Zisk (“Weeds”, “Nip/Tuck”, “United States of Tara”) na realização de obras cinematográficas. O guião ficou a cargo de Dan e Stacy Chariton. O filme acompanha Linda Sinclair, uma professora de inglês do ensino médio cuja vida é abalada quando um ex-aluno retorna à pequena cidade em que ela mora, após fracassar como dramaturgo em Nova York.
Já na casa dos 40, Linda Sinclair é uma professora de inglês, solteira e introvertida, que vive feliz com dois gatos e a sua enorme biblioteca, numa pequena cidade da Pensilvânia, EUA.
Esta tranquilidade termina quando Jason, um ex-aluno, regressa à cidade depois de uma tentativa fracassada de singrar na vida como dramaturgo em Nova Iorque. Com 20 anos e frustrado com o insucesso, Jason está prestes a abandonar a escrita para se dedicar à carreira de Direito, como tanto deseja o Dr. Tom Sherwood, o seu pai.
Mas Linda, que sempre acreditou nas extraordinárias capacidades do seu aluno, tem então uma ideia brilhante: com a ajuda de Carl Kapinas, o extravagante professor de Teatro da escola, decide levar ao palco a peça que Jason acabou de escrever.
Pelo caminho, e depois de muitas peripécias e imprevistos, a professora ainda terá tempo de encontrar o amor e mudar a sua vida para sempre.
VIVA A FRANÇA M12|COMÉDIA|FRANÇA|94m
Realizador: Michaël Youn Argumento: Michaël Youn, Dominique Gauriaud Intérpretes: Michaël Youn, José Garcia, Isabelle Funaro, Ary Abittan, Jérôme Commandeur, Vincent Moscato, Guilaine Londez, Franck Gastambide IMDB: 5,5 /10 (929 votos)
“Viva a França” é uma comédia francesa com argumento e realização do actor Michaël Youn, que conta com José Garcia, Michaël Youn e Isabelle Funaro nos principais papéis. No filme, Muzafar e Feruz são dois pacíficos pastores do Taboulistão, um pequeno país da Ásia Central desconhecido do resto do mundo.
Muzafar e Feruz são dois gentis pastores do Tabulistão… um pequeno país da Ásia Central que ninguém sabe que existe. Para colocar o seu país na cena internacional, o filho do presidente decide embarcar no terrorismo “publicitário” e confiar nos dois pastores mais ingénuos a missão das suas vidas: destruir a Torre Eiffel!
Para atingir o objetivo, vão atravessar o ambiente mais hostil que existe: França! Uma França longe do Ocidente que pensavam conhecer: entre nacionalistas da Córsega, polícias zelosos, adeptos violentos, taxistas desonestos, funcionários mal-humorados e erros médicos não serão poupados a nada.
Felizmente para eles, vão encontrar Marianne, uma jovem e bela jornalista que decide ajudá-los por pensar que estão ilegais. Vão assim conhecer uma outra face de França acolhedora, bonita e generosa, onde é tão bom viver. Viva a França!
Esta publicação é da autoria do blog Bestcine, para o pplware