Pplware

Tardes de Cinema

Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia do filme “Malavita”,realizada por Luc Besson, onde seguimos Robert De Niro como Fred Blake, um homem que vive com a família na Normandia (França). Destaque também para o documentário “A Mentira de Armstrong”, sobre a vida do famoso ciclista e para “Insidious: Capítulo 2”, um dos filmes de terror mais interessantes da presente década.

Estreia ainda “Collider”, um filme de ficção cientifica que está a ser produzido pelo português Nuno Bernardo; “O quinto Poder”, uma biografia e um drama baseado na vida de Assange e na forma em como criou o site Wikileaks; “O Verão da Minha Vida”, uma comédia dramática sobre a adolescência e a descoberta de si próprio; o filme “Talvez um Dia”, que se desenrola durante os anos 70, sendo inspirado numa história real; o filme de animação “Thor: O Martelo dos Deuses”; e por fim, o drama de Roman Polanski, “Vénus de Vison”.

MALAVITA M12|CRIME, DRAMA, THRILLER|EUA|111m

Realizador: Luc Besson Argumento: Luc Besson, Michael Caleo, Tonino Benacquista Intérpretes: Robert De Niro, Michelle Pfeiffer, Tommy Lee Jones, Dianna Agron, John D’Leo, Jimmy Palumbo, Vincent Pastore, Jon Freda, Michael J. Panichelli Jr., Paul Borghese IMDB: 6,4 /10 (9 383 votos)

No filme “Malavita”, realizada por Luc Besson, seguimos Robert De Niro como Fred Blake, um homem que vive com a família na Normandia (França). Em teoria este homem está no local para escrever a história do desembarque das tropas aliadas. Já a sua mulher (Michelle Pfeiffer) trabalha na caridade local. E depois há ainda a filha (Dianna Agron), que frequenta o liceu. Porém, todas estas personagens escondem um segredo. Fred na realidade é um ex-mafioso que está a viver no local devido ao programa de proteção de testemunhas.

Os Blake, ou melhor, os Manzoni, são uma família de mafiosos que, após decidirem colaborar com as autoridades, ficam ao abrigo do Programa de Protecção de Testemunhas.

Apesar do enorme esforço do agente Stansfield para os manter vivos e afastados de sarilhos, parece que eles se esquecem com demasiada frequência que, no mundo normal, as regras são algo diferentes das que sempre se habituaram a seguir.

É então que, numa derradeira tentativa de os inserir na sociedade, são enviados para uma pequena cidade na Normandia, França, onde terão de se adaptar não apenas a uma nova vida, mas também a uma cultura diferente da sua.

Mas parece que Fred, Maggie e os filhos Belle e Warren teimam em recorrer a velhas estratégias de sobrevivência que chocam a todo o momento com a pacatez da sua nova cidade. Tudo se agrava quando os ex-companheiros de crime os encontram e decidem fazer justiça pelas próprias mãos.

A MENTIRA DE ARMSTRONG M12|DOCUMENTÁRIO|EUA|122m

Realizador: Alex Gibney Argumento: Alex Gibney Intérpretes: Lance Armstrong, Reed Albergotti, Betsy Andreu IMDB: 6,2 /10 (164 votos)

“A Mentira de Armstrong” é um documentário sobre o ciclista Lance Armstrong, durante os treinos de preparação para a oitava conquista do título da Tour de France. Em 2009, Alex Gibney foi contratado para fazer um filme sobre o regresso de Lance Armstrong ao ciclismo. O projeto foi cancelado quando surgiu o escândalo de doping, mas foi retomado após a confissão de Armstrong. “The Armstrong Lie” pega na história em 2013 e apresenta uma impressionante visão de um dos maiores escândalos da história do desporto. Tal como Armstrong disse: “Não vivi uma série de mentiras, apenas uma única e gigantesca mentira.”

Lance Edward Armstrong é um ciclista norte-americano nascido no Texas, EUA, em 1971. Em 2012, depois de uma carreira pautada pelo sucesso, foi banido e desclassificado de todos os seus resultados obtidos entre Agosto de 1998 e 2005, pelo uso de dopagem bioquímica.

Como consequência, a 22 de Outubro de 2012, a União Ciclista Internacional retirou-lhe as sete vitórias na Volta à França em bicicleta e decidiu também que ele nunca mais poderia voltar a participar em provas profissionais. O Comité Olímpico, por seu turno, exigiu a devolução da medalha de bronze que tinha conquistado nos Jogos de Sydney 2000.

Apesar de esta decisão ser conhecida pelo público, só a 17 de Janeiro de 2013, numa entrevista à apresentadora Oprah Winfrey, é que Armstrong admitiu ter usado EPO (eritropoietina), testosterona e transfusões de sangue para melhorar o seu desempenho.

COLLIDER M12|FICÇÃO CIENTÍFICA|IRLANDA, PORTUGAL|82m

Realizador: Jason Butler Argumento: Nuno Bernardo Intérpretes: Teresa Tavares, Iain Robertson, Lucy Cudden, Jamie Maclachlan, Amy Cudden, Bella Heesom, Marco Costa IMDB: (ainda sem votação)

“Collider” – filme de ficção cientifica que está a ser produzido por Nuno Bernardo e que conta com a interpretação de Teresa Tavares e Marco Costa. No filme, em 2018, quando uma experiência científica corre da pior forma possível, o mundo enfrenta os dias mais negros da sua história…

Quando uma experiência científica corre da pior forma possível, o mundo enfrenta os dias mais negros da sua história.

Em 2018, o planeta entra em colapso e a espécie humana é dizimada devido a uma sucessão de desastres naturais e ao surgimento de uma raça mutante apelidada de “Os Desconhecidos” (The Unknown).

Peter, Alisha, Carlos, Fiona, Luke e Lucia terão de unir esforços para conseguirem reactivar o Collider e assim recuarem no tempo e evitar o apocalipse. Mas esta não será uma viagem fácil: em menos de 24 horas, o portal irá fechar-se para sempre…

INSIDIOUS: CAPÍTULO 2 M12|TERROR, THRILLER|EUA|106m

Realizador: James Wan Argumento: Leigh Whannell, James Wan Intérpretes: Barbara Hershey, Lin Shaye, Patrick Wilson, Rose Byrne, Steve Coulter, Ty Simpkins IMDB: 7,0 /10 (18 224 votos)

Três anos depois de “Insidioso” (“Insidious”) se ter assumido como um dos filmes de terror mais interessantes da presente década, o realizador James Wan regressa ao mesmo território narrativo com “Insidious: Capítulo 2”. Neste novo filme, a família Lambert continua a busca pelo segredo de infância que a mantém perigosamente ligada ao mundo espiritual.

Passaram-se dois anos desde que Renai e Josh Lambert (Rose Byrne e Patrick Wilson) viveram o pior pesadelo das suas vidas, quando o filho mais velho entrou num coma inexplicável.

Aterrorizados com o problema e com eventos anormais que não paravam de acontecer à sua volta, recorreram aos serviços de uma médium que lhes explicou que a alma da criança, perseguida por espíritos malignos, estava aprisionada numa dimensão intermédia e que apenas o pai a poderia salvar.

Apesar de céptico, Josh acabou por concordar em abandonar o seu corpo e ir ao encontro do filho, que conseguiu resgatar. Agora, quando tudo parece ultrapassado, eles mudam-se para a casa de família dele, num esforço contido para retomar as suas vidas como qualquer família normal.

Porém, o passado volta para os perseguir. É então que descobrem que a família Lambert há muito que guarda um terrível segredo que os deixou marcados por criaturas maléficas…

O QUINTO PODER M12|BIOGRAFIA, DRAMA, THRILLER|EUA|124m

Realizador: Bill Condon Argumento: Daniel Domscheit-Berg, David Leigh, Luke Harding, Josh Singer Intérpretes: Benedict Cumberbatch, Dan Stevens, Daniel Brühl, Alicia Vikander, Carice van Houten, Jamie Blackley IMDB: 5,7 /10 (4 257 votos)

O filme “The Fifth Estate”, que em Português tem o título de “O quinto Poder”, é uma biografia e um drama baseado na vida de Assange e na forma em como criou o site Wikileaks. O enredo oferece um olhar sobre o fundador da controversa plataforma de comunicação e informação (Wikileaks), Julian Assange, e os abalos que esta provocou em diversas instituições à volta do globo. Também em grande destaque está a relação entre Assange e Domscheit-Berg, o ex-número 2 do site, cuja relação com o fundador foi levada aos limites à medida que o site fazia mais e mais estragos.

Em 2010, uma organização sem fins lucrativos de nome WikiLeaks divulga, através do seu “website”, milhares de documentos relacionados com a política externa dos EUA, a guerra no Iraque e vários outros assuntos do foro da diplomacia internacional. Este facto, hoje considerado a maior fuga de informação da História, colocou governos, autoridades públicas e empresas multinacionais sob uma clara ameaça.

Tudo começa quando Julian Assange e o seu colega Daniel Domscheit-Berg (Benedict Cumberbatch e Daniel Brühl) se juntam para vigiar anonimamente algumas das pessoas mais poderosas do mundo.

Com isso em mente, decidem criar uma plataforma única que permita a qualquer cidadão publicar segredos ou crimes, sob anonimato. Rapidamente as suas publicações começam a ter mais relevo e credibilidade do que os próprios meios de comunicação convencionais.

Porém, conscientes de que deram início a uma revolução, Assange e Berg depressa entram em litígio e se questionam sobre os custos, económicos ou humanos, de expor determinadas verdades.

O VERÃO DA MINHA VIDA M12|COMÉDIA, DRAMA|EUA|103m

Realizador: Nat Faxon, Jim Rash Argumento: Nat Faxon, Jim Rash Intérpretes: Steve Carell, Toni Collette, Sam Rockwell, Allison Janney, AnnaSophia Robb, Maya Rudolph, Rob Corddry, Amanda Peet, Liam James IMDB: 7,5 /10 (30 011 votos)

É Verão. Duncan (Liam James), de 14 anos, está de férias com a mãe (Toni Collette), o seu antipático namorado (Steve Carell) e a filha deste.

A atravessar as dificuldades próprias da idade, as expectativas de Duncan em relação àqueles dias são quase nulas e ele apenas deseja que tudo termine rapidamente. Até que conhece Owen, o responsável pelo parque aquático local, que lhe arranja um emprego temporário.

Assim, ao longo de todo o Verão e com a ajuda de um amigo sempre disposto a motivá-lo, Duncan começa a trabalhar a sua auto-estima e a sentir-se bem na própria pele.

Uma comédia dramática sobre a adolescência e a descoberta de si próprio, pelas mãos dos argumentistas Nat Faxon e Jim Rash (“Descendentes”), que aqui se estreiam na realização.

TALVEZ UM DIA M12|DRAMA|EUA|109m

Realizador: Travis Fine Argumento: George Arthur Bloom, Travis Fine Intérpretes: Alan Cumming, Garret Dillahunt, Isaac Leyva, Frances Fisher, Gregg Henry, Jamie Anne Allman, Chris Mulkey, Don Franklin, Kelli Williams, Alan Rachins, Miracle Laurie IMDB: 6,9 /10 (2 018 votos)

O filme “Talvez um Dia” desenrola-se durante os anos 70, sendo inspirado numa história real. O filme segue um casal gay, que toma conta de um adolescente com síndroma de down, após este ter sido abandonado pela sua mãe viciada em drogas…

Rudy Donatello é músico e Paul Fleiger advogado (Alan Cumming e Garret Dillahunt). Os dois estão apaixonados e, apesar dos preconceitos da sociedade em que se inserem, são felizes e vivem como casal.

Certo dia, ao voltar para casa, Rudy encontra Marco (Isaac Leyva), um rapaz de 14 anos com síndroma de Down, que ficou sozinho em casa depois de a sua mãe, toxicodependente, ter sido presa.

Decidido a fazer algo pelo rapaz, Rudy decide visitar a mãe e pedir-lhe que assine os documentos que permitam uma guarda temporária. Tudo corre como esperado e Rudy torna-se o seu guardião legal.

Porém, quando a relação homossexual entre Rudy e Paul é levada a tribunal, os dois vêem-se a braços com uma batalha inesperada e injusta, cujos preconceitos parecem ter um peso maior do que o bem-estar daquela criança.

THOR – O MARTELO DOS DEUSES M12|ANIMAÇÃO, AVENTURA, COMÉDIA|ISLÂNDIA

Realizador: Óskar Jónasson, Toby Genkel Argumento: Mick Casale, Friðrik Erlingsson Intérpretes: Óskar Jónasson, Toby Genkel, Gunnar Karlsson IMDB: 5,0 /10 (524 votos)

No filme “Thor: O Martelo dos Deuses”, com Zachery Ty Bryan, Mac Brandt e Daz Crawford, Thor viaja com seus amigos para uma misteriosa ilha em busca de glória e fama. Ao chegar na ilha ele encontra estranhas criaturas e começa a desvendar os mistérios desse lugar. Thor começa a ter visões sobre o martelo dos deuses e descobre que dicas para encontrá-lo.

O jovem ferreiro Thor sonha com grandeza, honra e respeito, mas a sua mãe tem outros planos, mais práticos, para ele. Diz a lenda que ele é filho de Ódin, o Rei dos Deuses, e os aldeões acreditam que ele vive sob a proteção dourada de Ódin.

O que ninguém sabe é que a Rainha do Mundo subterrâneo, Hel, está a preparar um plano maléfico, que põe em perigo os humanos e os deuses. Por mero acidente, ou talvez por obra do destino, a arma mais poderosa do mundo, o martelo Esmagador, acaba nas mãos de Thor.

Quando os gigantes arrasam a sua terra capturando, entre outros, Edda, a melhor amiga de Thor, ele vê-se forçado a dominar-se a si próprio e ao seu novo amigo, de forma a ter alguma hipótese na batalha contra as forças do mal.

VÉNUS DE VISON M12|DRAMA|FRANÇA|96m

Realizador: Roman Polanski Argumento: David Ives, Roman Polanski Intérpretes: Emmanuelle Seigner, Mathieu Amalric IMDB: 7,5/10 (322 votos)

“Vénus de Vison” é um filme focado no trabalho de dois atores e centra-se exclusivamente num ensaio onde o encenador Thomas (Mathieu Amalric) procura e, para sua infelicidade, encontra, uma atriz perfeita para o papel de Wanda, antagonista do personagem principal na peça. O jogo de dominação que se estabelece entre ambos perde rapidamente a subtileza, passando de uma guerra aberta entre uma atriz rude e inculta, mas repleta de sensualidade e intuição, e um realizador reprimido e subitamente em apuros ao tornar-se cada vez mais exposto a um confronto onde começa claramente a perder o controlo.

Sozinho num teatro de Paris depois de um dia a fazer audições a atrizes para a peça que se está a preparar para encenar, Thomas está a queixar-se ao telefone sobre a baixa qualidade das candidatas.

Nem uma tinha a qualidade suficiente para interpretar o papel principal. Thomas prepara-se para sair quando chega Vanda: uma desabrida e descarada lufada de energia. Vanda representa tudo o que Thomas detesta. Ela é rude, idiota e nada a fará deter até conseguir o papel.

Mas quando Thomas se sente um pouco encurralado e a deixa tentar a sua sorte, fica espantado ao ver como Vanda se transforma. Não só descobriu as roupas e os cenários certos como percebe a personagem (cujo nome partilha) de uma forma íntima, além de saber todos os diálogos de cor.

A “audição” vai demorando mais tempo e tornando-se mais intensa. A atracção de Thomas começa a tornar-se uma obsessão…

Esta publicação é da autoria do blog Bestcine, para o pplware

Exit mobile version