Pplware

Tardes de Cinema

Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia do filme “Duelo de Rivais”, que revisita a rivalidade entre os pilotos da Ferrari Nikki Lauda e James Hunt na temporada de 1976 no Campeonato do Mundo de F1. Destaque ainda para o regresso de “Parque Jurássico 3D”, que 20 anos depois, ganha uma nova dimensão, em IMAX 3D.

Estreia ainda o drama “A parte dos anjos”, o mais recente filme de Ken Loach; o drama independente da realizadora Ry Russo-Young, “Ao Som de Um Outro Amor”; “Tu e Eu”, o mais recente filme de Bernardo Bertolucci; o filme “Hannah Arendt”, um retrato do génio que abalou o mundo com a sua tese sobre a banalidade do mal; “Interior. Leather Bar.”, um filme construído sob os limites ténues do cinema queer; a comédia “Isto é o Fim!”, uma paródia aos filmes de catástrofes e do princípio do fim mundo; o thriller “Jogo de Risco”; e por fim, “Reino Animal”, um filme australiano que participou do último Festival de Sundance.

RUSH – DUELO DE RIVAIS M12|ACÇÃO, BIOGRAFIA, DRAMA|EUA|123m

Realizador: Ron Howard Argumento: Peter Morgan Intérpretes: Daniel Brühl, Chris Hemsworth, Olivia Wilde, Alexandra Maria Lara, Natalie Dormer, Christian McKay IMDB: 8,3 /10 (19 709 votos)

O filme “Duelo de Rivais”, que estreia em breve nas salas de cinema, revisita a rivalidade entre os pilotos da Ferrari Nikki Lauda e James Hunt na temporada de 1976 no Campeonato do Mundo de F1. O épico de ação-drama com Chris Hemsworth (“Os Vingadores”) como o carismático inglês James Hunt e Brühl (“Sacanas Sem Lei”) como o disciplinado perfeccionista austríaco Niki Lauda, ​​cujos confrontos no Grande Prémio da pista sintetizou o contraste entre esses dois personagens extraordinários, uma distinção refletida nas suas vidas privadas.

Chris Hemsworth, de “Vingadores” (Avengers) e “Thor” é o carismático piloto inglês James Hunt.

Daniel Brühl, de “Sacanas Sem Lei” (Inglourious Basterds) é o seu competidor mais sério, o disciplinado e perfeccionista Niki Lauda.

O choque entre ambos, nas pistas de Grande Prémio durante o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 de 1976, transformou-se numa das histórias mais intensas e dramáticas da história da modalidade.

Poucas vezes como naquele ano, foram tão evidentes duas formas destintas e opostas de encarar o desporto automóvel ao mais alto nível, uma atividade em que o mais pequeno erro pode significar a morte.

PARQUE JURÁSSICO 3D M12|AVENTURA, FICÇÃO CIENTÍFICA|EUA|127m

Realizador: Steven Spielberg Argumento: Michael Crichton Intérpretes: Sam Neill, Laura Dern, Jeff Goldblum, Richard Attenborough, Joseph Mazzello, Ariana Richards, Bob Peck, Samuel L. Jackson, Martin Ferrero, Wayne Knight, Greg Burson, B.D. Wong, Gerald R. Molen, Miguel Sandoval, Cameron Thor, Christopher John Fields IMDB: 8,0 /10 (333 267 votos)

A Universal Pictures estreia em Portugal a fantástica obra-prima de Steven Spielberg, “Parque Jurássico”, em IMAX 3D. Com a remasterização deste épico para o formato 3D, Spielberg introduz o blockbuster vencedor de três Óscares® da Academia a uma nova geração de amantes da sétima arte e permite aos fãs de longa data experienciarem o mundo que este visionou de forma inimaginável quando o filme original foi lançado.

Em 1993, milhões de espectadores em todo o mundo ficavam boquiabertos e de respiração suspensa perante as imagens de uma ilha repleta de todo o tipo de dinossauros.

No filme de Steven Spielberg, as criaturas tinham sido resgatadas da extinção através da clonagem, graças à mente “visionária” do milionário John Hammond (Richard Attenborough), que queria oferecer – por um preço justo, bem entendido – a pessoas de todo o mundo a possibilidade de contactarem directamente com os animais.

Mas, quando o sistema de segurança falhou, os testes ao parque temático transformaram-se numa aventura épica e alucinante…

Vinte anos depois, ela ganha outra dimensão. A história vivida por Sam Neill, Laura Dern, Jeff Goldblum, Bob Peck e Samuel L. Jackson foi adaptada à tecnologia IMAX 3D, proporcionando uma experiência ainda mais próxima, envolvente e emocionante.

A PARTE DOS ANJOS M12|COMÉDIA, CRIME, DRAMA|REINO UNIDO|101m

Realizador: Ken Loach Argumento: Paul Laverty Intérpretes: Roger Allam, Daniel Portman, John Henshaw, William Ruane, Lorne MacFadyen, Paul Brannigan, John Joe Hay, David Goodall, Finlay Harris, Paul Donnelly, James Casey, Siobhan Reilly IMDB: 7,0 /10 (10 646 votos)

“A parte dos anjos” é o mais recente filme de Ken Loach (“Route Irish”) e que mais uma vez volta a pegar em temas comuns na cinematografia do cineasta britânico, como o desemprego. Com John Henshaw, William Ruane, Gary Maitland, Paul Brannigan e Siobhan Reilly, no filme seguimos quarto homens com grandes dificuldades em encontrar emprego devido ao facto de terem registo criminal.

Robbie é um jovem com um passado marcado pela criminalidade. Depois de um último golpe que quase o pôs atrás das grades, decide, comovido pelo nascimento do filho, mudar de vida e passar a ser um homem de família.

A cumprir horas em trabalho comunitário, acaba por ficar a trabalhar na destilaria de Henri, um apaixonado por whisky que lhe passa todos os conhecimentos na área. Com o tempo, Robbie torna-se um especialista no assunto, demonstrando ter o paladar apuradíssimo para diferenciar os ingredientes de cada variedade e qual a colheita mais valiosa.

Porém, se a descoberta das suas novas habilidades poderia ser o veículo certo para uma vida promissora, a verdade é que Robbie não consegue fugir à tentação de assaltar a destilaria, naquilo que julga ser a grande oportunidade da sua vida…

AO SOM DE UM OUTRO AMOR M12|DRAMA|EUA|83m

Realizador: Ry Russo-Young Argumento: Lena Dunham, Ry Russo-Young Intérpretes: Dylan McDermott, John Krasinski, Jane Levy, Olivia Thirlby, Rosemarie DeWitt, Emma Dumont, Sam Lerner, Rhys Wakefield, India Ennenga, Blaise Embry IMDB: 5,1 /10 (2 263 votos)

O drama independente da realizadora Ry Russo-Young, “Ao Som de Um Outro Amor”, vencedor de um prémio por Melhor Produção no Festival de Sundance, segue uma jovem artista de Nova York de 23 anos, Martine (Thirlby), que fica na casa da piscina de uma família em Los Angeles para finalizar o seu filme artístico com a ajuda de Peter (Krasinski), o pai. Porém, esta família perfeita começa a deixar de o ser, quando o desejo, decepção e tentação a invade.

Martine é uma jovem artista nova-iorquina que vem a Los Angeles para completar o seu filme. Durante esse tempo fica hospedada na casa de piscina de uma família abastada nas colinas de Silver Lake.

Peter, o pai da família, concordou em ajudar Martine na edição de som do seu filme como um especial favor à sua mulher Julie.

Rapidamente, Martine é arrastada pelo charme de vida idílica desta família relaxada e de espírito aberto de Los Angeles e provoca em todos os elementos um reacender de velhas ferida, impulsos e desejos que os força a confrontar os seus próprios medos e desejos.

EU E TU M12|DRAMA, FAMILIAR|ITÁLIA|103m

Realizador: Bernardo Bertolucci Argumento: Niccolò Ammaniti, Niccolò Ammaniti Intérpretes: Tea Falco, Jacopo Olmo Antinori, Sonia Bergamasco, Veronica Lazar, tommaso ragno, Pippo Delbono IMDB: 6,5 /10 (1 843 votos)

“Io e Te” (“Tu e Eu”) é o mais recente filme de Bernardo Bertolucci, que adapta a obra de Niccolo Ammaniti. No filme, seguimos Lorenzo (Jacopo Olmo Antinori), um jovem solitário de 14 anos, diferente dos outros. Um dia, engana os pais e falta a uma viagem escolar para realizar o sonho de se esconder numa cave abandonada do prédio onde mora.

Lorenzo é um jovem tímido de 14 anos que planeia cumprir o seu sonho adolescente de felicidade ao esconder-se na cave abandonada do apartamento onde vive.

Para escapar à vigilância dos pais, Lorenzo diz-lhes que vai estar fora numa estância de ski com amigos da escola. Durante uma semana inteira, ele vai finalmente estar livre para evitar todos os conflitos e pressões de ser um adolescente “normal”. O objectivo de Lorenzo é viver num estado de total isolamento com os seus livros de terror e fantasia.

Mas uma visita inesperada de uma prima afastada muda tudo. O tempo que passam juntos vai ajudar Lorenzo a ultrapassar os problemáticos dramas da adolescência e prepará-lo para ser atirado para o caótico jogo da vida adulta.

HANNAH ARENDT M12|BIOGRAFIA, DRAMA|ALEMANHA|113m

Realizador: Margarethe von Trotta Argumento: Pam Katz, Margarethe von Trotta Intérpretes: Janet McTeer, Julia Jentsch, Nicholas Woodeson, Barbara Sukowa, Ulrich Noethen, Axel Milberg, Leila Schaus, Claire Johnston, Michael Degen, Friederike Becht, Victoria Trauttmansdorff, Klaus Pohl, Gilbert Johnston IMDB: 7,1 /10 (1 549 votos)

O filme “Hannah Arendt” é um retrato do génio que abalou o mundo com a sua tese sobre a “banalidade do mal”. Após assistir ao julgamento do nazi Adolf Eichmann, a filósofa política Hannah Arendt atreve-se a escrever sobre o Holocausto em termos inauditos. O seu trabalho provoca imediatamente escândalo, mas Arendt mantém-se firme ao ser atacada tanto por inimigos, quanto por amigos.

Hannah Arendt (1906-1975), filósofa e jornalista judia, exilou-se nos EUA em 1941, após a fuga do campo de concentração de Gurs, durante os anos negros da Segunda Grande Guerra.

Em 1951, obteve cidadania norte-americana e nesse mesmo ano foi publicado o seu livro “As Origens do Totalitarismo”. Esta obra tornou-se um clássico dentro da comunidade intelectual e lançou a sua carreira nos Estados Unidos.

Em 1961, deslocou-se a Jerusalém para cobrir o julgamento do criminoso de guerra nazi Adolf Eichmann para a revista “The New Yorker” e o seu artigo, publicado em cinco partes, teve um enorme impacto mediático. As suas ideias foram alvo de críticas violentíssimas quer pela descrição dos conselhos judaicos, quer pela exposição da personalidade de Eichmann.

Porém, a obra seguinte, “Eichmann em Jerusalém: Uma reportagem sobre a banalidade do mal”, alcançou um lugar de destaque e grande respeito, ainda que sempre controverso, na maior parte dos debates acerca do Holocausto. Esse livro é hoje tido como uma das suas obras mais importantes.

INTERIOR. LEATHER BAR. M12|DRAMA|EUA|60m

Realizador: James Franco, Travis Mathews Argumento: Travis Mathews Intérpretes: Val Lauren, Christian Patrick, Brenden Gregory, Brad Roberge, James Franco, Laurent Chevalier IMDB: 6,4 /10 (237 votos)

O filme “Interior. Leather Bar.” é construído sob os limites ténues do cinema queer, tanto na forma como conteúdo, mas desafia claramente uma fácil categorização. Cenas de sexo explícito da noite gay são os ingredientes desta longa-metragem realizada por James Franco e Travis Mathews, protagonizada pelos actores Val Lauren, Christian Patrick e Brenden Gregor, entre outros.

De forma a evitar a classificação como filme pornográfico, foram cortados e destruídos quarenta minutos de cenas homossexuais e sado-masoquistas do filme “Cruising”, de 1980.

Inspirados nos mitos deste filme controverso, os realizadores James Franco e Travis Mathews criaram a sua visão desses minutos perdidos e mostram esse processo de recriação em jeito de documentário.

Apesar do frenesim que se vive no local das rodagens, o ator Val Lauren aceita com relutância o papel principal, pensado para Al Pacino.

Val é forçado a renegociar os seus limites vezes sem fim – dentro e fora do filme – à medida que cenas não simuladas de sexo homossexual vão sendo filmadas e acontecem um pouco por todo o lado.

ISTO É O FIM! M12|ACÇÃO, COMÉDIA|EUA|107m

Realizador: Evan Goldberg, Seth Rogen Argumento: Seth Rogen, Evan Goldberg, Jason Stone Intérpretes: Jonah Hill, James Franco, Rihanna, Emma Watson, Jason Segel, Seth Rogen, Jay Baruchel, Danny McBride, Aziz Ansari, David Krumholtz, Martin Starr, Mindy Kaling IMDB: 7,2 /10 (88 037 votos)

Numa paródia aos filmes de catástrofes e do princípio do fim mundo, em “Isto é o Fim!” seguimos o fim do mundo a partir do apartamento de James Franco onde todas as personagens se vão encontrar, juntamente com uma série de implosões, abduções e ataques de monstros que no meio do filme vão aparecendo. Com a realização de Seth Rogen e a produção de Judd Apatow, o filme tem um elenco impressionante, onde se destacam nomes como James Franco, Jonah Hill, Paul Rudd, Jay Baruchel, Jason Segel, Michael Cera, Aziz Ansari, Emma Watson e Rihanna.

Los Angeles, um dia como outro qualquer. Jonah Hill, Seth Rogen, Jay Baruchel, Danny McBride e Craig Robinson estão numa festa no apartamento de James Franco.

Subitamente, sem perceberem quais as causas ou as verdadeiras consequências do acontecimento, dão-se conta que, lá fora, começou um verdadeiro apocalipse.

Em pânico, iniciam um plano de sobrevivência, tentando racionar os mantimentos, para que se possam manter vivos até à chegada de alguém que os salve.

Mas conseguirão eles conservar a frieza de espírito necessária para um momento de tal seriedade? Será que, no meio do caos, a amizade que os liga consegue resistir?

JOGO DE RISCO M12|CRIME, DRAMA, THRILLER|EUA|91m

Realizador: Brad Furman Argumento: Brian Koppelman, David Levien Intérpretes: Ben Affleck, Gemma Arterton, Justin Timberlake, Anthony Mackie IMDB: 5,5 /10 (1 698 votos)

O filme “Jogo de Risco”, escrito por Brian Koppelman e David Levien (criadores de “Rounders”), segue as peripécias de Richie Furst, um estudante universitário que encontrou no poker, a forma de financiar o seu curso, mas que começou a perder para um jogador de forma que considerou suspeita. As estrelas do filme são Ben Affleck (o novo “Batman”) e o cantor/ator Justin Timberlake, contracenam com Gemma Arterton, Anthony Mackie, Bob Gunton e Sam Palladio.

Richie Furst (Justin Timberlake), um estudante da Universidade de Princeton, perdeu todo o dinheiro das propinas ao apostar numa página de póquer “online”. Convencido de que foi ludibriado, decide viajar até uma ilha remota na Costa Rica, onde a página está registada, de modo a perceber quem está por detrás de tudo aquilo.

Porém, com a sua ânsia descontrolada de jogar e sem noção do nível de ilegalidade em que se está a envolver, Richie converte-se na mão direita de Ivan Block (Ben Affleck), o corrupto proprietário da página, que se torna seu mentor e com quem inicia uma parceria duvidosa que, inevitavelmente, vai pôr em causa a sua própria segurança…

Agora, para poder sair dali com vida, ele apenas poderá contar com a ajuda de Rebecca Shafran (Gemma Arterton) e de um agente do FBI que está determinado a colocar Block atrás das grades.

Inspirado em eventos reais, um “thriller” de acção ambientado no mundo das apostas ilegais, que conta com realização de Brad Furman e argumento da dupla Brian Koppelman e David Levien, responsáveis pelos argumentos de filmes como “A Vida É Um Jogo” (1998), “Walking Tall – Justiceiro Incorruptível” (2004), “Ocean’s 13” (2007) ou “Confissões de Uma Namorada de Serviço” (2009).

REINO ANIMAL M12|CRIME, DRAMA|AUSTRÁLIA|113m

Realizador: David Michôd Argumento: David Michôd Intérpretes: Ben Mendelsohn, Joel Edgerton, Guy Pearce, Luke Ford, James Frecheville, Dan Wyllie, Anthony Hayes, Clayton Jacobson, Anna Lise Phillips IMDB: 7,3 /10 (32 334 votos)

“Reino Animal” é um filme australiano que participou do último Festival de Sundance e acabou por ganhar o prémio de melhor filme estrangeiro. Esta pequena pérola australiana dirigida pelo escritor e realizador estreante David Michôd, é um filme ultra-violento, baseado em fatos reais.

Baseado em factos reais, a trama passa-se no submundo de Melbourne, onde o jovem de 17 anos Joshua “J.” Cody (interpretado pelo novato James Frecheville), após a morte da mãe, é obrigado a viver sob os olhos atentos da sua avó, Janine “Smurf” Cody (Jacki Weaver) e os seus três filhos criminosos — os jovens Cody.

O filho mais velho, Andrew “Pope” Cody (Ben Mendelsohn), assaltante de profissão, está a esconder-se de uma gangue de investigadores renegados. O filho do meio, Craig (Sullivan Stapleton), é um bem-sucedido mas instável traficante de drogas, enquanto o mais jovem Cody, Darren (Luke Ford), segue ingenuamente os passos do seu irmão mais velho.

Cansado e arrependido da vida criminosa que é obrigado a levar em nome da família, J. decide procurar a polícia. Revoltada com a crise de consciência do neto, a avó e os seus três filhos sociopatas decidem eliminar a ovelha branca da família, nem que para isso seja preciso exterminar todo o contingente policial da Austrália.

Esta publicação é da autoria do blog Bestcine, para o pplware

Exit mobile version