Pplware

Tardes de Cinema

Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia do filme “Riddick – A Ascensão”, o terceiro filme da saga, onde seguimos Riddick que após este ser traído pelas suas gentes e abandonado num planeta desolado, terá de lutar contra inúmeros predadores. Destaque também para o filme “Circuito Fechado”, que promete levantar com inteligência questões sobre quem controla e o que vigiam os Estados.

Estreia ainda o filme de terror “A Evocação”, da autoria de James Wan; o filme “Como Um Trovão”, que volta a reunir o realizador Derek Cianfrance e o actor Ryan Gosling; “Insensíveis”, que marcou presença na última edição do Fantasporto; o filme de animação “Justin e a Espada da Coragem”; “Por Detrás do Candelabro”, um filme biográfico inspirado no livro “Behind the Candelabra: My Life With Liberace”; e por fim, o drama italiano “Shun Li e o Poeta”.

RIDDICK – A ASCENSÃO M12|ACÇÃO, AVENTURA, FICÇÃO CIENTÍFICA, THRILLER|EUA|119m

Realizador: David Twohy Argumento: David Twohy, Jim Wheat Intérpretes: Vin Diesel, Karl Urban, Katee Sackhoff, Jordi Mollà, Bokeem Woodbine, Dave Batista, Nolan Gerard Funk, Noah Danby, Neil Napier IMDB: 7,0 /10 (16 315 votos)

O filme “Riddick – A Ascenção” nasceu num pequeno filme de terror/suspense com elementos de ficção científica intitulado Pitch Black (“Eclipse Mortal”). A obra tornou-se objeto de culto levando a “As Crónicas de Riddick”. Neste terceiro filme seguimos Riddick, após este ser traído pelas suas gentes e abandonado num planeta desolado, onde terá de lutar contra inúmeros predadores. Para além dos predadores inerentes a esse planeta, Riddick terá ainda de lidar com caçadores de recompensas que, por toda a galáxia, se reúnem para o tentar capturar.

Traído pela sua própria raça e deixado para morrer num planeta isolado, Riddick (Diesel) luta pela sobrevivência num ambiente hostil, repleto de predadores alienígenas e caçadores de toda a galáxia.

Riddick lança-se numa violenta viagem de vingança antes de regressar a Furya a tempo de evitar a sua destruição.

A EVOCAÇÃO M12|TERROR, THRILLER|EUA|112m

Realizador: James Wan Argumento: Chad Hayes, Carey Hayes Intérpretes: Patrick Wilson, Vera Farmiga, Ron Livingston, Mackenzie Foy, Lili Taylor, Joey King, Hayley McFarland, Shanley Caswell, Shannon Kook-Chun IMDB: 7,7 /10 (73 106 votos)

“A Evocação” é um filme de terror da autoria de James Wan, o realizador de “Saw” e “Insidious” e que conta com Vera Farmiga, Patrick Wilson, Mackenzie Foy, Ron Livingston e Lili Taylor no elenco. O filme narra a terrível história de Ed e Lorraine Warren (Patrick Wilson e Vera Farmiga), dois investigadores paranormais de renome mundial, que foram chamados para ajudar uma família aterrorizada por uma presença maligna numa fazenda isolada.

Antes de Amityville, houve Harrisville. Baseado numa história real, “The Conjuring” conta a terrível história de como os investigadores do paranormal Ed e Lorraine Warren foram chamados para ajudar uma família assombrada por uma estranha presença escondida algures numa quinta isolada.

Forçados a enfrentar uma poderosa entidade demoníaca, os Warrens dão por si no mais importante caso das suas vidas.

Baseado nos ficheiros do casal de demonologistas Ed e Lorraine Warren.

CIRCUITO FECHADO M12|CRIME, DRAMA, MISTÉRIO|REINO UNIDO|96m

Realizador: John Crowley Argumento: Steven Knight Intérpretes: Eric Bana, Rebecca Hall, Ciarán Hinds, Jim Broadbent, Kate Lock, Katherine Press, Patrick Warner, Ricky Nixon, Stephen North IMDB: 5,9 /10 (740 votos)

No meio do escândalo provocado pelas revelações de Edward Snowden sobre a espionagem dos Estados Unidos, o filme “Circuito Fechado” promete levantar com inteligência questões sobre quem controla e o que vigiam os Estados. O enredo centra-se em Martin (Bana) e Claudia (Hall), dois advogados e ex-namorados, que vêm as suas vidas em perigo quando assumem um caso que implica defenderem um indivíduo que é acusado de ser um terrorista internacional.

Numa manhã, um movimentado mercado de Londres é dizimado por uma explosão. Na caça ao homem que se segue, apenas um membro da célula terrorista suspeita sobrevive: Farroukh Erdogan, que é preso.

Começam as preparações para o que promete ser o julgamento do século. Mas há um problema: o governo vai utilizar provas confidenciais para julgar Erdogan, provas tão secretas que nem ele, ou os seus advogados, estão autorizados a ver.

Surge assim a necessidade do Procurador-Geral nomear uma advogada de defesa adicional, Claudia Simmons-Howe, com autorização do governo para aceder às provas confidenciais e assim poder argumentar em tribunal, em sessão à porta fechada.

Para Claudia as regras são claras: assim que as provas forem partilhadas ela não poderá comunicar nem com o arguido nem com qualquer elemento da defesa. Contudo, na véspera do caso ir a tribunal, o advogado de Erdogan subitamente morre e entra em cena um novo advogado de defesa, Martin Rose. Martin é tenaz, impulsivo, brilhante e ex-namorado de Claudia.

Os dois advogados decidem manter em segredo o antigo caso amoroso. No entanto, assim que Martin começa a juntar as peças do caso, os contornos de uma sinistra conspiração emergem e ambos voltam a estar perigosamente perto.

COMO UM TROVÃO M12|CRIME, DRAMA|EUA|140m

Realizador: Derek Cianfrance Argumento: Derek Cianfrance, Ben Coccio, Darius Marder Intérpretes: Ryan Gosling, Bradley Cooper, Rose Byrne, Eva Mendes, Ray Liotta, Dane DeHaan, Bruce Greenwood, Ben Mendelsohn IMDB: 7,4 /10 (80 119 votos)

“Como Um Trovão” volta a reunir o realizador Derek Cianfrance e o actor Ryan Gosling, depois de “Blue Valentine” (2010). O filme, que conta ainda com Bradley Cooper (“Silver Linings Playbook”), Rose Byrne (“Bridesmaids”), Dane DeHaan (“Chronicle”), Eva Mendes (“Last Night”) e Ray Liotta (“Killing Them Softly”), segue a história de um motoqueiro que para sustentar a sua família envolveu-se no crime, entrando assim em rota de colisão com um polícia envolvido na política.

Luke ganha a vida a realizar performances de motas em feiras populares que viajam de cidade em cidade. Ao passar por Schenectady em New York, Luke tenta reaproximar-se da ex-namorada Romina e descobre que na sua ausência de quase um ano, ela teve um filho seu, Jason.

Luke resolve desistir da sua vida na estrada para sustentar a família, conseguindo um emprego como mecânico de automóveis. Ao perceber o talento e ambição de Luke, o seu novo chefe, Robin, propõe-lhe sociedade numa série de espetaculares assaltos a bancos – o que vai colocar Luke na mira do novato e ambicioso policia Avery Cross.

Avery, que trabalha num departamento local da polícia, controlado pelo corrupto e perigoso detetive Deluca, está a tentar encontrar um equilíbrio entre a sua vida profissional e a vida familiar, que inclui a sua mulher Jennifer e o filho AJ.

O confronto entre Avery e Luke vai trazer consequências para o futuro e são os filhos de ambos, Jason e AJ, que terão de enfrentar este fatídico legado.

INSENSÍVEIS M12|FANTÁSTICO, MISTÉRIO, TERROR|ESPANHA|100m

Realizador: Juan Carlos Medina Argumento: Luiso Berdejo, Juan Carlos Medina Intérpretes: Derek de Lint, Irene Montalà, Félix Gómez, Richard Felix, Tómas Lemarquis IMDB: 5,9 /10 (1 140 votos)

O filme “Insensíveis”, que marcou presença na última edição do Fantasporto, traz-nos uma história de ficção que se aventura por meandros obscuros que muitos gostariam de apagar da memória, e da história, de Espanha: no presente, um médico que devido a um acidente descobre que tem cancro e precisa de um transplante de medula óssea; na distante década de 30, um estranho grupo de crianças de uma aldeia com a assustadora capacidade de não sentirem dor – e que prontamente são confinados para “sua protecção”.

O filme, que foi selecionado para ser exibido no TIFF deste ano, tece duas histórias: uma que está definida na década de 30 e tem centro num asilo escondido espanhol que administra tratamentos brutais para as crianças que, misteriosamente, não sentem dor.

E o outro, que segue um neurocirurgião moderno que, depois de ele saber que tem cancro, vai em busca desesperada por um doador de medula óssea apenas para descobrir um segredo de família.

JUSTIN E A ESPADA DA CORAGEM M12|ANIMAÇÃO|ESPANHA|90m

Realizador: Manuel Sicilia Argumento: Matthew Jacobs, Manuel Sicilia Intérpretes: Saoirse Ronan, Freddie Highmore, Antonio Banderas, Mark Strong, Charles Dance, Julie Walters, Alfred Molina, Rupert Everett IMDB: 6,6 /10 (85 votos)

O filme de animação “Justin e a Espada da Coragem” é ambientado num mundo mágico medieval onde as crianças ainda sonham. Uma história sobre a determinação de um menino para alcançar seu sonho – tornar-se num verdadeiro cavaleiro. É um conto sobre a amizade, a honra e a coragem.

Justin (Freddie Highmore) vive num reino onde os burocratas dominam e os cavaleiros foram proscritos. O seu sonho é tornar-se um Cavaleiro de Valor, como o seu avô, mas o seu pai, Reginald (Alfred Molina), o Chefe dos Conselheiros da Rainha (Olívia Williams), quer que o filho siga as suas pisadas e venha a ser advogado.

Depois de uma inspiradora visita à sua querida Avó (Julie Walters) e de dizer adeus à sua suposta amada Lara (Tamsin Egerton), Justin deixa a casa e embarca numa viagem para se tornar Cavaleiro.

Pelo caminho conhece a bela e vivaz Talia (Saoirse Ronan), um estranho feiticeiro chamado Melquiades (David Walliams), o belo Sir Clorex (Antonio Banderas) e três monges que se tornam seus mentores, Blucher (James Cosmo), Legantir (Charles Dance) e Braulio (Barry Humphries), que o vão ensinar e testar nas velhas tradições dos Cavaleiros de Honra.

Apesar de improvável candidato a Cavaleiro, Justin tem de estar pronto rapidamente para o desafio, quando o antigo e banido Cavaleiro Sir Heraclio (Mark Strong) e o seu exército, liderado por Sota (Rupert Everett) regressam e ameaçam destruir o reino.

POR DETRÁS DO CANDELABRO M12|BIOGRAFIA, DRAMA, ROMANCE|EUA|118m

Realizador: Steven Soderbergh Argumento: Richard LaGravenese, Scott Thorson Intérpretes: Michael Douglas, Matt Damon, Rob Lowe, Dan Aykroyd, Scott Bakula, Debbie Reynolds, Cheyenne Jackson, Paul Reiser, Boyd Holbrook, Nicky Katt, Eddie Jemison, Mike O’Malley, Josh Meyers, David Koechner IMDB: 7,0 /10 (10 949 votos)

“Por Detrás do Candelabro” é um filme biográfico inspirado no livro “Behind the Candelabra: My Life With Liberace”, escrito por Scott Thorson, que aborda o relacionamento entre Liberace (Michael Douglas) e Thorson (Matt Damon), quando se especulou que o pianista tinha uma relação homossexual. Em 1982, Thorson processou Liberace revelando o relacionamento secreto que mantiveram durante seis anos e que começou quando ele tinha apenas 17 anos. A relação acabou devido à promiscuidade e ao vício da droga.

Sinónimo de espetáculo, extravagância e candelabros, Liberace foi um artista de renome mundial, com um talento que o tornou querido do público e lhe permitiu conquistar uma base leal de fãs ao longo de uma carreira de 40 anos.

Liberace viveu luxuosamente e teve uma vida de excessos, dentro e fora do palco. No verão de 1977 conhece o jovem e belo Scott Thorson e apesar da diferença de idades e de pertencerem a mundos opostos, os dois envolvem-se numa secreta relação amorosa durante cinco anos.

SHUN LI E O POETA M12|DRAMA|ITÁLIA|92m

Realizador: Andrea Segre Argumento: Andrea Segre Intérpretes: Marco Paolini, Roberto Citran, Giuseppe Battiston, Rade Šerbedžija, Tao Zha IMDB: 5,9 /10 (1 140 votos)

O filme “Shun Li e o Poeta” conta a história de Shun Li, uma mulher que trabalha num laboratório têxtil na periferia de Roma para obter os documentos necessários à chegada do filho a Itália. Quando é transferida para perto de Veneza, para trabalhar como empregada de balcão numa taberna, conhece Bepi, um pescador de origem eslava, chamado ‘o Poeta’…

Shun Li trabalha num laboratório têxtil na periferia de Roma para obter os documentos necessários à chegada do filho em Itália. De repente, é transferida para perto de Veneza, para trabalhar como empregada de balcão numa taberna que Bepi, pescador de origem eslava, chamado ‘o Poeta’, costuma frequentar.

O encontro entre eles é uma fuga poética da solidão, um diálogo silencioso entre culturas diferentes que já não são distantes.

Esta amizade, porém, incomoda quer a comunidade chinesa quer a local, que se opõem a esta relação da qual talvez ainda tenham demasiado medo.

Esta publicação é da autoria do blog Bestcine, para o pplware

Exit mobile version