Pplware

Tardes de Cinema

Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia do filme “Elysium”, protagonizado por Matt Damon, Jodie Foster, Sharlto Copley, entre outros, e que se passa em 2159, onde as diferenças económicas entre os seres humanos traduzem-se numa total diferenciação entre classes. Destaque ainda para a estreia de “Aviões”, um filme de animação baseado no universo dos filmes “Carros”, da Pixar; e também “Percy Jackson e o Mar dos Monstros”, baseado no fenómeno literário do autor Rick Riordan e que continua a saga épica de um semideus para cumprir o seu destino.

Estreia ainda as comédias francesas “A Rapariga de 14 de Julho” e “Bowling – Amigas em Jogo”; o filme de animação “Os Prodígios”, realizado por Antoine Charreyron; e por fim, o documentário biográfico “Viramundo”, que acompanha Gilberto Gil em várias viagens através do mundo.

ELYSIUM M12|ACÇÃO, DRAMA, FICÇÃO CIENTÍFICA|EUA|109m

Realizador: Neill Blomkamp Argumento: Neill Blomkamp Intérpretes: Matt Damon, Jodie Foster, William Fichtner, Alice Braga, Diego Luna, Wagner Moura, Sharlto Copley, Brandon Auret, Josh Blacker, Emma Tremblay, Faran Tahir IMDB: 7,2 /10 (15 924 votos)

Protagonizado por atores como Matt Damon, Jodie Foster, Sharlto Copley, William Fichtner, Wagner Moura, Alice Braga e Diego Luna, o filme “Elysium” – tal como “Distrito 9” – tem contornos políticos e desenrola-se em 2159. Nesta era existem duas classes de pessoas: os abastados que vivem numa estação espacial chamada Elysium; todos os restantes, que vivem num Planeta Terra arruinado e sobrelotado.

Em 2159, as diferenças económicas entre os seres humanos traduzem-se numa total diferenciação entre classes. Os ricos vivem numa estação espacial chamada Elysium, que lhes dá acesso a todas as formas de prazer; os restantes vivem miseravelmente num planeta Terra sobrepovoado e à beira do colapso.

O objectivo máximo de Delacourt (Jodie Foster), governante de Elysium, é assegurar que nada se altere. Porém, à medida que a situação na Terra se agudiza, os terráqueos mostram-se cada vez mais desesperados por encontrar formas de sair do planeta.

Deste modo, não tardará que alguns rebeldes se associem e se insurjam contra a injustiça instituída. Ferido e com poucas esperanças de sobrevivência, Max de Costa (Matt Damon) aceita uma missão arriscada que se tornará não apenas a última esperança de salvar a própria vida, como também a de milhões de outros seres humanos.

AVIÕES M12|ANIMAÇÃO, AVENTURA, COMÉDIA|EUA|164m

Realizador: Klay Hall Argumento: Jeffrey M. Howard, John Lasseter Intérpretes: Val Kilmer, Teri Hatcher, Julia Louis-Dreyfus, Dane Cook, John Cleese, Anthony Edwards IMDB: 5,0 /10 (1 272 votos)

“Aviões” é um filme de animação baseado no universo dos filmes “Carros”, da Pixar. Assim como na continuação de “Carros”, a animação terá personagens de diferentes nacionalidades. Na história, Dusty é um avião de uma cidade pequena que sonha em participar da mais épica corrida aérea, apesar de seu medo de altura. Com a ajuda e o apoio de sua frota, Dusty enfrenta os seus medos para encarar o desafio de sua vida…

Dusty Crophopper (voz de Dane Cook) é um simpático avião fumigador que se tem dedicado à agricultura. Porém, o seu maior sonho é participar em corridas de aviões, competindo com os mais velozes e habilidosos pilotos do mundo.

Mas, além de não ter sido construído para tais proezas, ele tem um problema que sempre lhe condicionou os movimentos: um absoluto e paralisante pavor das alturas. Comovido com as dificuldades de Dusty, Chug (Brad Garrett), o seu melhor amigo, vai fazer de tudo para o ajudar.

Para isso, convence Skipper (Stacy Keach), um velho avião de feitio difícil mas coração de ouro, a treiná-lo para o Grande Festival Aéreo. E é assim que Dusty, que toda a vida cedeu aos seus medos mais profundos, se vai tornar num exemplo de bravura e determinação que servirá de inspiração a todos à sua volta.

A RAPARIGA DE 14 DE JULHO M12|COMÉDIA|FRANÇA|88m

Realizador: Antonin Peretjatko Argumento: Luc Catania, Patrick Chaize Intérpretes: Vimala Pons, Grégoire Tachnakian, Vincent Macaigne, Marie-Lorna Vaconsin, Serge Trinquecoste, Thomas Schmitt, Estebank, Philippe Gouin, Lucie Borleteau, Pierre Merejkowsky, Claude Sanchez, Yoann Rey, Albert Delpy, Bruno Podalydès IMDB: 6,7 /10 (77 votos)

O filme “A Rapariga de 14 de Julho” é uma comédia que nos conta a história de Hector, que conhece Truquette no Dia da Bastilha e decide seduzi-la. O plano é levá-la até à praia tão rapidamente quanto possível. O seu amigo Pator concorda incondicionalmente, especialmente se ela trouxer a sua amiga Charlotte… No entanto, os planos saem furados quando o governo decide encurtar um mês ao período de férias nacional, devido à crise…

Desde que Hector encontrou Truquette no Louvre no dia 14 de julho que apenas tem um pensamento: seduzir esta rapariga por quem está apaixonado. O melhor método é levá-la até à beira-mar.

O seu amigo Pator concorda incondicionalmente, especialmente se ela trouxer a sua amiga Charlotte… Acompanhados pelo inevitável Bertier, partem pelas estradas secundárias de França, onde os bancos não têm dinheiro.

É normal, é tempo de crise. A França tem de voltar ao trabalho e, por isso, mesmo a meio do verão, o governo decide encurtar um mês ao período de férias nacional.

Depois do abalo inicial e alguns maços de dinheiro mais tarde, o grupo separa-se como se a França tivesse sido cortada ao meio, entre invejosos “julhianos” e “agostianos”.

Mas remar contra o ritmo de trabalho não assusta o trio que restou, verdadeiramente determinado em encontrar a Rapariga de 14 de julho e aproveitar um verão em grande.

BOWLING – AMIGAS EM JOGO M12|COMÉDIA|FRANÇA|90m

Realizador: Marie-Castille Mention-Schaar Argumento: Marie-Castille Mention-Schaar, Jean-Marie Duprez Intérpretes: Catherine Frot, Mathilde Seigner, Firmine Richard, Laurence Arné, François Bureloup, Mathias Mlekuz, Geneviève Mnich, Frédéric Noaille, Julien Crampon IMDB: 4,8 /10 (165 votos)

A comédia “Bowling – Amigas em Jogo” passa-se em Carhaix, em pleno coração da Bretanha. Um pequeno hospital, uma maternidade agradável, mas com poucos partos. Mathilde, parteira; Firmine, enfermeira pediátrica; e Louise, proprietária do salão de bowling local, são amigas e vivem felizes. É então que surge Catherine, a nova diretora de recursos humanos, enviada para reestruturar o hospital e, sobretudo, encerrar de vez a maternidade que dá prejuízo.

A história passa-se em Carhaix, em plena Bretanha. Um pequeno hospital, uma tranquila maternidade, sem muitos partos.

Mathilda, parteira do hospital, Firmine a enfermeira do berçário, e Louise a proprietária do Bowling de Carhaix são amigas e vivem uma vida pacata e feliz.

Mas quando a parisiense Catherine é enviada para reestruturar o hospital e especialmente fechar a maternidade que é pouco rentável, o grupo de amigas, com idade, personalidade e origens muito diferentes, vão formar um grupo forte de solidariedade na defensa da maternidade.

A Vida, o amor, a amizade, a Bretanha e … o bowling!

OS PRODÍGIOS M12|ANIMAÇÃO, FICÇÃO CIENTÍFICA|REINO UNIDO|87m

Realizador: Antoine Charreyron Argumento: Matthieu Delaporte, Bernard Lenteric Intérpretes: Jeffrey Evan Thomas, Jacob Rosenbaum, Dominic Gould, Moon Dailly Monira, Isabelle Van Waes, Dante Bacote, Sophie Chen, Nilton Martins, Lauren Ashley Carter IMDB: 5,6 /10 (922 votos)

“Os Prodígios” é um filme de animação realizado por Antoine Charreyron, com o argumento de Alexandre de La Patellière e Matthieu Delaporte. Conta no elenco com as vozes de Jeffrey Evan Thomas, Lauren Ashley Carter, Moon Dailly e Alex Martin. O filme relata a história de cinco jovens adolescentes que são violentamente assaltados. Mas eles não são adolescentes normais… são prodígios. O trauma do assalto faz com que se tentem vingar do mundo de uma forma fria e metódica.

Nova Iorque, Central Parque, 2010. Cinco adolescentes são violentamente assaltados. Mas não são adolescentes comuns… são prodígios.

O trauma do assalto incita-os a virarem-se contra o mundo, de uma forma fria e calculista. As cinco mentes brilhantes juntam-se para planear a vingança perfeita. A única pessoa que sabe da desgraça que se espera é Jimbo Farrar, um sexto prodígio.

Enquanto ele optar por lutar contra os seus cinco iguais com todas as suas forças, há esperança para o mundo. Mas se ele se passar para o lado deles, é só uma questão de tempo até se dar um desastre de proporções apocalípticas…

PERCY JACKSON E O MAR DOS MONSTROS M12|AVENTURA, FAMILIAR, FANTÁSTICO|EUA|106m

Realizador: Thor Freudenthal Argumento: Michael Barnathan, Chris Columbus, Karen Rosenfelt Intérpretes: Logan Lerman, Alexandra Daddario, Brandon T. Jackson, Douglas Smith, Nathan Fillion, Jake Abel, Missi Pyle, Robert Maillet, Mary Birdsong, Yvette Nicole Brown, Zoe Aggeliki, Anthony Head, Stanley Tucci, Leven Rambin, Sean Bean IMDB: 6,6 /10 (4 774 votos)

Baseado no fenómeno literário do autor Rick Riordan, o filme “Percy Jackson e o Mar dos Monstros” continua a saga épica de um semideus para cumprir o seu destino. Para salvar o mundo, Percy e os seus amigos têm de encontrar o fantástico e mágico Velo de Ouro. Embarcando numa traiçoeira odisseia pelas desconhecidas águas do Mar dos Monstros, conhecido pelos humanos como o Triângulo das Bermudas, irão enfrentar criaturas aterradoras, um exército de zombies e o derradeiro Diabo.

O ano de Percy Jackson foi surpreendentemente calmo. Nenhum monstro se atreveu a colocar os pés no campus da sua escola em Nova Iorque.

Mas quando um inocente jogo do mata entre Percy e seus colegas se transforma numa disputa mortal contra um grupo de gigantes canibais, as coisas ficam… digamos, complicadas.

E a inesperada chegada da sua amiga Annabeth traz mais más noticias: as fronteiras mágicas que protegem a Colónia dos Mestiços foram envenenadas por um inimigo misterioso e, a menos que encontrem uma cura, o único porto seguro dos semideuses tem os seus dias contados.

Nesta emocionante e divertida continuação da série iniciada com Os Ladrões do Olimpo, Percy e seus amigos precisam se aventurar no mar dos Monstros para salvar a Colónia dos Mestiços. Antes, porém, o nosso herói descobrirá um chocante mistério sobre sua família – algo que o fará questionar se ser filho de Posídon é uma honra ou simplesmente uma piada de mau gosto.

VIRAMUNDO M12|DOCUMENTÁRIO|FRANÇA|95m

Realizador: Pierre-Yves Borgeaud Argumento: Pierre-Yves Borgeaud Intérpretes: Peter Garrett, Gilberto Gil, Paul Hanmer IMDB: 6,9 /10 (9 votos)

O filme “Viramundo” acompanha Gilberto Gil em várias viagens através do mundo (do Brasil à Austrália, passando pela África do Sul), em que o artista continua o trabalho que iniciou no Ministério da Cultura, quando se tornou no primeiro ministro negro do Brasil, promovendo o poder da diversidade cultural num mundo globalizado, e partilhando a sua visão do nosso futuro comum: um planeta diverso e interligado carregado de esperança, partilha… e, claro, música!

Músico e filantropo de reconhecimento internacional, Gilberto Gil segue uma longa viagem pelo hemisfério sul.

Do Brasil à Austrália, passando por África do Sul, ele dá seguimento ao trabalho que iniciou no Ministério da Cultura – quando, em 2003, se tornou no primeiro ministro negro do Brasil – promovendo o poder da diversidade cultural num mundo globalizado e cheio de injustiça.

Segundo Pierre-Yves Borgeaud, realizador de “Viramundo”, este é “o retrato de um Gilberto Gil arreigado no presente e, ao mesmo tempo, questionando a universalidade de algumas das suas visões e pontos de vista.

Como importante cantor e compositor, assim como antigo ministro da Cultura do Brasil, Gilberto Gil tem vindo a promover a ambição de um mundo mais equilibrado, onde brancos e negros possam ter as mesmas possibilidades e onde as novas tecnologias e formas de comunicação possam moldar territórios abertos a toda a gente – especialmente para aqueles que vivem nas periferias do ‘mundo moderno’.

Esta publicação é da autoria do blog Bestcine, para o pplware

Exit mobile version